Se você é fã do gênero Metroidvania, com certeza deve dar uma chance a Voidwrought, jogo desenvolvido pela Powersnake e publicado pela Kwalee. Esse jogo se inspira muito em Hollow Knight, um dos melhores e mais aclamados jogos do gênero, nesta geração, sendo perceptível os vários momentos que remetem ao grandioso jogo da Team Cherry.
O game é aquele é aquele típico jogo de plataforma 2D com várias áreas interligadas. Porém, você não pode explorar tudo de imediato, o que causa aquela sensação de estar perdido e sem saber o que fazer. Em cada área, é necessário adquirir uma habilidade específica para conseguir avançar.
Com sua atmosfera sombria, o jogo combina bem com a intensidade de sua gameplay, que é bastante desafiadora e até com uma pegada soulslike, que vem ganhando cada vez mais espaço em uma fusão com jogos metroidvanias recentes.
A história do jogo resume-se em um mundo totalmente caótico, onde você foi despertado para derrotar os arautos dos deuses que residem nas ruínas da civilização. Sua missão é recrutar devotos para a seita de adoração à fé original, sem “corrupção”.
A gameplay do jogo é muito boa, fluindo bem, e os inimigos são bastante interessantes. No início, você não encontra muitos inimigos desafiadores; porém, com o tempo, surgem inimigos bem difíceis, exigindo mais das suas habilidades. E por falar em habilidades, é possível adquirir novas habilidades à medida que você avança no jogo. A cada chefe que você derrota, ganha uma habilidade nova, mas estas não ficam restritas apenas aos chefes—explore bem o mapa.
A pegada “soulslike” do jogo se revela na forma como ele pune o jogador. Particularmente, eu achava que Hollow Knight era um jogo punitivo, mas Voidwrought consegue ir além. Neste jogo, você precisa encontrar uma sala de salvamento para recuperar a recarga de vida, e pode usá-la apenas uma vez.
Os gráficos do jogo são muito bonitos, desenhados à mão, e o estilo artístico é uma excelente escolha para esse tipo de jogo. No entanto, há pequenas quedas de FPS em alguns momentos. O design dos personagens é incrível, tanto do protagonista quanto dos inimigos. Alguns inimigos, em particular, têm um visual bastante peculiar e até bizarro.
A trilha sonora é excelente. Jogos do gênero Metroidvania parecem seguir uma regra: sempre trazem uma trilha sonora maravilhosa! Cada área do jogo possui uma música tema que se adapta perfeitamente ao clima do ambiente, e os efeitos sonoros também estão muito bem trabalhados.
Voidwrought é um jogo relativamente curto, mas, se você jogá-lo com calma, se perdendo e morrendo inúmeras vezes, facilmente pode ultrapassar as 15 horas de gameplay. Aliás, essa é uma experiência que eu recomendo! Em jogos Metroidvania, é comum se perder e enfrentar desafios repetidamente. Não desista, pois a recompensa ao final vale a pena!
Em resumo, Voidwrought é um excelente Metroidvania, bastante similar a Hollow Knight. O jogo é bem completo, com áreas incríveis e uma dificuldade elevada, mas sem ser frustrante. É punitivo, mas de um jeito que desafia sem desanimar. Com um estilo artístico belíssimo, trilha sonora incrível e uma gameplay fluida e envolvente, ele se destaca no gênero. O jogo também está disponível em português do Brasil e custa R$ 59,99 na eShop. Pelo conteúdo oferecido, o preço vale muito a pena!
A Metroidvania with personality that deserves the attention of genre fans, the game has everything a Metroidvania should, while also adding its unique dark theme and an interesting level of difficulty for those who enjoy a challenge
Nota do Editor: Voidwrought foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Kwalee para avaliação.]
1 Comentário