Neste ano o Game Boy Advance (GBA) completou 20 anos desde quando foi lançado no Brasil, e para comemorar nós estamos trazendo a lista dos 50 melhores jogos do portátil. Esta lista foi feita pela Nintendo Life, através do site deles foi realizada uma enquete entre os leitores com o intuito de eleger os 50 melhores jogos de GBA. A lista completa você confere abaixo:
50 – Sonic Advance 3
Editor: SEGA / Desenvolvedor: Sonic Team Data de lançamento: 7 de junho de 2004 ( EUA ) / 15 de junho de 2004 ( Reino Unido / UE )
Com base na boa base apresentada na entrada anterior, este jogo intermediário na trilogia Sonic Advance elevou a dificuldade a um nível que desanimou alguns jogadores, mas Sonic Advance 2 manteve os elementos que tornaram o primeiro jogo uma boa tradução da formula 2D do Sonic para a plataforma GBA.
49 – Kirby & The Amazing Mirror
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: HAL Laboratory Data de lançamento: 2 de julho de 2004 ( EUA ) / 18 de outubro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Embora a jogabilidade do estilo Metroid seja uma mudança refrescante de ritmo para a série Kirby e funcione bem em algumas partes, também falha em outras. Os jogos Metroid também têm retrocessos, sim, mas não são tão frequentes e irritantes quanto em Kirby & The Amazing Mirror .
48 – Mario Kart Super Circuit
Editora: Nintendo Data de lançamento: 27 de agosto de 2001 ( EUA ) / 14 de setembro de 2001 ( Reino Unido / UE )
A integridade da jogabilidade de Mario Kart Super Circuit se mantém bem hoje em dia e serve como um grande sucessor do jogo SNES original. A série alcançou alturas incríveis em suas oito entradas, é claro, e voltar pode ser difícil. Ainda assim, a base estava lá desde o início e está definitivamente lá na versão GBA
47 – Mega Man Zero 2
Editora: Capcom Data de lançamento: 14 de outubro de 2003 ( EUA ) / 31 de outubro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Mega Man Zero 2 faz um ótimo trabalho em eliminar as rugas de seu antecessor, com melhorias de áudio e visual. Formas desbloqueáveis e habilidades EX também são adicionadas à mistura, o que dá ao jogo uma camada adicional de rejogabilidade. É uma sequência bem feita, e não é surpresa que seja lembrada com tanto carinho tantos anos depois.
46 – Super Street Fighter II: Turbo Revival
Editora: Ubisoft / Desenvolvedor: Capcom Data de lançamento: 30 de outubro de 2001 ( EUA ) / 2 de novembro de 2001 ( Reino Unido / UE )
Os personagens, movimentos e música que tornaram Street Fighter II ótimo estão todos aqui e você certamente pode se divertir com esta versão em particular. É claro que muito do que atrai neste jogo está disponível nas outras versões de Street Fighter II e, além do multiplayer, eles têm controles menos complicados. A nova arte e os estágios (mesmo que não haja nada de errado com os antigos) geralmente funcionam bem, mas a menos que você tenha um forte desejo de experimentar Super Combos e Akuma no GBA, é difícil recomendar isso em relação a outras versões, mesmo sendo um pequeno port agradável.
45 – Sonic Advance 2
Editor: SEGA / Desenvolvedor: Dimps Data de lançamento: 9 de março de 2003 ( EUA ) / 21 de março de 2003 ( Reino Unido / UE )
Com base na boa base apresentada na entrada anterior, este jogo intermediário na trilogia Sonic Advance elevou a dificuldade a um nível que desanimou alguns jogadores, mas Sonic Advance 2 manteve os elementos que tornaram o primeiro jogo uma boa tradução da fórmula 2D do Sonic para a plataforma GBA: ótima música, lindos visuais, design de níveis inteligente e – acima de tudo – aquela “sensação” adequada do Sonic. Você não precisa ir rápido, mas é altamente recomendável.
44 – Mega Man Zero 4
Editora: Capcom Data de lançamento: 4 de outubro de 2005 ( EUA ) / 16 de setembro de 2005 ( Reino Unido / UE )
Neste ponto da série, você deve saber o que esperar, e Mega Man Zero 4 entrega da mesma forma que outros títulos Mega Man fazem em outros ramos da franquia da Capcom. Você obtém mais da mesma jogabilidade excelente neste jogo final, com a adição de um Modo Fácil opcional para aqueles que preferem um jog-and-gun leve em vez de um run-and-gun completo, embora as coisas já tenham sido simplificadas em Zero 3 . Ainda existe um modo difícil secreto se você quiser uma experiência verdadeiramente angustiante, bem como uma infinidade de desbloqueios que são bastante difíceis de adquirir. Em suma, este lançamento relativamente tardio no ciclo de vida do GBA é outra boa entrada de franquia.
