A sexta-feira 13 é uma data repleta de crendices e superstições. Independente do mês, este dia carrega histórias e lendas de arrepiar os pelos do corpo. Pensando nisso, a equipe do Project N fez uma lista com a temática de horror e suspense para você, destemido jogador, que quer entrar no clima da sexta-feira com bons jogos para o seu Nintendo Switch.
Vale ressaltar que a lista não foi feita na ordem do “melhor para o pior” e reflete apenas o gosto pessoal de todos redatores envolvidos.
Vamos à lista?
1- Resident Evil (Franquia)
Zumbis, monstros, cenários com pouca iluminação, sustos e puzzles são a receita que transformaram Resident Evil em uma das franquias mais conhecidas e bem sucedidas do mundo dos games, gerando até filmes e séries de TV. A eShop brasileira do Nintendo Switch dispõe de 7 títulos da saga, todos remasterizados em HD. São eles:
- Resident Evil Zero (Nota no Metacritic: 70)
- Resident Evil (Nota no Metacritic: 80)
- Resident Evil 4 (Nota no Metacritic: 80)
- Resident Evil 5 (Nota no Metacritic: 72)
- Resident Evil 6 (Nota no Metacritic: 68)
- Resident Evil: Revelations (Nota no Metacritic: 78)
- Resident Evil: Revelations 2 (Nota no Metacritic: 73)
2- Alien: Isolation
Inspirado no clássico filme de Ridley Scott, lançado nos anos 70, Alien: Isolation se passa 15 anos depois dos eventos mostrados no longa-metragem. Ao descobrir que o registro de voo da nave de sua mãe Ellen Ripley foi encontrado, Amanda Ripley viaja até a estação espacial Sevastool para finalmente solucionar o mistério que ronda o desaparecimento de sua mãe. O que ela não esperava é que a nave estaria repleta de ovos de alienígenas. Agora, além de juntar as peças desse quebra-cabeça, Amanda e sua equipe precisam sobreviver à perseguição incansável de aliens violentos e sanguinários. Um jogo clássico e obrigatório para os fãs não só do filme, como também do gênero. Nota no Metacritic: 83.
3- Dead By Daylight
Neste jogo online de sobrevivência, você poderá assumir o papel de seus serial killers favoritos do cinema e televisão, ou poderá sobreviver a eles. Em Dead By Daylight, quatro jogadores tentam sobreviver a outro jogador na pele de assassino enquanto buscam acionar os cinco geradores que abrem o portão de saída. Vale tudo para conseguir escapar. O jogo está disponível na eShop dos Estados Unidos. Nota no Metacritic: 61.
4- Little Nightmares (1 e 2)
É hora de enfrentar os pesadelos que vivem nos cantos mais escondidos do seu subconsciente. Em Little Nightmares, a garotinha Six precisa escapar de uma embarcação de metal habitada por monstros chamada Maw. O jogo apresenta diversos puzzles imersos em cenários sombrios e arrepiantes, com uma direção de arte impressionante.
Já em Little Nightmares 2, você conhecerá os acontecimentos que antecedem a história do primeiro jogo. Aqui, Mono e Six precisam sobreviver aos horrores de Pale City e escapar dos monstros que estão por todos os lugares da cidade.
Atualmente, os jogos podem ser adquiridos tanto individualmente quanto em bundle na eShop dos Estados Unidos. Notas no Metacritic: 79 (Little Nightmares 1) e 82 (Little Nightmares 2).
5- Outlast (1 e 2)
Jogo de sobrevivência no sentido mais puro da palavra. Em Outlast, você é o jornalista investigativo Miles Upshur, que decide investigar o isolado hospital psiquiátrico Mount Massive Asylum. Lá, você vai descobrir os horrores e experimentos praticados pela Murkoff Corporation. O mais interessante neste jogo é que você não é um lutador ou alguém com treino militar. Suas únicas chances de sobreviver são correndo e se escondendo.
Em Outlast 2, Blake Langermann é o câmera que acompanha a repórter investigava, e sua esposa, Lynn em uma investigação sobre o assassinato misterioso de uma mulher grávida. Mas os dois terminam se separando após o helicóptero ser atingido por uma luz misteriosa e cair próximo a cidade de Temple Gate. A vila está repleta de fanáticos religiosos, seitas satânicas e personagens que demonstram o pior do ser humano.
Os jogos estão disponíveis na eShop do Brasil. Notas no Metacritic: 77 (Outlast: the bundle of Terror) e 79 (Outlast 2).
