A aguardada atualização 10.0.0 de Splatoon 3 chega amanhã, e promete ser um divisor de águas, especialmente para quem já está jogando no Nintendo Switch 2. Com foco em melhorias de desempenho, otimizações gráficas e uma série de correções de bugs, o update não apenas refina a experiência visual e técnica do jogo, mas também ajusta o equilíbrio do modo multiplayer e adiciona novos conteúdos, como estágios e armas inéditas das coleções Barazushi e Emberz.
Entre os destaques, está a suavização de animações em diversos cenários, o aprimoramento das capturas de tela no Modo Foto, e uma correção importante no Squid Roll, que afetava a jogabilidade em determinadas situações.
Além disso, a atualização implementa o novo sistema de “Poder de Arma da Série”, voltado para jogadores de rank S ou superior nas Batalhas Anárquicas (Série), e amplia o limite de frescor das armas, tudo isso já preparando o terreno para as próximas temporadas competitivas. Confira as informações completas abaixo:
Atualização – Notas completas
Otimizações gráficas e de desempenho
- Feito para que a tela exiba com mais detalhes.
- O movimento na tela ficou mais suave nas seguintes áreas:
- Splatsville
- Inkopolis
- Praça Inkopolis
- Grandes Terrenos do Festival
- Em Salmon Run, as animações dos Salmonídeos foram suavizadas mesmo quando há um grande número deles no cenário.
- Animações suavizadas para certos personagens, como águas-vivas.
- Alterada a animação exibida no canto inferior direito da tela ao alternar cenas.
- Aumentou a resolução das imagens armazenadas no Álbum do Nintendo Switch 2 ao capturar telas usando o Modo Foto ou o Botão Capturar no controle.
Ajustes no Nintendo Switch
- Certos elementos fora do cenário e não relacionados à batalha não serão exibidos nos modos Splat Zones, Tower Control, Rainmaker e Clam Blitz.
- Essa mudança visa reduzir as diferenças na velocidade de operação em comparação com o Nintendo Switch 2.
- No Modo Recon, todos os elementos continuam sendo exibidos como antes.
- Todas as alterações abaixo se aplicam ao Nintendo Switch 2 e ao Nintendo Switch.
Mudanças no Multijogador
Novo conteúdo
- Novo estágio: Urchin Underpass
- 30 novas armas como parte da Coleção Splatlands – Barazushi / Emberz
Coleção Splatlands – Barazushi
Arma | Sub-arma | Arma especial |
---|---|---|
Splash-o-matic GCK-O | Névoa Tóxica | Tempestade de tinta |
Splattershot Pro FRZ-N | Bomba de respingos | Mísseis Tenta |
Supressor de jato COB-R | Bomba Explosiva | Triplo Splashdown |
H-3 Nozzlenose VIP-R | Bomba de Sucção | Golpe de tinta triplo |
Rapid Blaster Pro WNT-R | Bomba de Sucção | Tacticooler |
Rolo de Carbono ANG-L | Bomba efervescente | Super Idiota |
Pincel de pintura BRN-Z | Parede de respingos | Trizooka |
Carregador Splat CAM-O | Aspersor | Tanque de caranguejos |
Splatterscope CAM-O | Aspersor | Tanque de caranguejos |
Tri-Slosher ASH-N | Bomba de respingos | Tela Splattercolor |
Mini Splatling RTL-R | Bico de Lula | Trizooka |
Dapple Dualies NOC-T | Bomba de respingos | Lamento Assassino 5.1 |
Tenta Brella CRE-M | Névoa Tóxica | Super Idiota |
REEF-LUX 450 MIL-K | Torpedo | Bomba Booyah |
Limpador Splatana RUS-T | Bomba de Curling | Trizooka |
Coleção Splatlands – Emberz
Arma | Sub-arma | Arma especial |
---|---|---|
Aerospray Colorz | Bomba Explosiva | Tela Splattercolor |
Glamorz Splattershot | Bomba Explosiva | Kraken Royale |
Clawz .96 Gal | Atirador de ângulo | Tacticooler |
Bico Glitterz L-3 Nozzle. | Bomba de respingos | Jato de tinta |
Gleamz Blaster | Bico de Lula | Tanque de caranguejos |
Starz Dynamo Roller | Sensor de ponto | Lamento Assassino 5.1 |