43 – Kuru Kuru Kururin
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Eighting Data de lançamento: 11 de fevereiro de 2016 ( EUA ) / 22 de junho de 2001 ( Reino Unido / UE )
Este título de lançamento GBA pode começar um pouco fácil, mas isso é tudo que você pode falhar com Kuru Kuru Kururin. Não levará muito tempo para concluir todos os níveis, mas fazê-lo sem erros é um desafio difícil e você vai adorar cada minuto enquanto guia um grande e velho manche em rotação constante em percursos complicados e coloridos. Com muita variedade ambiental e uma música incrível, há muito prazer em simplesmente melhorar o seu tempo nos vários campos. Kuru Kuru Kururin é uma das experiências mais deliciosas do GBA e perfeito para jogos portáteis – um joguinho brilhantemente divertido que é um pouco diferente do normal.
42 – Game & Watch Gallery Advance
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo Data de lançamento: 28 de outubro de 2002 ( EUA ) / 25 de outubro de 2002 ( Reino Unido / UE )
A jogabilidade é simples, mas os títulos incluídos no Game & Watch Gallery Advance ainda são divertidos de jogar décadas depois de terem aparecido na forma Game & Watch. A busca por pontuação alta deve manter os jogadores ocupados, especialmente com vinte jogos para escolher – onze dos quais também incluem um modo “Moderno” atualizado. Pode parecer repetitivo às vezes e o método de desbloquear jogos tem o potencial de irritar, mas este volume de títulos continua sendo uma excelente compilação da primeira incursão da Nintendo em jogos portáteis.
41 – F-Zero: Legend GP
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Suzak Data de lançamento: 20 de setembro de 2004 ( EUA ) / 4 de junho de 2004 ( Reino Unido / UE )
Se as missões de história em F-Zero: GP Legend se tornarem muito cansativas, sempre haverá a opção de enfrentar o modo Grand Prix em uma variedade de níveis de dificuldade, o que ajuda a escalar o desafio conforme suas habilidades melhoram. Em pouco tempo, você estará serpenteando em torno de curvas. Essa é a verdadeira experiência do F-Zero – a mesma que se manteve desde que o GP Legend chegou à Europa em 2004 e, de fato, quando o clássico SNES chegou em 1992. O fato de o formato permanecer cativante é uma prova da empolgação do desenvolvedor. Com horas de conteúdo e desafios extenuantes, esta é uma experiência estelar do F-Zero.
40. Super Mario Advance
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo R & D2 Data de lançamento: 11 de junho de 2001 ( EUA ) / 22 de junho de 2001 ( Reino Unido / UE )
O primeiro dos ports de plataforma Super Mario (e aquela que deu início à convenção de nomenclatura mais complicada da história dos jogos), Super Mario Advance trouxe Super Mario Bros. 2 para o GBA no estilo de 16 bits de Super Mario All-Stars. Com a possibilidade de escolher entre quatro personagens remanescentes do original, ganhou um sistema de pontos além de seu facelift, bem como vários colecionáveis para encontrar ao longo de cada fase. No geral, ainda é uma das melhores maneiras de revisitar o jogo, e você também obtém o remake do Mario Bros. original incluído – aquele pequeno bônus multijogador estaria presente em várias outras entradas nesta série de port GBA daqui para frente.
39. Sonic Advance
Editor: SEGA / Desenvolvedor: Dimps Data de lançamento: 3 de fevereiro de 2002 ( EUA ) / 8 de março de 2002 ( Reino Unido / UE )
Nas décadas desde a chocante primeira aparição do mascote da Sega em um portátil da Nintendo, é justo dizer que nem toda equipe que trabalhou em um jogo Sonic 2D acertou o delicado senso de inércia e física rígida que caracteriza os títulos clássicos de 16 bits. Sonic Advance é um exemplo que simplesmente entende. O desenvolvedor Dimps retém a sensação clássica e o design do curso que tornavam os originais especiais, ao mesmo tempo em que adiciona novos elementos que evitam que pareçam um retrocesso de ideias antigas. Visuais vibrantes, animação encantadora, áudio excelente; adicione o modo multijogador à mistura. Sonic Advance é um deleite de plataformas com os melhores ouriços.