6- Fatal Frame: Maiden of Black Water
Em sexto lugar da nossa lista temos o relançamento de Fatal Frame: Maiden of Black Water. Podemos dizer que a série Fatal Frame já virou um clássico agora, mais de vinte anos depois que o primeiro jogo chegou, lá em 2001.
Fatal Frame: Maiden of Black Water se passa no Japão, em sua maior parte em um local fictício chamado Monte Hikami, local sagrado famoso por suicídios, onde sacerdotisas realizam rituais para ajudar os espíritos das pessoas. Porém, após um ritual mal sucedido, o local começa a ser corrompido por uma força sobrenatural chamada Black Water. Cabe às protagonistas do jogo desvendar os mistérios que rondam a região.
O jogo foi lançado originalmente no Nintendo Wii U em 2014 no Japão, com o híbrido da Nintendo e outras plataformas recebendo uma versão do jogo em outubro de 2021. E aí, você tem coragem? Nota no Metacritic: 73.
7- Doki Doki Literature Club!
Os visuais de Doki Doki Literature Club! Plus podem até não ser aterrorizantes, mas o seu foco em terror psicológico é o maior desse visual novel lançado para o Nintendo Switch em junho de 2021.
O jogo conta a história de vários personagens que estão em um clube de literatura e de uma forma inesperada, acabam se entrelaçando e sofrendo várias reviravoltas e descobertas de deixar qualquer um com os nervos à flor da pele. Além disso, ele aborda temas sensíveis dos quais não podemos entrar em detalhes aqui, já que isso com certeza poderia arruinar a sua experiência! Nota no Metacritic: 85.
8- Friday the 13th
O que falar de Friday the 13th que não seja auto explicativo para os fãs de terror?
Jogue como Jason Voorhees, um dos serial killers mais conhecidos do cinema, ou escolha um dos 14 jovens monitores do acampamento de Crystal Lake e tente sobreviver ao massacre de Jason neste multiplayer assimétrico em terceira pessoa. A versão de Switch, lançada em 2019, é intitulada Ultimate Slasher Edition, pois contém todos os conteúdos que foram disponibilizados nas outras plataformas após o lançamento! Bacana, né? Nota no Metacritic: 69.
9- Amnesia Collection
Já falamos de Alien Isolation lá atrás, né? Mas e se eu te disser que ele, assim como outros famosos jogos de terror por aí, foram inspirados em um jogo indie do início dos anos 2010? Isso mesmo, Amnesia: The Dark Descent foi o grande responsável por reacender as chamas dos jogos de survival horror!
Amnesia Collection não poderia ficar de fora dessa lista, ele conta não só com o aterrorizante Amnesia: The Dark Descent, mas também uma DLC chamada Justine, e também o jogo Amnesia: A Machine for Pigs. Ambos com muito terror psicológico e insanidade. Vale a pena conferir! Nota no Metacritic: 76.
10- Layers of Fear: Legacy
E por fim temos Layers of Fear: Legacy, lançado no Nintendo Switch em 2018 e conta com a DLC Inheritance.
Em Layers of Fear você estará na pele de um artista que acaba de retornar ao seu estúdio depois de muito tempo para finalizar sua obra prima. O papel do jogador é descobrir como completar essa tarefa enquanto o protagonista lida com traumas do passado em um jogo visualmente deslumbrante e uma excelente trilha sonora que adiciona muita profundidade à experiência. Por falar em experiência, o jogo possui suporte ao HD Rumble, então se você estiver usando os joycons, se prepare para ainda mais tensão, sustos e muito, muuuuito medo!
Se você é daqueles fãs de jogos de terror e ainda não jogou Layers of Fear, você está sendo fã errado! Nota no Metacritic: 80.
Menção Honrosa: Luigi’s Mansion 3
OK, tudo bem que não é um jogo de terror propriamente dito. Mas a atmosfera soturna de Luigi’s Mansion 3 vai garantir que jogadores não tão corajosos assim possam entrar no clima da sexta-feira 13. Aqui você vai resolver puzzles e capturar fantasmas enquanto resgata seus amigos a cada andar do hotel abandonado. Luigi’s Mansion 3 ganhou o Best Family Game no The Game Awards 2019. Um dos mais divertidos jogos do Nintendo Switch de certeza. Nota no Metacritic: 86.
Gostou da nossa lista? Conta pra gente aqui nos comentários quais destes jogos vão tirar o seu sono hoje.
Deixar uma resposta