Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International – Uma SaGa épica te espera

O mundo de SaGa retorna mais uma vez, agora em uma edição internacional, com o game Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International, não exatamente especial, mas importante, adicionando idiomas como alemão, francês, italiano e espanhol, algo inédito na história da franquia.

Quanto ao conteúdo, é o mesmo da versão remasterizada de 2022, que trouxe melhorias de qualidade de vida, opções de acessibilidade e novos conteúdos. A edição que chega agora, no dia 09 deste mês, também contará com versão em mídia física, que em alguns casos pode vir acompanhada de itens extras.

O jogo está com um preço bem acessível na eShop, o que é ótimo. Por outro lado, é um pouco triste ver que os principais países da Europa receberam localização completa enquanto o português ficou de fora. Nossa língua também merece vivenciar a emoção que o jogo proporciona.

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera

Na história do jogo, os deuses criaram o homem. O criador primordial Marda trouxe a vida à terra de Mardias. Em eras passadas, uma batalha poderosa abalou a região, quando Elore, o rei dos deuses, enfrentou três divindades maliciosas: Death, Saruin e Schirach. Após um confronto longo e exaustivo, Death e Schirach foram selados e tornados impotentes, enquanto a terceira divindade, Saruin, também foi contida pelo poder das pedras do destino.

Agora, mil anos se passaram desde aquela batalha titânica. Os deuses malignos ressurgem mais uma vez, e oito heróis partem em suas próprias jornadas, como se guiados pelo destino. As histórias que esses aventureiros vão tecer ao longo da vasta Mardias dependem inteiramente de você.

A experiência deste redator com a série SaGa é pequena, mas já extremamente satisfatória — apesar de, mais uma vez, lamentar a ausência de uma localização em português. Em Minstrel Song, após a apresentação inicial da história, você é imediatamente inserido no mundo e deixado à própria sorte. Cabe a você buscar missões, escolher para onde ir… Não há “missões secundárias”, por assim dizer; a narrativa se desenvolve por meio dos diálogos com NPCs, quase como uma história mais realista. Você pega missões com moradores e descobre o que há por conta própria.

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera

No jogo, você escolhe entre oito heróis de personalidades e histórias originais distintas, cada um com sua própria motivação. E, depois de andar por horas, você percebe que precisa enfrentar as divindades do jogo. Mas o caminho até lá? É você quem escolhe, literalmente. Uma construção de game que pode ser considerada absurda para a época em que o original foi lançado — daí o motivo de seu sucesso. Poucos jogos fazem esse tipo de narrativa tão bem quanto a série SaGa, até onde se observa. É o tipo de abordagem que só se tornaria comum em jogos mais modernos, principalmente a partir de 2010.

Nos jogos SaGa em geral — e especialmente em Minstrel Song — a satisfação de construir um grupo forte a partir dos personagens que você mesmo seleciona é estonteante. Há uma flexibilidade significativa na forma como você encara o jogo. Quando começa a entender como todos os sistemas funcionam em conjunto, você consegue dobrar tudo a seu favor, montando um time capaz de enfrentar qualquer coisa que o jogo apresente. É emocionante quando você finalmente descobre como derrotar um chefe difícil que antes parecia impossível.

Em Romancing SaGa, não existe realmente uma progressão linear para a qualidade dos equipamentos a que você tem acesso, nem para os personagens disponíveis para se juntar ao seu grupo. Tudo depende de para onde você vai, com quem conversa, os eventos que encontra — e assim você pode acabar descobrindo equipamentos de alto nível e aliados poderosos logo no início da aventura.

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera

O jogo foi lançado em 2005 como um remake do original Romancing SaGa, de Super Famicom. Um remaster chegou em 2022 e, agora, o título desembarca no Switch com idiomas atualizados — provavelmente para atrair mais público e proporcionar uma experiência melhor. E realmente proporciona: quem não lembra de The Legend of Zelda: Breath of the Wild em português recentemente? Ver sua própria língua em um produto e história desse porte eleva bastante a experiência.