38. Gunstar Super Heroes
Editor: SEGA / Desenvolvedor: Treasure Data de lançamento: 6 de outubro de 2005 ( EUA ) / 4 de novembro de 2005 ( Reino Unido / UE )
Gunstar Super Heroes é uma sequência que faz jus ao prestígio do nome. A jogabilidade e os controles do clássico jogo Mega Drive foram alterados para funcionar melhor no portátil, mas o resultado é tão atraente, mesmo que seja curto e não tenha jogabilidade cooperativa. No que diz respeito aos jogos de corrida e tiro, Gunstar Heroes está lá com os melhores. Esta sequência também é muito boa – pode-se até dizer super .
37. Mario vs. Donkey Kong
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo Software Technology Data de lançamento: 24 de maio de 2004 ( EUA ) / 19 de novembro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Mario vs. Donkey Kong deu início a uma série inteira que colocou o encanador e o macaco um contra o outro pelos velhos tempos. Originalmente, foi planejado como uma sequência da excelente versão Game Boy de Donkey Kong e este é o único jogo da série que dá a você o controle direto de Mario em vez de seus Minis semelhantes a Lemming. Você ainda guia os Mini-Mazzas aqui e ali, mas na maior parte do tempo você controla o encanador em um adorável quebra-cabeças de plataforma que realmente carrega o espírito do Donkey Kong original com ele.
36. Mario Tennis: Power Tour
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Camelot Data de lançamento: 5 de dezembro de 2005 ( EUA ) / 18 de novembro de 2005 ( Reino Unido / UE )
Com um modo de história abrangente, mecânica de jogo de tênis justa e divertida e uma quantidade surpreendente de profundidade, Mario Tennis: Power Tour (ou Mario Power Tennis como é conhecido na Europa) é um retorno vitorioso na quadra para o encanador (e seus amigos) . É bastante cheio de diálogos, mas há uma experiência profunda e gratificante, com o modo de história servindo uma sensação satisfatória de progressão desde o início.
35. Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: ChunSoft Data de lançamento: 18 de setembro de 2006 ( EUA ) / 11 de fevereiro de 2016 ( Reino Unido / UE )
Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team pode não ter alguns dos recursos úteis da versão DS , mas gostamos de como esses jogos superaram a divisão de hardware GBA / DS de uma maneira interessante. As missões tendem a ser jogadas de forma semelhante, mas uma variedade de locais e Pokémon (amigáveis ou não) ajudam a entorpecer a sensação de mesmice. Tal como acontece com muitos jogos deste gênero, a natureza repetitiva às vezes pode arrastar as coisas para baixo, até mesmo fazendo com que a música excelente se torne irritante, embora um desenvolvimento interessante do enredo normalmente chame sua atenção. Ele tem seus defeitos, mas Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team ainda é um jogo divertido – e mais fácil de encontrar atualmente no Switch na forma de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX .
34. Kirby: Nightmare in Dream Land
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: HAL Laboratory Data de lançamento: 2 de dezembro de 2002 ( EUA ) / 26 de setembro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Kirby: Nightmare in Dream Land é um remake digno da primeira aventura de console doméstico da bola rosa. Embora o que ele oferece seja um pouco básico em comparação com o que os títulos Kirby mais modernos oferecem, ainda é muito jogável e há pequenos momentos criativos em que o jogo ocasionalmente brilha. Tal como acontece com praticamente todos os outros jogos com Kirby, os seus visuais encantadores e coloridos tornam-no numa experiência extremamente encantadora e que será mais apreciada pelos jogadores que procuram apenas um desafio muito leve.
33. Mega Man Zero 3
Editor: Capcom / Desenvolvedor: Inti Creates Data de lançamento: 5 de outubro de 2004 ( EUA ) / 3 de setembro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Mega Man Zero 2 fez algumas mudanças drásticas na fórmula do primeiro jogo para torná-lo mais agradável, e Mega Man Zero 3 afina um pouco mais as coisas, mas não chega a fazer grandes mudanças; um exemplo clássico de não mexer com algo que funciona. Se você gostou dos títulos anteriores, certamente vai se divertir com este também, e todos os itens colecionáveis devem mantê-lo entretido. Novamente!
32. Final Fantasy I e II: Dawn of Souls
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Square Data de lançamento: 29 de novembro de 2004 ( EUA ) / 3 de dezembro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Este pacote de port do primeiro Final Fantasy e sua primeira sequência melhorou a aparência dos originais de 8 bits, adicionou um punhado de novas masmorras e vários outros ajustes e modificações que os tornam mais acessíveis do que os originais hoje em dia. As unidades portáteis são indiscutivelmente o ambiente perfeito para JRPGs; você pode jogá-los naqueles minutos livres ao longo do dia ou relaxar como faria com uma versão de console doméstico – o fato é que a portabilidade oferece alguma flexibilidade em um gênero que pode ser extremamente inflexível.
