Sakurai revela detalhes de Kirby Air Riders e anuncia data de lançamento; game será lançado em PT-BR

Sakurai revela detalhes de Kirby Air Riders e anuncia data de lançamento; game será lançado em PT-BR

Em uma apresentação especial com formato diferenciado, Masahiro Sakurai subiu ao palco para revelar seu mais novo projeto: Kirby Air Riders, título exclusivo para o Nintendo Switch 2. O jogo chega em 20 de novembro de 2025 e promete expandir as ideias de Kirby Air Ride, lançado originalmente no GameCube em 2003. E uma novidade maravilhosa para os nintendistas brasileiros: o game chegará em PT-BR!

Durante a transmissão, Sakurai destacou as principais diferenças em relação a jogos de corrida tradicionais, como Mario Kart. Em Kirby Air Riders, não há botão de aceleração — as máquinas avançam automaticamente, cabendo ao jogador apenas controlar a direção e usar recursos estratégicos.

Um dos destaques foi a inevitável comparação com Mario Kart. Sakurai fez questão de pontuar que, apesar das semelhanças iniciais, a proposta de Kirby Air Riders é bastante distinta.

Entre as diferenças está a ausência do tradicional botão de aceleração: o jogador controla Kirby apenas movimentando-o para os lados. Já o booster charger tem uma função dupla — serve tanto como turbo quanto como freio. Isso acontece porque, ao mantê-lo pressionado para acumular energia, a velocidade do personagem diminui antes de disparar o impulso.

Essa dinâmica promete oferecer uma jogabilidade única, ao mesmo tempo acessível e estratégica, reforçando a identidade própria do novo título dentro do gênero de corridas.

Confira abaixo os principais pontos destacados do game:

Principais mecânicas de jogo

  • Controle simples e estratégico: os veículos se movem sozinhos; o jogador apenas direciona para os lados.
  • Boost Charge: o botão de boost funciona também como freio. Segure para acumular energia (reduzindo a velocidade) e solte para disparar um impulso veloz. Esse recurso também permite realizar drifts.
  • Especiais: cada personagem possui um golpe especial ativado pelo botão Y. Kirby, em particular, conta com quatro habilidades diferentes, dependendo da cor escolhida.
  • Riders variados: além do herói rosado, estarão presentes rostos conhecidos como Meta Knight, King Dedede, Bandana Waddle Dee, Cappy, Chef Kawasaki, Starman e outros ainda não revelados. Cada um influencia atributos como peso, durabilidade e poder de ataque.
  • Máquinas diversas: os Air Ride machines têm características próprias, podendo planar, deslizar em trilhos e até suportar diferentes quantidades de dano.
  • Copy Abilities: todos os pilotos podem copiar habilidades de inimigos temporariamente, adicionando novas formas de ataque ou ganho de velocidade.

Modos de jogo confirmados

  • City Trial (o “evento principal”): ambientado na ilha flutuante Skyah, permite explorar livremente, coletar power-ups, atacar rivais e trocar de máquinas antes de seguir para a segunda fase: os Stadiums, que oferecem desafios variados dependendo da performance obtida. Eventos dinâmicos e chefes clássicos como Kracko e Dyna Blade também aparecem.
  • Air Ride Mode: corridas para até seis jogadores, com foco em coletar estrelas ao atacar rivais para aumentar a velocidade.
  • Lessons: modo de prática para aprender mecânicas básicas e avançadas.

Além disso, Kirby Air Riders terá multiplayer local para até 8 jogadores e online para até 16 jogadores, com suporte a chat de voz e vídeo via GameChat.

Um novo sopro de diversão

Com uma proposta que mistura acessibilidade e profundidade estratégica, Kirby Air Riders chega como um sucessor espiritual de Kirby Air Ride e promete entregar partidas caóticas, rápidas e cheias de personalidade — do jeitinho que os fãs de Sakurai esperam.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?