Já passou da hora de falarmos mais a fundo sobre isso. Talvez esse seja o último ano mesmo do nosso querido híbrido da Nintendo e, eu sei, todo ano alguém fala que é o último, mas será que dessa vez mesmo esse rumor ou vazamento que todo mês alguém solta vai realmente se concretizar?
O último grande lançamento da Nintendo foi The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom em maio para o Nintendo Switch e, até antes da Nintendo Direct de junho, não tínhamos praticamente nada no horizonte para o fim do ano fiscal da gigante japonesa – período de março de um ano a março do ano seguinte.
Eis então que surge Super Mario Bros. Wonder, o tão rumorizado novo Mario 2D e, praticamente O Mario 2D do Nintendo Switch, já que no console de novidades, a empresa só trouxe Mario Odyssey em seu lançamento e uma baita expansão para Super Mario 3D World com Bowser’s Fury, dois jogos 3D, e o jogo de Mario de plataforma em 2D que tínhamos até hoje era a versão Deluxe de New Super Mario Bros. U.
Seria esse jogo para mostrar que o Nintendo Switch ainda tem tempo de vida e bons lançamentos para a frente ou seria para ‘fechar’ o console com chave de ouro? Os rumores de um novo Switch, de um Switch Pro circulam há anos, podemos até brincar dizendo que vêm desde que o Switch foi lançado. Todo mês, todo ano, todo leaker já falou que Switch Pro vem aí, e uma hora eles devem estar certos. Será que agora é essa hora?
Lançado em 2017, o Nintendo Switch ainda tem muita força, é um dos grandes sucesso da Nintendo em muito tempo, superando o Wii, superando o Game Boy e só 25 milhões de unidades de vendas para superar o maior sucesso da empresa até agora, Nintendo DS (dados de julho de 2023), mesmo assim é notável que a idade está chegando para o queridinho do mundo dos games. Com 6 anos de vida ele já está sofrendo com a evolução da indústria, até mesmo para os últimos jogos da companhia como Pikmin 4 e Zelda. Sem dúvidas, a Nintendo sabe trabalhar seu próprio software, mas um sucessor seria ideal para seus jogos brilharem ainda mais, e outros conseguirem continuar brilhando na plataforma.
Switch U?
Um possível sucessor do Switch, numa linhagem tradicional de evolução de console, para mim, seria o ideal para o próximo passo de sucesso na Nintendo. Nada de Switch U ou de mudar totalmente o sistema novamente. O Switch é um sucesso estupendo para ficar somente do jeito que está e a empresa partir para a próxima aventura. Precisamos de um Switch 2, o Pro com o poderio de um PlayStation 4 e Xbox One que todos os leakers afirmar ser real. Precisamos de retrocompatibilidade para os mais de 125 milhões de usuários continuarem seus jogos em uma plataforma melhor, em 1080p ou 4k.
Precisamos que a Nintendo comece a pensar menos em inovação por inovação – quando digo isso seria relacionado para algo muito diferente do anterior, já que a Nintendo sempre vai e precisa inovar -, pelo menos dessa vez, e pense mais em uma inovação aliada a evolução. Precisamos do próximo passo, precisamos do que o 3DS foi para o DS, do que o Game Boy Advance foi para o Game Boy, mas não do que o Wii U foi para o Wii.
E será que isso mudará a resposta para a pergunta ainda tão questionada e explicada por Youtubers aí a fora: Será que o Nintendo Switch em 2024 ainda vale a pena? (Sim. Sim, gente. A resposta é sim, Switch sempre vai valer a pena, mesmo com sucessor. Tem jogo bom a tona! Usabilidade incrível, como não vai valer? Até Nintendo 3DS ainda vale a pena… Mas eu tenho que dizer que não, para gerar uma energia positiva, não é? E então sucessor chegar logo aí para a gente!)
2 comentários