Se você está procurando descobrir como tudo começou, Final Fantasy I e II: Dawn of Souls é uma ótima introdução.
31. Drill Dozer
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Game Freak Data de lançamento: 6 de fevereiro de 2006 ( EUA ) / 7 de janeiro de 2016 ( Reino Unido / UE )
Embora a GameFreak seja famosa por lançar jogos infestados de Pokémon, o Drill Dozer mostra que o Game Freak não se resumo em apenas Pokémon. A história neste jogo de plataforma de ação irá mantê-lo entretido durante toda a duração, assim como boa música, uso decente da função de ruído embutida do cartucho e efeitos sonoros eficazes que complementam bem a jogabilidade. É um jogo que pode ser zerado rapidamente, mas rastrear todos os tesouros escondidos e limpar os níveis adicionais aumenta sua longevidade e dá a você uma desculpa para retornar a este pequeno e divertido título GBA.
30. Castlevania: Circle of the Moon
Editor: Konami / Desenvolvedor: Konami Data de lançamento: 11 de junho de 2001 ( EUA ) / 21 de março de 2001 ( Reino Unido / UE )
Castlevania: Circle of the Moon era um título de lançamento GBA e, embora longe de ser perfeito, oferecia uma apresentação polida da experiência de Castlevania que simplesmente não era possível no Game Boy original (embora Castlevania II: Belmont’s Revenge ainda seja bonito espetacular).
Os sucessores do Circle of the Moon aperfeiçoariam a fórmula portátil, mas essa era uma base sólida. Isso é, desde que você tenha condições de iluminação ambiente perfeitas – pode ser extremamente difícil seguir este jogo na tela escura do hardware original. Os desenvolvedores resolveram parcialmente esse problema discando os valores das cores nos jogos, e as revisões de hardware do GBA com luzes dianteiras / traseiras tornaram o Circle of the Moon muito mais fácil de jogar.
29. Astro Boy: The Omega Factor
Editor: SEGA / Desenvolvedor: Treasure Data de lançamento: 18 de agosto de 2004 ( EUA ) / 18 de fevereiro de 2005 ( Reino Unido / UE )
Esta versão desenvolvida pela Treasure do personagem clássico de Osamu Tezuka foi um verdadeiro espectador na biblioteca do GBA – apenas dado o prestígio da propriedade e a adoração dos fãs de mangá e anime em todo o mundo. Ao contrário da produção normal de Treasure, Astro Boy: The Omega Factor é mais um jogo de plataforma do que um run-and-gunner. Ele combina com sucesso a apresentação tradicional de estilo mangá dos personagens em retratos de diálogo com sprites e planos de fundo mais arredondados em 3D para a ação. É um verdadeiro vencedor; um jogo licenciado que segue o material original.
28. Mario Golf: Advance Tour
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Camelot Data de lançamento: 22 de junho de 2004 ( EUA ) / 17 de setembro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Mario Golf: Advance Tour é um jogo de golfe portátil fantástico. A Camelot acertou em cheio na mistura de RPG e ação direta de golfe na entrada do Game Boy Color, e funciona bem – tão bem, na verdade, que não há muita necessidade de contar com a estabilidade dos personagens de Mario para dar corpo a experiência, embora estejamos sempre felizes em nos juntar ao encanador no campo ou nos vários modos de minijogo disponíveis – algo que Mario Golf: Super Rush no Switch traz de volta.
27. Final Fantasy V Advance
Editor: Square Enix / Desenvolvedor: Square Data de lançamento: 6 de novembro de 2006 ( EUA ) / 20 de abril de 2007 ( Reino Unido / UE )
Final Fantasy V expandiu o sistema de ‘jobs’ da série e veio para o Ocidente no porte de 2006 GBA Final Fantasy V Advance da TOSE. O port retocou os visuais e adicionou uma pitada de novos conteúdos e recursos para torná-la indiscutivelmente a melhor versão para jogar – continua a ser a única maneira de jogar no Ocidente em sistemas Nintendo, embora seja em consoles virtuais japoneses e seja amplamente disponível em outras plataformas (PC, PlayStation, celular).
26. Castlevania: Harmony of Dissonance
Editor: Konami / Desenvolvedor: Konami Data de lançamento: 16 de setembro de 2002 ( EUA ) / 11 de outubro de 2002 ( Reino Unido / UE )
Colocando você no papel de Juste Belmont, os desenvolvedores aprenderam a lição com o Circle of the Moon e aumentaram os valores das cores tornando Harmony of Dissonance uma entrada muito mais brilhante para a pequena tela do GBA. Igarashi começou a direcionar a franquia na direção de Symphony of the Night com esta entrada e enquanto seu sucessor imediato refinava as coisas ainda mais, Harmony of Dissonance ainda é um jogo fantástico, mesmo com uma trilha sonora desanimadora para os padrões de Castlevania.
