Já tem um tempinho que não trago uma análise para o site, né? Pois bem, o jejum acabou, pois hoje trago-lhes mais um RPG delicioso para jogar! O jogo da vez é o Terra Memoria, título que estava querendo muito jogar, pois havia ficado encantado com os trailers e capturas de tela divulgados antes de seu lançamento, mas antes de começar a contar a minha experiência com o jogo, preciso agradecer a Plug In Digital e a La Moutarde, que por meio do PressEngine me forneceram a chave de acesso ao jogo, tornando essa análise possível. No mais, vamos ao que interessa!
Sobre o Jogo
Terra Memoria é um RPG de aventura desenvolvido pela La Moutarde e publicado pela Plug In Digital para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S, sendo a Dear Villagers responsável pela publicação no PC (Steam, Epic Games Store) no dia 27 de março de 2024.
A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual 3D em pixel art muito legal, que certamente deixará muitos de vocês impressionados. Já com relação à trilha sonora, bem, diria que é acima da média, pois é composta por músicas cuidadosamente orquestradas para complementar a atmosfera de cada um dos ambientes e situações do jogo, variando de temas tranquilos a músicas mais emocionantes durante momentos críticos, como os combates.
A história de Terra Memoria é relativamente simples, onde a escassez de cristais mágicos e o despertar repentino de robôs ancestrais leva seis novos amigos numa investigação formidável por Terra, um acolhedor mundo fantástico que combina 3D com a pixel art.
Gameplay
O jogo é repleto de exploração rica em histórias, combates por turnos e quebra-cabeças intrigantes, além de possuir várias missões secundárias deliciosas, incluindo culinária e artesanato para os apreciadores. Porém, o destaque da gameplay vai para o combate, que além de ter aquele charme de ser por turnos, também possui um sistema de vantagem e desvantagem com base em diversos elementos, como fogo, terra, vento, entre outros. Vale mencionar que apesar de possuir até 6 personagens no seu grupo, durante as batalhas apenas alguns são selecionados (de modo aleatório) para o combate, modificando razoavelmente o andamento as lutas toda vez que você as inicia.
Uma outra coisa interessante, é que o jogo te permite trocar a qualquer momento de personagem durante a exploração dos mapas, facilitando com que você possa jogar por mais tempo com seu personagem favorito. Uma outra coisa que o jogo possui e que gostei demais, embora não tenha sido preciso utilizar durante a minha jogatina, foi a opção de teleportar seu personagem de um local caso ele esteja preso/travado (todo jogo teria que ter um negócio desses, né?).
A história dos personagens não são muito complexas, mas são boas e bem humoradas, e sim, o jogo está completamente localizado em português, o que deixa ainda mais fácil o entendimento, principalmente para quem quer fazer os 100% correndo atrás de completar todas as missões secundárias que o jogo possui.
Bem, acho que nem era preciso dizer, mas você também pode forjar e comprar itens na mão dos vários NPC’s donos de alguma loja com o dinheiro que adquire durante as missões.
Depois de passar bastante tempo jogando, o que chegou a me incomodar um pouco foi a performance do jogo na Switch, pois apesar de não dar aquelas travadinhas chatas que a gente vê em alguns outros jogos, uma certa lentidão é perceptível em alguns pontos, mas nada que atrapalhe a jogatina, bom, pelo menos não atrapalhou a minha. Fora isso, não encontrei bugs ou outros tipos de problema enquanto jogava.
O trailer pode ser assistido a seguir:
Vale lembrar que Terra Memoria possui um ótimo custo benefício já que vai te garantir várias e várias horas de jogo por um investimento menor que R$ 50,00! E se você tem problemas com o espaço do seu Micro SDXC, saiba que ele ocupa apenas 1,8GB em sua versão para Switch. Meu veredito? Posso dizer que VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO. Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
Deixar uma resposta