A lenda da Nintendo, Reggie Fils-Aimé, reacendeu o debate sobre o preço do Nintendo Switch 2 e seus jogos — especialmente o polêmico Welcome Tour, que será vendido por US$ 10 em formato digital. Sem mencionar diretamente o novo console, Reggie postou em sua conta no X (Twitter) uma série de trechos de entrevistas onde relembra como foi sua ideia incluir Wii Sports gratuitamente no pacote do Wii, contrariando até mesmo Shigeru Miyamoto.
“É um eufemismo dizer que o Sr. Miyamoto foi contra”, diz Reggie em um dos vídeos, ressaltando que a decisão de oferecer um jogo junto ao console fez toda a diferença:
“Nas Américas e na Europa, onde Wii Sports foi incluído, o Wii se tornou um fenômeno. No Japão, onde não foi, o impacto foi menor.”
O ex-executivo também comentou sobre sua ideia de incluir Wii Play com o Wii Remote, decisão que, segundo ele, também irritou Miyamoto — mas que resultou em um dos jogos mais vendidos da geração.
A crítica de Reggie vem no embalo de um momento delicado para a Nintendo. A empresa já enfrenta reclamações pelo valor do Switch 2 e de seus jogos — especialmente Mario Kart World, que será vendido por US$ 80 / £75, um valor recorde para a marca. Além disso, os pedidos antecipados do console foram suspensos nos EUA e Canadá por conta de tarifas que podem elevar ainda mais o preço final.
Já o Welcome Tour, descrito como “uma mistura de manual interativo, blog de desenvolvedor e tech demos” pela imprensa, traz pequenas atividades que demonstram os recursos do console, como o HDR, feedback tátil e reconhecimento de movimento do Joy-Con 2 — o tipo de conteúdo que, para muitos jogadores, deveria ser oferecido gratuitamente com o hardware, como forma de introdução à nova plataforma.
1 Comentário