Dizer que a Nintendo teve boa performance no ano passado é ser leviano. Perto do impressionante número de 80 milhões de consoles vendidos, a companhia japonesa revisou a margem de lucro esperada para 5.34 bilhões de dólares, além de conversas sobre suprir “rigorosamente” a demanda de consoles adicionais por domicílio ao passo que a Nintendo incentiva as vendas. No entanto, a venda de vários consoles para a mesma família não é a única maneira que a empresa pretende empregar para manter o ímpeto.
Logo após a divulgação dos seus resultados financeiros recentes, uma conferência com os investidores foi divulgada esta semana, comandada por seu presidente, Shuntaro Furakawa. Foi informado nesta reunião que o “Nintendo Switch está entrando no meio de seu ciclo de vida”. Furakawa atribuiu as vendas de consoles aos seus jogos mais recentes, como Animal Crossing: New Horizons. Ele também destacou que 60% das vendas de software foram feitas graças ao catálogo da Nintendo.
Quando foi perguntado sobre em quais áreas a Nintendo poderia vender mais consoles, Furukawa respondeu:
Olhando para o tamanho da população… Acredito que ainda tenha muito espaço para novas demandas nos Estados Unidos e Europa, mais ainda no Japão.
Além do mais, vendas em outras áreas, como Ásia, estão crescendo em um ritmo ainda mais forte que no Japão, América do Norte e Europa, portanto ainda queremos expandir as vendas nestes locais.
No entanto, essa informação vem com um reconhecimento de que “muitas pessoas nessas regiões já adquiriram o console”, portanto novas estratégias para aumentar as vendas são necessárias.
Durante esta conferência, a China também foi um ponto de atenção. Com o lançamento do Nintendo Switch por lá em Dezembro de 2019 através da Tencent, já foram vendidos 1 milhão de consoles. Superficialmente não parece muito, mas, em um mercado tradicionalmente difícil, a Nintendo está à frente de outras marcas. Em uma fala mais aprofundada sobre esse assunto, Furukawa informou que eles “não discutem a expectativa de vendas na China”, mas atribuíram o sucesso ao título Ring Fit Adventure. Um aumento nas vendas é esperado no Ano Novo Chinês (que em 2021 cairá em 12 de Fevereiro), porém “não em uma escala que impacte significativamente os nossos negócios”. Furukawa destaca que, apesar do sucesso na China até o momento, construir uma base sólida de mercado por lá requer “um esforço que se estenderá por um tempo”.
Por fim, atentando para o tópico de meio de ciclo de vida (o que significa que a Nintendo espera que o Switch dure cerca de oito anos no mercado), Furukawa afirma que a companhia está confiante que o seu atual console irá superar o Wii em termos de venda de unidades. O Wii – até o momento o console de maior sucesso da empresa – vendeu 101.63 milhões de unidades em todo o seu ciclo de vida.
Por conta do sucesso que é Animal Crossing New Horizons, muitos consumidores ficaram interessados no Nintendo Switch, e essa foi uma das maiores razões para o aumento nas vendas desse console. Queremos manter este ímpeto e aumentar o volume acumulado de vendas para superar o Wii.
Você acha que a Big N poderia investir em alguma área para aumentar as vendas de consoles? Deixe seu comentário aqui!
Deixar uma resposta