Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

Ys X: Nordics – Um RPG de ação que merece ser exaltado

A série Ys, apesar de não ser tão conhecida quanto merece, é uma franquia bastante antiga, criada na década de 80 com o lançamento do primeiro título, Ancient Ys Vanished. Inicialmente disponível apenas para PCs no Japão, a série só começou a ser comercializada no Ocidente por volta dos anos 2000.

Com uma base de fãs em constante expansão, a série conquistou um lugar especial entre os apreciadores de RPG. Agora, a NIS America traz para o Ocidente Ys X: Nordics, mais um título desenvolvido pela Nihon Falcom, que novamente tem Adol Christin como protagonista, assim como todos os capítulos da série. Algo interessante a se falar alias, é que tal qual The Legend of Zelda, os games não tem ligação direta entre si, não havendo problema iniciar suas aventuras em Ys, neste novo jogo da série.

Em Nordics, Adol e seus amigos, Dogi e Dr. Flair, estão viajando para Celceta com o objetivo de ajudar um médico em suas pesquisas. A jornada é feita de barco e parecia tranquila, até que navios piratas se aproximam da embarcação em que estão. Para proteger seus amigos e a tripulação, o protagonista enfrenta os piratas até que Karja, a líder dos corsários, surge, iniciando assim um duelo entre eles.

Mesmo após o desembarque, a batalha entre dois não chega ao fim. Karja então desafia Adol novamente para um novo duelo, mas algo inesperado acontece e a luta é cessada com ambos tendo que se unir para a luta contra um mal bem maior.

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

A história de Ys X: Nordics é interessante, densa e repleta de conteúdo. Porém, é preciso dizer que, caso você não seja tão familiarizado com RPGs, pode acabar se decepcionando: há bastante diálogo. Se você não gosta de jogos com muito texto para ler, isso pode incomodar, especialmente no início, quando o ritmo é mais lento e a jogabilidade demora a começar devido à grande quantidade de interação entre os personagens.

Por outro lado, a gameplay é muito envolvente. Trata-se de um RPG de ação, com batalhas no estilo hack and slash, similar ao estilo de Final Fantasy VII Remake. Há um botão para ataques normais, sendo possível equipar diferentes tipos de ataques especiais. O mais interessante é que você também pode controlar Karja, e a dinâmica vai muito além de simplesmente alternar entre os personagens. Na verdade, você pode jogar com tanto com ela e com Adol ao mesmo tempo, e eles conseguem até realizar ataques especiais em conjunto, exemplificando bem o ditado a união faz a força.

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

O jogo também conta com uma árvore de habilidades. Ao coletar orbes, você pode melhorar atributos como defesa, ataque, magia, entre outros. A cada parte desbloqueada nessa árvore, você também ganha um ataque especial que pode ser equipado.

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

Além dos combates “normais”, o jogo também apresenta batalhas navais. No barco, é possível disparar as clássicas bolas de canhão, que têm munição infinita. No entanto, você também pode equipar outras armas, mas é importante ficar atento se elas possuem munição infinita ou limitada, até para não sofrer com isso em batalhas.

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

A trilha sonora é um ponto bastante positivo do jogo. A maioria das músicas é calma, especialmente durante a navegação, o que transmite uma sensação de paz — até o encontro com forças do mal, é claro. Nas batalhas, especialmente contra inimigos e chefes, a música muda e se torna mais intensa, acompanhando o clima de tensão.

Quanto aos gráficos e à performance, estão satisfatórios. O estilo gráfico é inspirado em anime, mas apresenta alguns serrilhados. O jogo roda a 30fps, com quedas de desempenho, principalmente quando há muita informação na tela. Apesar disso, o design dos personagens é muito bonito, e os cenários são vibrantes e coloridos (dependendo do ambiente, é claro)..

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado

Ys X: Nordics é um excelente jogo para fãs de RPG, sendo praticamente indispensável para quem aprecia o gênero. Ele entrega tudo: batalhas emocionantes, uma trilha sonora de qualidade e uma história envolvente. No entanto, é um jogo voltado para quem já está acostumado com RPGs e seus longos diálogos. Se for sua primeira experiência com o gênero e você começar logo por Ys X: Nordics, pode acabar não aproveitando tanto, o que pode prejudicar sua experiência, especialmente porque o jogo não conta com suporte ao idioma Português do Brasil.

Ys X: Nordics - Um RPG de ação que merece ser exaltado
Ys X: Nordics – Um RPG de ação que merece ser exaltado
Veredito
Um prato cheio para quem é fã de RPG e ama jogos do estilo. O jogo tem uma boa história, tem excelente trilha sonora, as batalhas são insanas, o design dos personagens são muito bonitos, mas não é um jogo recomendável para quem não é fã de RPG, pois os diálogos são muito extensos e podem desanimar novatos de continuar jogando
Design
96
Trilha Sonora
92
Diversão
84
Gameplay
84
Custo X Benefício
76
Prós
Batalhas insanas
Trilha sonora excelente
Contras
Diálogos longos
Sem português Brasil
86
Nota Final

A perfect choice for RPG fans who love this style of game. The story is engaging, the soundtrack is excellent, the battles are intense, and the character design is very well done. However, it’s not a game recommended for those who aren’t RPG fans, as the lengthy dialogues may discourage newcomers from continuing to play.

[Nota do Editor: Ys X: Nordics foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nis America para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Nintendista desde criança, apaixonado por Super Mario, Zelda e Pokemon, e tenho esperança de um novo Donkey Kong