Planetz Big Swig Roller | Torpedo | Triplo Splashdown |
Cometz Octobrush | Autobomb | Kraken Royale |
Torcedor de Dread Hornz | Bomba de Curling | Tanque de caranguejos |
Torrentz Hydra Splatling | Aspersor | Grande borbulhador |
Twinklez Splat Dualies | Bomba efervescente | Grande borbulhador |
Silenciadores Hoofz Dual. | Sensor de ponto | Tela Splattercolor |
Patternz Undercover Brella | Bomba de Curling | Lamento Assassino 5.1 |
Bulbz Tri-Stringer | Atirador de ângulo | Jato de tinta |
Carimbo Stickerz Splatana | Autobomb | Bomba Booyah |
Alterações em armas
Armas principais
Arma | Alterações |
---|---|
S-BLAST ’92 / ’91 | +11% de consumo de tinta; +1/20s no tempo de ação |
Sub-armas
Sub-arma | Alterações |
---|---|
Névoa Tóxica | Consumo de tinta reduzido (60% → 55%); tempo de recarga aumentado em ~1/12s |
Armas especiais
Arma especial | Alterações |
---|---|
Golpe de tinta triplo | +50% de dano contra blindagem do Crab Tank |
Bomba Booyah | +100% de dano contra blindagem do Crab Tank |
Quebra-ondas | +20% durabilidade; -50% de dano recebido por tinta de platanas inimigas |
Tanque de caranguejos | Dano direto reduzido (60 → 50); dano combinado (explosão + tiro) reduzido (90 → 80) |
Sistema de Arma de Série – Anarchy Battle (Série)
- Implementado para jogadores de Rank S ou superior
- Medição do Poder de Arma da Série por arma equipada
- Matchmaking baseado nesse poder
- Poder é o mesmo nos 4 modos e reiniciado a cada temporada
- Histórico de melhores pontuações disponível no SplatNet 3
Mudanças em outros modos
- Em Anarchy Battle (Aberta): aumento de 2.5x nos Pontos de Classificação por batalha
- Em X Battles:
- Indicativos de chamada substituem apelidos
- Após a partida, apelidos e IDs (#) podem ser vistos nos resultados
Mudanças no SplatNet 3
- Top 9 armas com maior Poder de Arma da Série agora são exibidas
- Rankings baseados no somatório dos poderes dessas 9 armas
- Notificações do app agora aparecem na caixa do Nintendo Switch
Outras mudanças
- Valor máximo de Frescor aumentado para 10★
- Novos emblemas para armas com Frescor de 6★ a 10★
- Armas que já tinham XP acumulada terão Frescor ajustado proporcionalmente após uma batalha
- Novos emblemas com base no número de armas com Frescor ★★★★ ou superior
- Jogadores do Anarchy Battle (Série) e Splatfest Battle (Pro) não aparecem mais na lista de “Usuários com quem jogou” do sistema
Comentário dos desenvolvedores
Implementações focadas em balanceamento e variedade de gameplay:
- Novo recurso de Arma de Série visa promover o uso de múltiplas armas.
- Balanceamento de armas para proporcionar mais abertura e contra-ataques (ex.: S-BLAST e Tanque de Caranguejo).
- Ajustes de consumo de tinta e tempo de recuperação na Névoa Tóxica para prevenir uso excessivo sem consequências.
- A próxima atualização trará mais ajustes com base nas mudanças implementadas agora.
Correções de bugs
Controles do jogador
- Squid Roll possível fora de tinta (Switch 2)
- Áreas sem tinta sendo pintadas indevidamente ao cair (Switch 2)
- Linha de impacto exibida mesmo sem poder lançar
- Mira errada ao usar corte carregado com Grizzco Splatana
Multijogador
- Super Saltos imprecisos em certos estágios
- Lentidão com Reefslider em Scorch Gorge
- Hélices no Aeroporto de Marlin reagindo de forma incorreta
- Uso do Ultra Stamp para acessar áreas proibidas no Lemuria Hub
Ordem lateral
- Telas indesejadas ao pular animações
Outros
- Big Bubbler e arma do jogador não exibidos corretamente ao alterar posição em replays
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