Os relatórios fiscais do ultimo ano (que se encerrou agora em Março) é alvo de curiosidade de muitos, e os dados da Nintendo começaram a serem divulgados.
Dentre todas as informações ali contidas, algo que chama a a tenção é a previsão/aposta/esperança de que o já aclamado Nintendo Switch possa, ainda esse ano, superar as vendas totais do Nintendo DS e assim atingir o patamar de console mais vendido da empresa.
Para isso, será necessária a venda de cerca de 13,5 milhões de unidades em todo mundo. Atualmente o Switch atingiu a marca total de 141,32 milhões de unidades enquanto o Nintendo DS finalizou suas vendas com o total de 154,02 milhões de unidades, abaixo apenas do Playstation 2 com pouco mais de 156 milhões.
Mas será que dá?
Agora, o quão provável é que esse desejo da Nintendo se concretize? Difícil afirmar mas as chances, olhando hoje, não são tão favoráveis. As vendas do Nintendo Switch estão mais lentas e menores, como por exemplo, atingiram o total de 17,97 milhões de unidades vendidas no ultimo ano fiscal (2022) que já representa uma queda de 12,6 porcento em relação ao ano anterior (2021).
A previsão de 13,5 milhões de unidades para esse ano pode não ser alcançada, principalmente por não termos em 2024 uma expectativa tão grande para os jogos que chegarão ao console como foi feito ano passado com a chegada de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (agora com 20,6 milhões de unidades vendidas) e Super Mario Bros. Wonder (agora com 13,44 milhões de unidades vendidas).
Mas pode haver luz no fim desse túnel, pois mesmo jogos menores ou mais nichados se mostraram joias a serem lapidadas com, por exemplo, Mario Vs. Donkey Kong e Princess Peach: Showtime! atingindo mais de 1 milhão de cópias vendidas com apenas alguns meses de lançamento (ambos os jogos foram lançado ainda esse ano).
O que temos ainda pra esse ano?
O road-map de jogos exclusivos para esse ano está bem enxuto, mas há ali um grande candidato a se realçar a frente a todos, Paper Mario: The Thousand-Year Door que será lançado dia 23 de Maio. No mês seguinte temos o Luigi’s Mansion 2 HD que é amado por uns e criticado por outros.
Há títulos ainda não mencionados que poderiam ajudar nessa conjectura como o próprio Metroid Prime 4 que apareceu em um documento no começo do ano com data de lançamento definida como TBA (To Be Announced: Ainda Será Anunciada). Talvez o anúncio de Junho nos dê mais vislumbres de jogos que podemos ter ainda esse ano.
Torço para que o Switch consiga a marca de console mais vendido da empresa, mas pra isso acho que a Nintendo precisa começar a “entregar os ouros” ou vai ser muito difícil alcançarem essa meta.
2 comentários