Story of Seasons: A Wonderful Life - Um remake nostálgico que brilha de jeito bem sutil e fosco

Story of Seasons: A Wonderful Life – Um remake nostálgico que brilha de jeito bem sutil e fosco

Este já é o terceiro título de Story of Seasons lançado em um período de 5 anos para o Nintendo Switch e outras plataformas, já com uma nova entrada da franquia anunciada, e isso sem contar o spin-off com Doraemon. Entre remakes e novas jogos, isso me leva a relacionar esse modelo de desenvolvimento com uma grande franquia da Nintendo: Pokémon. E infelizmente isso não é bom para a franquia de simulação da Marvelous e XSEED Games.

Embora traga toda a nostalgia e a delicadeza da criação de mundo e histórias, Story of Seasons: A Wonderful Life sofre os maus tratos de uma produção acelerada, o que para o gênero em que se encaixa não é algo bom. Não me entendam mal, Story of Seasons ainda brilha no que se propõe, mas é um brilho fosco, que você sabe que poderia ser muito, muito mais forte se tivesse o cuidado e a lapidação que merecia.

Story of Seasons: A Wonderful Life - Um remake nostálgico que brilha de jeito bem sutil e fosco

Uma Vida Maravilhosa

A vida em Forgotten Valley é pacífica e tranquila, e você agora vive nesse pequeno povoado para cuidar da fazenda de seu avô. Plantar, colher, cuidar dos animais, pescar e criar relações com seus vizinhos é o mais importante nesse jogo. Além de claro saber das histórias dos espíritos da floresta, os festivais e os locais de escavação são aventuras a parte nesse jogo para criar memórias duradouras de uma vida simples no campo.

A nostalgia do jogo lançado para Game Cube em 2004 no ocidente e as evoluções do game são muito importantes. Diferente do original agora você tem muito mais opções de customização, que não são travadas por gênero, além de três opções de pronomes. E nada impede nenhuma de suas opções de romance pelo jogo, sendo quatro mulheres e quatro homens. E romance é uma parte fundamental de criar sua vida em Forgotten Valley. Afinal, criar uma família com filhos é um dos grandes objetivos dessa história, além de gerenciar sua fazenda, claro.

E aqui fica o grande trunfo e brilho do remake, a evolução na questão pessoal do personagem e possibilidades de casamento e vida nesse vilarejo está incrível, além de claro melhorias de mecânicas, como acesso ao inventário, plantar, cuidar dos animais, bem como a câmera livre e o sistema das estações. Tudo está melhorado e bem trabalhado.

Além de claro, a evolução da história com personagens envelhecendo, novidades no vale, novos vizinhos, o conceito e a ideia realmente trazem uma sensação de evolução na série e no jogo. Mas, para mim, infelizmente é aí onde as coisas boas terminam.

O Vale Esquecido

Acredito que mesmo com as novidades e pontos interessantíssimos apresentados em Story of Seasons: A Wonderful Life, o cerne e a simplicidade por vezes demais tornaram o jogo um pouco esquecível para mim. Em um mundo com diversas opções de jogos de simulação e fazenda, incluindo outros da mesma franquia em tão pouco espaço de tempo, fica mais difícil se apaixonar por um novo vilarejo e criar laços com novas pessoas.

Talvez se o jogo tivesse mais tempo espaçado de desenvolvimento, com mais polimento nos gráficos, ao nível de Story of Seasons: Pioneers of Olive Town, como um bom exemplo (menos de câmera, claro), uma arte melhorada no vilarejo, tornando ele maior, mais vivo, mais rico de detalhes, essa jogatina poderia ter um apelo emocional tal qual o apelo de sua própria família tem. É incrível poder criar sua relação, seu filho ali, mas se o mundo fosse mais convidativo, diverso e abrangente, sem dúvidas, seria uma jornada ainda mais incrível.

Conclusão

Story of Seasons: A Wonderful Life evolui em muitos aspectos, importantíssimos, sem dúvida, mas ainda mantém alguns elementos que dão pouco carisma e profundidade principalmente ao mundo criado ali. As conexões, as relações foram para um nível nunca antes vistos e isso é incrível demais, só faltou o conceito de mundo seguir essa mesma evolução.

A franquia está andando, assim como Pokémon, a passos de formiga, fazendo jogos e remakes e evoluindo um pouquinho a cada instância. Mas ainda assim é um caminho imensamente melhor do que o nome Harvest Moon acabou trilhando, e por isso devemos ter esperanças, ainda mais com um novo Story of Seasons chegando aí, que promete multiplayer.

Story of Seasons: A Wonderful Life - Um remake nostálgico que brilha de jeito bem sutil e fosco
Story of Seasons: A Wonderful Life
Veredito
Uma das franquia mais amadas do gênero evolui a passos lentos, mas traz uma experiência divertida e inclusiva, mesmo deixando aquele gostinho de 'poderia ser melhor'.
Design
80
Trilha Sonora
85
Diversão
90
Gameplay
90
Custo x Benefício
85
Prós
Opções inclusivas e romance independente de gênero
Facilidades introduzidas na gameplay
Contras
Mundo simples demais
86
Nota Final

[Nota do Editor: Story of Seasons: A Wonderful Life foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela ONE PR Studio em nome da XSEED Games para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.