Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
TOHU - Carisma Tim-burtonesco em um puzzle encantador

TOHU – Carisma Tim-burtonesco em um puzzle encantador

Aventure-se em um mundo delicado, excêntrico e muito carismático. Recheado de enigmas a resolver, personagens a conhecer e um mistério a desvendar.

Sabemos que no mundo de jogos indies há muita coisa de qualidade. Jogos extremamente elaborados e trabalhados. E TOHU é uma dessas incríveis pérolas com uma pegada artística tão incrível e bem feita que o jogo torna-se uma experiência. E quando aliado a uma gameplay divertida, deixa a experiência ainda mais apaixonante.

Desenvolvido pelos estúdios Fireart Games e The Irregular Corporation e publicado pelo último, TOHU é uma viagem explorativa em belos ambientes de diversos peixes-mundo com uma estética bem reminiscente de animações de Tim Burton. Aquela mistura de extravagante, excêntrico, bizarro, imersivo e apaixonante que todos conhecemos. Tudo isso dentro de um jogo de quebra-cabeças diferente, envolvente e que mexe com a ambientação do local. É uma experiência bastante prazerosa, principalmente para amentes do gênero puzzle.

TOHU - Carisma Tim-burtonesco em um puzzle encantador

A menina misteriosa e o Cubus

Você é uma menina misteriosa que se encontra face a um vilão que ameaça o seu peixe-mundo. E junto com seu alter ego mecânico Cubus deve ir em busca de resolver os mistérios dos mundos ao redor para tentar encontrar sua verdade e defender os seus planetas e amigos. Quando você joga com a menina você é leve e ágil, e como Cubus pode carregar itens pesados. Com ambas habilidades você vai resolvendo enigmas e viajando pelas paisagens belíssimas feitas à mão para o jogo.

Cada “estágio” traz enigmas diferentes para resolver, em um momento você está achando peças de um espelho para montar e em outro atingindo mosquitos que carregam bambus para montar uma ponte. E toda fase tem um modo de dica que também é liberado a partir da resolução de um quebra-cabeça de tempo específico. São enigmas interessantes, diferentes e as vezes complicados, mas nada fora do possível.

O jogo ainda tem um álbum para você colecionar imagens das criaturas esquisitas que habitam esses mundos, um detalhe pequeno, mas que alimenta na imersão e jogabilidade de TOHU.

Enigmas do Peixe-Mundo

TOHU é um jogo de puzzle, mas é também uma aventura explorativa e apreciativa. Cada ambiente está tão vivo e recheado de detalhes que você deseja ficar tempos e tempos naquele universo requintado e delicado. E nesse ponto o jogo deixa um pouco a desejar. Se você pega para jogar e foca nas resoluções dos enigmas, e até usando as dicas (que por vezes são muito necessárias), o jogo torna-se uma aventura muito rápida. Tal qual aquela sua atração favorita do parque que você quer que não acabe, mas acaba.

Tome seu tempo e aprecie a beleza do universo de TOHU, ouça com fones no portátil se possível para apreciar a primorosa trilha de Christopher Larkin (clique aqui para ouvir), o premiado compositor responsável pela trilha sonora de Hollow Knight. E se inunde nesse mundo fantástico da menina misteriosa e Cubus. E se ainda estiver no portátil, pode arriscar um pouco o jogo pela tela touch.

Os controles do jogo podem ser um pouco complicados, tanto no touchscreen quanto no controle. Há certos quebra-cabeças muito mais fáceis e rápidos de serem resolvidos arrastando o dedo na tela e clicando. Outros o arrasta não funciona muito bem e é mais fácil se movimentar com os analógicos. Mesmo que isso não atrapalhe a imersão e a jogabilidade geral, é um ponto que as vezes te tira um pouco da apreciação do jogo.

TOHU - Carisma Tim-burtonesco em um puzzle encantador

O poder do Cubus

TOHU tem uma apresentação esplendorosa. Uma trilha e efeitos sonoros perfeitos e imersivos. Tem controles um pouco confusos, mas que não tiram o brilho dos quebra-cabeças bem trabalhados e interessantes. É um jogo para ser sentido e apreciado, mas mesmo apresentando uma arte única de qualidade impecável é um jogo quebra-cabeça relativamente curto para o seu valor de venda de R$76,45 (ou R$68,80 no preço promocional limitado). TOHU é uma experiência que merece ser experimentada e você ainda sai com uma moral da história tão linda sobre a vida e as mudanças, que para mim foi bastante impactante.

Review Box 0
8.8 / 10 Nota Final
Prós
- Arte feita à mão, delicada, excêntrica e excepcional
- Uma história simples, mas envolvente
- Personagens carismáticos
- Puzzles bem trabalhados e alguns desafiadores
- Trilha sonora incrível
- Legendas em português
Contras
- Muito curto
- Controles por vezes erráticos e difíceis
Resumo
Uma experiência única, com belíssimas paisagens à mão, um trilha impecável e personagens carismático. Mesmo o curto tempo de jogo e os controles confusos, não tiram o brilho e o encanto desse game.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: TOHU foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela The Irregular Corporation para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]