25. Wario Land 4
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo R & D1 Data de lançamento: 19 de novembro de 2001 ( EUA ) / 17 de novembro de 2001 ( Reino Unido / UE )
Wario Land 4 é uma prova de qualidade em vez de quantidade, com as estruturas de nível não linear inteligentes que se prestam a várias jogadas e exploração adicional para desbloquear todos os extras. É um jogo de plataforma para veteranos de plataformas, cheio de nível de design impecável e uma apresentação audiovisual peculiar que estabeleceria o precedente para a série WarioWare. Se você é um fã de plataformas – o que provavelmente será a maioria de vocês se forem aficionados da Nintendo – Wario Land 4 é absolutamente imperdível.
24. Pokémon Ruby & Sapphire
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Game Freak Data de lançamento: 19 de março de 2003 ( EUA ) / 25 de julho de 2003 ( Reino Unido / UE )
Pokémon Ruby & Sapphire inaugurou a terceira geração de Pocket Monsters e mudou a série do robusto hardware Game Boy de 8 bits.
A remoção do ciclo noturno irritou alguns dos Poké-fiéis, mas a Gen III trouxe consigo uma série de novos recursos, incluindo batalhas 2 contra 2 e a mecânica de naturezas. A apresentação widescreen do GBA melhorou a aparência das telas de batalha, e toda a região de Hoenn parecia incrivelmente exuberante em comparação com Kanto e Johto de 8 bits.
23. Fire Emblem: The Sacred Stones
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Intelligent System Data de lançamento: 23 de março de 2005 ( EUA ) / 4 de novembro de 2005 ( Reino Unido / UE )
A oitava edição da franquia Fire Emblem, The Sacred Stones foi apenas a segunda a obter um lançamento internacional. É estrelado pelos gêmeos reais Eirika e Ephraim em uma história que os mostra separados para proteger sua terra natal, Magvel, das forças invasoras. Embora não tenha adicionado muito à fórmula estabelecida, é uma entrada excepcionalmente sólida e agradável.
22. Harvest Moon: Friends of Mineral Town
Editor: Natsume / Desenvolvedor: Natsume Data de lançamento: 17 de novembro de 2003 ( EUA ) / 26 de março de 2004 ( Reino Unido / UE )
Harvest Moon: Friends of Mineral Town pode estar disponível no Switch (levando a marca ‘Story of Seasons’ no Ocidente atualmente), mas a versão GBA ainda é uma boa opção para cultivar. Diversão adicional e segredos fora do trabalho em terra estão presentes, mas o jogo não está sobrecarregado com as reviravoltas ou truques que vimos introduzidos em entradas mais recentes para ‘manter as coisas frescas’. Este continua a ser um grande ponto de partida para qualquer novo na série – é inegavelmente deficiente em algumas áreas para os padrões modernos, mas ainda tem charme de sobra. Este título é o favorito do colunista desta matéria para o GBA.
21. Final Fantasy Tactics Advance
Editor: Square Enix / Desenvolvedor: Square Enix Data de lançamento: 8 de setembro de 2003 ( EUA ) / 24 de outubro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Subir de nível em seu clã, encontrar as melhores armas e tentar superar o inimigo leva a uma batalha infinitamente divertida em Final Fantasy Tactics Advance , com variáveis suficientes na localização, nas leis e nas habilidades do oponente para evitar que as coisas se tornem muito repetitivas. Mesmo quando as batalhas ficam fáceis com um clã OP, eles continuam a ser divertidos. Pode ser complicado encontrar o que você está procurando entre as muitas telas de menu, mas uma vez que você saiba onde procurar Final Fantasy Tactics Advance irá distraí-lo e encantá-lo por um longo tempo. Amável.
20. Super Mario Advance 3: Yoshi Island
Editora: Nintendo Data de lançamento: 24 de setembro de 2002 ( EUA ) / 11 de outubro de 2002 ( Reino Unido / UE )
Com sua jogabilidade baseada em exploração profunda e estilo de arte deslumbrante, Yoshi’s Island ainda é uma alegria para jogar todos esses anos depois – é um jogo de plataforma com considerável profundidade e desafio. Explorar torna-se divertido graças às habilidades baseadas em ovos de Yoshi e coletar tudo exigirá um esforço gigantesco, mas nunca é menos do que imensamente divertido (desde que você aguente os gemidos de Baby Mario). A tela menor da tela portátil inevitavelmente reduz o impacto do incrível mundo em tons pastéis do SNES original, mas este continua sendo um dos melhores esforços de plataforma 2D da Nintendo. Se você nunca jogou antes (ou tem vontade de passar por tudo de novo), a versão GBA é ótima.
