Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Part Time UFO - Um puzzle mobile que entrega diversão no Switch

Part Time UFO – Um puzzle mobile que entrega diversão no Switch

Mesmo trazendo consigo os altos (e baixos) de um jogo mobile, Part Time UFO entrega muita diversão e uma gameplay bastante diversificada mesmo confinada no estilo quebra-cabeça.

A HAL Laboratory é uma das grandes empresas desenvolvedoras parceiras de longa data da Nintendo, responsável pela produção de diversos títulos de franquias famosas da empresa japonesa como Kirby, Mother e Super Smash Bros.. Em 28 de Outubro, a Nintendo soltou uma direct sem aviso com diversos anúncios e entre eles estava um jogo que ninguém esperava vindo da parceria com a HAL, Part Time UFO. E já estaria disponível no mesmo dia.

Part Time UFO é um jogo puzzle baseado em física que foi lançado para dispositivos mobile Android e IOS no Japão em 14 de Novembro de 2017 e 3 meses depois, em 26 de Fevereiro de 2018, lançado para o mundo todo. E agora, quase 3 anos após seu lançamento inicial ele chega também ao híbrido Nintendo Switch e chega trazendo muita diversão, mas também muitas deficiências provenientes do ambiente mobile.

Part Time UFO - Um puzzle mobile que entrega diversão no Switch

Trabalhando Meio Período

Em Part Time UFO você é um disco voador consciente que tem uma garra assim como daquelas maquininhas de pelúcias em shoppings que você nunca consegue acertar. Esse disco voador irá fazer diversos tipo de trabalho e missões em sua jornada na terra, ganhando dinheiro no processo. E quando eu falo diversos tipos de trabalho, são diversos tipos de trabalhos mesmo! E isso é um dos pontos fortes do jogo, a variedade entre as fases deixa a jogabilidade sempre inovadora e diferente, não deixando a mecânica do jogo (que é a mesma basicamente) se tornar entediante.

Em uma fase você está carregando e equilibrando caixas e frutas em um caminhão, e em uma outra fase você está montando um totem em um museu. O jogo realmente consegue manter a jogabilidade sempre nova e interessante. E mesmo quando você completa a fase (conseguindo as três medalhas das missões específicas) e abre a versão mais difícil do estágio, a jogabilidade continua interessante e inovadora mesmo que seja apenas a mesma fase com a dificuldade aumentada.

Mantendo o Equilíbrio

A primeira grande vantagem é perceber que o jogo foi totalmente retrabalhado para o Nintendo Switch, saindo da verticalidade dos celulares, a tela expande e a gameplay ganha novas sensações com os botões do aparelho. E o jogo consegue manter um equilíbrio entre um port de mobile e um jogo realmente feito para consoles, mesmo trazendo alguns defeitos do mundo dos jogos para smartphones.

É um bom jogo médio, não está ali para competir com nenhum AAA, mas sim com indies de puzzle, e nisso se sai bem. É um jogo casual muito melhor que vários outros ports mobile. Mas ainda traz consigo cicatrizes desse mundo. Ele apresenta um sistema de loja que você pode comprar com moedas que ganha pelo jogo e missões para completar em casa fase. E é basicamente fase atrás de fase, com o mesmo sistema. Você tentando entender as missões apenas pelas imagens e pontuando dentro do tempo, e tentando várias vezes no processo, na mesma fase. O que pode se tornar maçante com o tempo se você quiser platinar o jogo (algumas missões eu ainda não sei como resolver).

Part Time UFO - Um puzzle mobile que entrega diversão no Switch

Terminando o Serviço

Part Time UFO apresenta um puzzle de física interessante com uma trilha simples e interface e apresentação básica. Tem muita diferença entre cada fase e estágio deixando a jogabilidade sempre interessante, mas pode ser tornar maçante ao tentar fechar todas as missões e assim ficar na mesma fase por várias e várias jogadas.

O jogo apresenta muitas fases, opções de customização e está por R$46,00 na eShop brasileira (US$8,99 na eShop americana), então se você gosta de um puzzle casual (e não vai se irritar facilmente se ficar preso na mesma fase para completar missões), esse jogo pode ser uma opção a se considerar. Part Time UFO, se me permitem os trocadilhos, entrega um jogo muito bem equilibrado!

8 / 10 Nota Final
Prós
- Fases bem diferentes entre si
- Customização
- Puzzle relativamente barato
Contras
- Tentar a mesma fase para fechar missões por muito tempo pode ser maçante
- Nada além de um puzzle casual
Resumo
Mesmo trazendo consigo os altos (e baixos) de um jogo mobile, Part Time UFO entrega muita diversão e uma gameplay bastante diversificada mesmo confinada no estilo quebra-cabeça.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]