Na tradicional sessão de Perguntas e Respostas da Apresentação de Resultados Financeiros do 3º Trimestre (Online) para o Ano Fiscal, um dos questionamentos que houve ao presidente Shuntaro Furukawa, é uma das maiores preocupações do momento dos fãs de games e eletrônicos em geral: a chamada crise das memórias RAM, que pode elevar os preços de diversos aparelhos caso a escassez de componentes se intensifique nos próximos meses.
A Nintendo foi diretamente questionada sobre a possibilidade de uma revisão no preço do Nintendo Switch 2 diante desse cenário. Segundo a companhia, acordos de longo prazo firmados com fornecedores têm garantido um fornecimento estável de memória, o que fez com que a recente alta nos preços não impactasse de forma significativa a rentabilidade do hardware no terceiro trimestre, nem deva afetar o quarto trimestre do atual ano fiscal.
P1: Por favor, fale-nos sobre o impacto do aumento dos preços de componentes, como memória, na rentabilidade do hardware do Nintendo Switch 2. Se os preços dos componentes continuarem a subir, existe a possibilidade de revisarmos o preço do hardware do Switch 2?
R1: Presidente e CEO Shuntaro Furukawa:
Embora não tenhamos discutido os detalhes de componentes individuais, estamos trabalhando para garantir o fornecimento estável de componentes relacionados à memória por meio de negociações de longo prazo com nossos fornecedores. Como resultado, o recente aumento nos preços da memória não teve um impacto significativo na rentabilidade do hardware no atual terceiro trimestre. Também não esperamos um impacto significativo no quarto trimestre.
No entanto, se o aumento nos preços dos componentes continuar por mais tempo do que o esperado a partir do próximo ano fiscal, acreditamos que isso poderá pressionar a rentabilidade. Se a situação se deteriorar significativamente, monitoraremos atentamente as tendências do mercado e responderemos de acordo.
No momento, ainda não decidimos sobre quaisquer alterações futuras de preço para o hardware do Switch 2. Em relação a possíveis mudanças de preço, tomaremos uma decisão abrangente, levando em consideração não apenas a rentabilidade, mas também a adoção da plataforma, as tendências de vendas e as condições de mercado.
Risco existe, mas apenas a partir do próximo ano fiscal
Apesar do cenário controlado no curto prazo, a Nintendo reconhece que um aumento prolongado no custo de componentes pode pressionar a rentabilidade do Switch 2 a partir do próximo ano fiscal. Ainda assim, Furukawa reforçou que nenhuma decisão sobre reajuste de preço foi (e deve) tomada.
Qualquer eventual mudança, segundo ele, será avaliada de forma ampla, levando em conta não apenas os custos de produção, mas também fatores estratégicos como adoção da plataforma, desempenho de vendas, disponibilidade do hardware e condições gerais de mercado.
Investidores também questionaram a tradicional política da Nintendo de não vender hardware com prejuízo e se, diante da alta dos custos, a prioridade seria garantir rentabilidade ou acelerar a popularização do Switch 2.
Furukawa respondeu destacando que os preços da memória estão subindo em um ritmo mais rápido do que o esperado, mas ressaltou que a produção em massa tende a reduzir os custos unitários ao longo do tempo, o que deve ajudar a equilibrar as margens.
P4: Você explicou que, se os preços da memória continuarem a subir, isso poderá pressionar a rentabilidade do hardware a partir do próximo ano fiscal. Entendo que sua política de longa data é não vender hardware com prejuízo. Acredito que agora seja o momento de popularizar o hardware do Switch 2. Qual será sua prioridade: promover sua popularidade ou garantir a rentabilidade do hardware?
R4: Furukawa:
Os preços da memória estão subindo em um ritmo mais acelerado do que o esperado. Geralmente, a rentabilidade do hardware tende a melhorar à medida que a produção em massa avança. Pretendemos reduzir os custos por meio da produção em massa do hardware do Switch 2 o máximo possível.
Em relação a não vender hardware com prejuízo, estamos focados na rentabilidade global. Embora existam vários fatores externos, como flutuações cambiais, gostaríamos de evitar, tanto quanto possível, uma situação em que tenhamos prejuízo em cada unidade vendida globalmente. Embora as mudanças atuais no ambiente externo sejam difíceis de prever, acreditamos que não é apropriado sermos influenciados excessivamente por tendências de curto prazo.
O segundo e o terceiro anos do Switch 2 são muito importantes e, à medida que o hardware se tornar mais amplamente disponível, poderemos usá-lo como base para aumentar significativamente as vendas de software. Levaremos isso em consideração ao tomar decisões de negócios e analisaremos diversas opções com flexibilidade.
A Nintendo também reforçou que os segundo e terceiro anos de vida do Switch 2 serão decisivos para o sucesso da plataforma. Com o hardware mais difundido no mercado, a empresa espera usar a base instalada como alicerce para um crescimento significativo nas vendas de software, historicamente o principal motor de lucro da companhia.
Dessa forma, embora a crise global de componentes, especialmente de memória, represente um risco real no médio prazo, a Nintendo sinaliza que não vê necessidade de ajustes imediatos e seguirá monitorando o mercado antes de tomar qualquer decisão.


![[Rumor] Pokémon Fire Red e Leaf Green podem chegar ao Nintendo Switch, afirma leaker](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2026/02/pokemon_fire_red_leaf_green-280x210.jpg)














Deixar uma resposta