19. Fire Emblem
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Intelligent System Data de lançamento: 3 de novembro de 2003 ( EUA ) / 16 de julho de 2004 ( Reino Unido / UE )
Também conhecido como Fire Emblem: The Blazing Blade , esta foi a primeira entrada a vir para o Ocidente e é na verdade uma prequela do Fire Emblem. The Blazing Blade (ou simplesmente Fire Emblem, se você preferir) segue o Eliwood, e serviu como uma introdução totalmente decente à série para nós, ocidentais, a maioria dos quais tinha se perguntado sobre a série depois de ver Roy e Marth como lutadores em Super Smash Bros. Melee.
18. Advance Wars
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Intelligent System Data de lançamento: 10 de setembro de 2001 ( EUA ) / 11 de janeiro de 2002 ( Reino Unido / UE )
O primeiro Advance Wars é um clássico tático baseado em turnos. Pode não ter a enorme quantidade de COs e novas unidades que suas sequências trariam, mas como resultado, parece mais equilibrado e acessível; geralmente parece muito justo, mesmo se você perder. Os gráficos imensamente charmosos e a música de primeira linha vão manter um sorriso em seu rosto. Amamos um pouco de Fire Emblem, mas cruzamos os dedos esperando pelo próximo Advance Wars, que tem seu retorno esperado para breve.
17. WarioWare Twisted!
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo SPD Data de lançamento: 23 de maio de 2005 ( EUA )
O terceiro jogo da série de minigames de Wario, WarioWare Twisted! nunca encontrou seu caminho para a Europa, mas seu sensor giroscópico adicionou um novo elemento à fórmula maníaca estabelecida dois jogos antes e fez dela um dos destaques do catálogo antigo de Wario.
16. Advance Wars 2: Black Hole Rising
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Intelligent System Data de lançamento: 23 de junho de 2003 ( EUA ) / 3 de outubro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Advance Wars 2 pode não ter abalado muito as coisas, mas ofereceu uma série de adições interessantes, bem como uma nova campanha divertida para trabalhar do seu jeito tornando este um jogo mais equilibrado do que seu antecessor. É indiscutivelmente mais do mesmo, mas quando o primeiro prato estava tão delicioso, quem não gostaria de uma segunda porção?
15. Pokémon FireRed e LeafGreen
Editor: The Pokémon Company / Developer: Game Freak Data de lançamento: 9 de setembro de 2004 ( EUA ) / 1 de outubro de 2004 ( Reino Unido / UE )
Pokémon FireRed e LeafGreen foram remakes para Game Boy Advance dos jogos clássicos que deram início a tudo, Pokémon Red & Blue. Sim, os originais do Game Boy eram conhecidos como Red e Green no Japão.
Pokémon realmente ficou melhor do que isso? Isso está em debate, mas os visuais amplamente atualizados, a capacidade de se conectar a vários jogos Pokémon diferentes para coletar mais de 350 Pokémon e uma interface de usuário aprimorada foram apenas algumas das atualizações oferecidas nesta reformulação de 32 bits. Para jogadores intimamente familiarizados com os jogos de Kanto, esta foi a primeira oportunidade (de muitos por vir, é claro) para se entregar a alguma nostalgia e pegar o 151 original novamente. Quem poderia resistir?
14. Golden Sun
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Camelot Data de lançamento: 11 de novembro de 2001 ( EUA ) / 22 de fevereiro de 2002 ( Reino Unido / UE )
Golden Sun é um excelente RPG, que aperfeiçoa a fórmula clássica enquanto apresenta uma mecânica única própria. Um cenário intrigante, personagens agradáveis e uma história emocionante são o pão com manteiga de qualquer bom RPG, e Golden Sun não decepciona nessas frentes. As primeiras horas são um trabalho árduo, mas persista e você será recompensado com um RPG rico e profundo que merece desesperadamente um episódio moderno.
13. WarioWare, Inc .: Mega Microgame $!
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo Data de lançamento: 26 de maio de 2003 ( EUA ) / 23 de maio de 2003 ( Reino Unido / UE )
Os minijogos oferecidos em WarioWare, Inc .: Mega Microgame $! podem ser simples, mas a experiência frenética, acelerada e desafiadora que resulta de juntá-los em rápida sucessão é incrivelmente viciante, WarioWare é adequada para um computador de mão. Não é o jogo mais longo, e além do modo single-player não há muito mais o que fazer, mas é recheado de momentos mágicos e criativos, sem mencionar a abundância da nostalgia e charme clássicos da Nintendo.