Em termos de acessibilidade, a interface foi reformulada em praticamente todos os momentos, facilitando a visualização de informações-chave e variados detalhes. Agora há um marcador para seu Rank de Evento atual. A transferência do Novo Game Plus foi amplamente expandida, tornando jogatinas repetidas menos pesadas e demandando menos tempo. Algumas missões notoriamente ocultas foram facilitadas para serem ativadas. Além disso, há um armazenamento muito maior, acessível a partir de qualquer menu.

Algo que passou despercebido por muitos foi a missão envolvendo novos personagens. Descobri que foram adicionados mais quatro personagens que podem se juntar ao seu time: basta realizar as missões que os apresentam, e logo você consegue acessá-los. O jogo também traz a personagem Aldora, que pode se juntar a você após muita batalha e dedicação.

No Novo Game Plus, foi adicionada uma série de 13 novos chefes opcionais — extremamente difíceis e que merecem respeito — para quem quiser um desafio adicional.

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera

Mas isso significa que grande parte do novo conteúdo adicionado a Minstrel Song Remastered só será vista pelos jogadores mais dedicados, que fazem jogadas altamente personalizadas para acessar esse material. Infelizmente, esses novos eventos acabam ficando restritos àqueles que realmente desejam se aprofundar e dedicar tempo ao jogo. Jogadores mais casuais talvez nunca enfrentem esses chefes adicionais ou mesmo participem das novas missões envolvendo Aldora. Parece uma oportunidade perdida — seria interessante encontrar alguns desses conteúdos já disponíveis no mundo desde o início, em vez de, por exemplo, levar um hit-kill de um triceratops logo no começo sem saber o que fazer. Eu mesmo demorei bastante para me adaptar, e ainda tive que fazer tudo em inglês.

Por fim, o único aspecto verdadeiramente negativo é deixarem a língua portuguesa de fora. Até o visual retrô, apesar de datado, é peculiar e nostálgico — típico de um remaster de uma era mais antiga. Ainda assim, é possível que Romancing SaGa não seja para todo mundo: ele apresenta uma forma bem diferente de abordar os JRPGs, e jogadores casuais podem se frustrar. Mas, com esta Versão Internacional, talvez tudo mude conforme você explora o mundo por conta própria.

Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa épica te espera
Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International - Uma SaGa te espera.
Veredito
Minstrel Song, traz a lembrança viva do que consagrou Romancing SaGa no inicio da serie, trazendo uma forma nova de se explorar um JRPG. O jogo apresenta com esta versão internacional um novo leque de entradas ao novo mundo SaGa, onde você consegue se identificar cada vez mais com sua jornada ao vê em sua língua materna. O jogo não traz atualizações gráficas, mas não precisa porque ainda continua um bom JRPG de época.
Design
75
Trilha Sonora
80
Diversão
85
Gameplay
80
Custo x Beneficio
90
Prós
Ótimo ponto para entrar no mundo SaGa
Preço acessível
Contras
Faltou traduzir para português
Alguns conteúdos podem ser inacessível para jogadores casuais
82
Nota Final

Minstrel Song brings back vivid memories of what made Romancing SaGa so successful at the beginning of the series, offering a fresh way to explore a JRPG. This international version presents a new range of entry points into the SaGa world, allowing you to connect more deeply with your journey by experiencing it in your native language. The game doesn’t feature graphical updates, but it doesn’t need them because it remains a good JRPG from its era.

[Nota do Editor: Romancing SaGa: Minstrel Song Remaster International foi analisado no Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Red Art Games para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Olá me chamo Emanuel ou só "Nuel", sou Game Designer e nasci na cidade mais quente do Brasil, tento de tudo para ficar longe e relaxar em jogo competitivo, mas meus favoritos sempre são os jogos de farming e JRPGs.