Há alguns jogos que tiveram mudanças drásticas em sua gameplay e até mesmo no estilo de jogo que tinham, isso acontece por conta do avanço da tecnologia e na adaptação a modernidade.
Muitos jogos tiveram essas mudanças em suas adaptações a modernidade, mas vamos citar 5 jogos da Nintendo que tiveram esse salto. Vamos lá!
1- Kid Icarus
Kid Icarus teve uma mudança bem drástica na sua transição do 2D para o 3D, e isso até mesmo mudou totalmente no estilo de jogo. No NES, Kid Icarus era um jogo de plataforma 2D, e ainda tinha um estilo Metroidvania.
Quando a série Kid Icarus passou para o 3D, seu estilo mudou completamente se tornando um jogo com bastante dungeons e puzzles, e também ganhou novas habilidades de combates com seu arco e flecha. E também teve mais exploração do que no 2D.
Particularmente gostei muito da mudança de Kid Icarus e torço para que tenha um novo jogo dessa franquia!
2- Donkey Kong
A trilogia Donkey Kong de SNES teve sua propósta de ser um jogo de plataforma, porém quando fizeram seu único jogo 3D ele teve uma mudança bem drástica. A trilogia Donkey Kong de SNES é minha favorita, tinha fases com carrinhos, fases com outros animais.
Porém quando passou para o 3D, Donkey Kong ainda tinha sua essência de plataforma, mas nesse jogo tem muitos mini-games, você pode atacar inimigos com socos e até mesmo com armas de madeira, além de ganhar certas habilidades especiais e ir aprimorando essas habilidades.
Esse jogo infelizmente não foi bem receptivo pelo público, tanto é que após esse jogo a série Donkey Kong voltou para o 2D.
3- Kirby
A série Kirby é encantadora tanto 2D tanto 3D, e sim ele também teve mudanças de gameplay. Kirby 2D no SNES é um jogo de plataforma em que ele consegue absorver poderes de seus inimigos, e usar esses poderes para achar itens escondidos.
Mas o seu mais recente jogo 3D Kirby and the Forgotten Land teve uma mudança, Kirby continua absorvendo poderes, ainda utiliza os poderes para ter acesso a itens, porém agora há uma habilidade a mais chamada “Mouthful Mode”, com isso Kirby tem como controlar objetos, veículos e tudo mais. Além de você ainda ter uma exploração maior.
Kirby é uma série maravilhosa, e muito recomendada, essa mudança somente aprimorou o que ele desde o início foi!
4- Super Mario
Super Mario é uma série que teve bastante mudanças mesmo após sua transição para o 3D, e de longe é uma das minhas franquias favoritas. Super Mario lá no NES é um jogo de plataforma 2D bem desafiador, com variedade de fases, porém sua gameplay era bem simples.
Na sua era 3D, Super Mario teve vários jogos com gameplays diferentes, mas o mais recente que tivemos foi Super Mario Odyssey, que o Mario tem uma habilidade nova com o “cappy” que é o seu chapéu.
Essa nova habilidade permite que Mario tenha maior liberdade de exploração, mais acrobacias, mais saltos e uma habilidade de poder controlar alguns inimigos.
5- Metroid
A série Metroid foi a que mais teve mudanças de gameplay de sua era 2D para 3D, e na era 3D foi algo bem ambicioso que deu muito certo.
Super Metroid de SNES é um jogo muito aclamado pelos fãs e foi aí que surgiu o gênero “Metroidvania”, por ser um jogo 2D bem desafiador, com vários inimigos e chefes desafiadores, itens e habilidades para facilitar a exploração.
Quando Metroid foi para a era 3D sua gameplay mudou completamente, deixando de ser um jogo de plataforma para um jogo de FPS de primeira pessoa. A série Metroid Prime fez com que Metroid ganhasse mais visibilidade, pois sua gameplay chamava a atenção.
Essa série Prime de Metroid ainda terá uma continuação, estamos aguardando o anúncio de Metroid Prime 4 que por enquanto ainda está sem data. Porém Metroid teve mais um jogo 2D em 2021 que foi Metroid Dread.
Conclusão
É muito legal ver a evolução dos jogos e da tecnologia aplicada neles durante esses anos, e ainda tem mais jogos que tiveram mudanças de gameplays de acordo com o tempo.
E você, quais desses jogos você mais gostou das mudanças? E quais outros jogos vocês acham que poderia estar na lista? Conte aí nos comentários.
Deixar uma resposta