12. Super Mario Advance 2: Super Mario World
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo R & D2 Data de lançamento: 9 de fevereiro de 2002 ( EUA ) / 12 de abril de 2002 ( Reino Unido / UE )
remake é uma versão fiel do original atemporal onde é mais importante, e as partes em que se perde podem ser vistas como pequenas melhorias úteis ou pequenas inferioridades – na verdade, tudo se resume ao gosto pessoal. Se forçado a escolher, o original tem vantagem para nós devido à sua qualidade de som mais consistente, capacidades para dois jogadores e espaço extra na tela da televisão. No entanto, se você já jogou muito o SNES original e quer fazer algo um pouco diferente – ou, finalmente, sentir vontade de pegar todas aquelas moedas de dragão irritantes – então a opção GBA continua sendo uma escolha estelar. Todo mundo é um vencedor.
11. Legend of Zelda: A Link to the Past and Four Swords
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo Data de lançamento: 2 de dezembro de 2002 ( EUA )
Este jogo maravilhoso deu a uma nova geração a chance de alcançar um clássico uma década após sua estreia no SNES. Uma variedade de pequenos ajustes surgiu em sua transição para a tela menor do computador de mão – o Link certamente era muito mais barulhento no GBA graças às amostras de voz adicionadas. Se você gosta ou não dessa adição, é uma questão de gosto.
No entanto, uma adição que foi universalmente bem-vinda foi a nova missão multijogador Four Swords. Supondo que você tenha amigos com GBAs e cópias do jogo, até quatro de vocês podem se juntar a uma aventura Zelda apenas para vários jogadores para enfrentar o mago malvado Vaati. Completar este jogo também abriu uma masmorra bônus em A Link to the Past,
Sim, The Legend of Zelda: A Link to the Past and Four Swords é um pacote e tanto . Se este ou o clássico SNES pode ser classificado como a versão ‘definitiva’ é motivo de debate, mas a porta GBA é uma excelente maneira de experimentar a maior aventura 2D de Link.
10. Pokémon Emerald
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Game Freak Data de lançamento: 30 de abril de 2005 ( EUA ) / 21 de outubro de 2005 ( Reino Unido / UE )
Pokémon Emerald é a versão atualizada de Ruby e Sapphire e – como você poderia esperar – foi mais evolução do que revolução. Incluía alguns novos elementos de história na região de Hoenn, atualizava os locais onde você podia prender certos Pokémon, permitia que você capturasse um grupo maior de Pokémon do que em seus predecessores e adicionou a Battle Frontier – uma ilha de competição que você pode visitar depois de vencer a Elite Quatro para ganhar emblemas, comprar itens e obter novos movimentos. Ficou faltando um fator ‘uau’ para os fãs de Pokémon, porém é seguro dizer que Emerald foi uma entrada sólida para a franquia.
9. Mario & Luigi: Superstar Saga
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: AlphaDream Data de lançamento: 17 de novembro de 2003 ( EUA ) / 21 de novembro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Mario & Luigi: A longa aventura principal do Superstar Saga parecia única em 2003. Foi apenas a terceira aventura de Mario no estilo RPG, mas a estreia de Mario da desenvolvedora AlphaDream acertou com seus sistemas de batalha viciantes e jogabilidade ‘dual brother’. Com muitas missões secundárias para procurar e minijogos para repetir para os caçadores de pontuação, as animações divertidas e “dublagem” de Mario e Luigi contribuíram para o grande senso de humor do jogo.
8. The Legend of Zelda: The Minish Cap
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Flagship Data de lançamento: 10 de janeiro de 2005 ( EUA ) / 12 de novembro de 2004 ( Reino Unido / UE )
The Legend of Zelda: The Minish Cap continuou a tendência de dar a Link um equipamento falante para acompanhá-lo em sua busca. Desta vez, era o Boné Minish – um chapéu chamado Ezlo que poderia encolher Link a proporções microscópicas para que ele pudesse localizar os fragmentos de Kinstone e salvar o povo Minish, ou ‘Picori’.
Outra entrada desenvolvida pela Flagship, esta era uma aventura tradicional de Zelda que parecia e soava maravilhosa, mas não fez muito para abalar a fórmula. Ele introduziu alguns itens novos e permitiu a Link aprender novas técnicas de espada ao longo do jogo, bem como ganhar a habilidade de fundir elementos em sua espada. Em suma, uma aventura brilhante de tamanho reduzido.
7. Golden Sun: The Lost Age
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Camelot Data de lançamento: 14 de abril de 2003 ( EUA ) / 19 de setembro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Embora Golden Sun: The Lost Age seja muito parecido com qualquer RPG padrão, há algo muito especial nele. É acessível e envolvente de uma forma que o mantém com vontade de jogar e experimentar. The Lost Age se baseia em quase tudo, desde o Golden Sun original , com uma campanha mais longa, mecânicas de Djinn estendidas, desafios maiores, quebra-cabeças inteligentes e pequenas melhorias gráficas. Os novatos fariam bem em começar com a excelente primeira entrada, já que o jogo pressupõe que você saiba o básico (além disso, você vai querer saber os detalhes do enredo se quiser que este faça o sentido adequado, pelo menos inicialmente).
6. Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo EAD Data de lançamento: 21 de outubro de 2003 ( EUA ) / 17 de outubro de 2003 ( Reino Unido / UE )
Este jogo fez a navegação pelas convenções de nomenclatura obtusas desta série absolutamente valer a pena, mesmo se você jogou Super Mario Bros. 3 no NES (o que é claro que você jogou). Super Mario Advance 4 continha um bando de novos níveis projetados pela Nintendo para jogar, tornando-se uma compra essencial para o conhecedor de Mario (e o lançamento do Wii U Virtual Console incluía, na verdade, todos os trinta e oito níveis sem a necessidade de ter o e-Reader, os cartões e um segundo GBA para digitalizá-los).
Fora os níveis extras, era como jogar a versão de SMB3 de Super Mario All-Stars em um computador de mão. Quer você seja um purista do NES ou prefira o visual atualizado da versão SNES, Super Mario Bros. 3 brilha em qualquer forma.
5. Final Fantasy VI Advance
Editor: Square Enix / Desenvolvedor: Square Enix Data de lançamento: 5 de fevereiro de 2007 ( EUA )
Conhecido como Final Fantasy III no SNES em 1994, o debate RPG sobre se Chrono Trigger ou Final Fantasy VI é o melhor. Por muito tempo, este foi o Final Fantasy final da série principal a aparecer em um console Nintendo – na verdade, continua sendo o último a ser lançado em um console Nintendo, apesar dos remakes.
4. Mother 3
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: HAL Laboratory Data de lançamento: 20 de abril de 2006 ( JPN )
O Mother 3 começou como um título para o Nintendo 64 antes de eventualmente ser transferido para o Game Boy Advance. No Ocidente, tornou-se uma espécie de culto – um lançamento quase mítico apenas para o Japão, que os fãs de Earthbound estão desesperados para tocar oficialmente há quinze anos. Essa base de fãs fervorosa resolveu o problema por conta própria com traduções não oficiais.
3. Metroid Fusion
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo R & D1 Data de lançamento: 17 de novembro de 2002 ( EUA ) / 22 de novembro de 2002 ( Reino Unido / UE )
Metroid Fusion – ou ‘Metroid 4’ de acordo com sua introdução – carrega mais do que uma semelhança passageira com seus irmãos SNES, e esse é provavelmente o seu maior defeito. Embora seja um jogo excelente por si só, não fez muito para se distinguir de outros Metroids e parecia muito mais linear do que seu antecessor expansivo. Ele também foi lançado ao mesmo tempo que Metroid Prime no GameCube, o que impulsionou a franquia em um ritmo surpreendente. Ainda assim, isso permanece excelente e a linearidade sem dúvida se adapta melhor a um jogo Metroid portátil do que uma entrada de console doméstico. Vale a pena dar uma olhada no GBA.
2. Castlevania: Aria of Sorrow
Editor: Konami / Desenvolvedor: Konami Data de lançamento: 6 de maio de 2003 ( EUA ) / 9 de maio de 2003 ( Reino Unido / UE )
Tendo aprendido as lições de seus dois predecessores GBA, Aria of Sorrow faz grande uso do hardware e com trilha sonora do veterano compositor da série Michiru Yamane.
Não há absolutamente nenhuma gordura em Aria of Sorrow – nenhum dos truques desnecessários da era DS – e é essa pureza que o torna nosso Castlevania favorito , apesar do protagonista não empunhar um chicote ou mesmo ser um Belmont.
1. Metroid: Zero Mission
Editor: Nintendo / Desenvolvedor: Nintendo R & D1 Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2004 ( EUA ) / 4 de abril de 2004 ( Reino Unido / UE )
Metroid: Zero Mission é um excelente remake de 2004 do Metroid original. Zero Mission conta a história da primeira entrada, mas com visuais muito mais atraentes e jogabilidade inspirada em Super Metroid. Com save rooms e um monte de novos itens, áreas e mini-bosses, esta é a maneira de vivenciar a primeira missão de Samus. Desculpe , missão zero.
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