Super Mario Bros. Wonder foi lançado no dia 20 de outubro e desde seu primeiro trailer já estava sendo muito aclamado pelos fãs. Eu também me incluo nessa aclamação, até porque eu cresci jogando Super Mario, então ver um novo ser anunciado e acompanhar até seu lançamento foi algo histórico pra mim. Mexeu muito com as minhas emoções, e garanto, se você é fã, com certeza Super Mario Bros. Wonder vai fazer você também se emocionar e se arrepiar com várias referências de outros jogos da franquia.
A história começa com Mario e sua turma indo para o Reino Flor, um lugar próximo ao Reino Cogumelo, e pra você ter uma noção de quão perto é o Reino Flor com o Reino Cogumelo, na fase de introdução do jogo da pra ver no fundo os cogumelos gigantes do reino.
Enfim, nesse reino conhecemos o simpático Príncipe Florian, que é um fofo, admito! E ele começa a cerimônia de boas vindas dos visitantes com uma Flor Fenomenal – guardem bem esse nome dessa flor, vamos usar bastante no decorrer do texto.
Porém, Bowser chega para invadir o reino e captura a Flor Fenomenal, e o efeito da flor foi tão poderoso que o vilão se fundiu com o castelo do Reino Flor, e Bowser começa a espalhar o caos por todo o reino.
Florian pede ajuda de Mario e sua turma, e aí começamos nossa aventura em um novo reino que nunca havíamos visto antes. Lembrando, Mario e sua turma são todos jogáveis, e são eles: Mario, Luigi, Toad Azul, Toad Amarelo, Peach, Daisy, Toadette, Yoshi Verde, Vermelho, Azul-Claro e Amarelo e o Ledrão.
Todas as cores do Yoshi e o Ledrão não são afetados pelos potenciadores e nem sofrem como os demais personagens, eles são como se fosse o modo “fácil” do jogo, assim como também acontecia na Série “New”.
Nossa aventura começa no “Planalto Rochacanos”, um lugar muito bonito e interessante, porém foi bem mostrado nos trailers, mas nada que tire a experiência, pois é incrível. Cada fase possui uma Flor Fenomenal, sim a mesma flor que Bowser pegou e se fundiu ao castelo, havia dito antes para gravar esse nome não é? Pois bem, vamos falar dela agora!
A Flor Fenomenal, ela causa um efeito diferente em cada fase, tem fase que o efeito faz os canos ganharem vida, tem fase que o efeito faz você virar um balão fazendo referência a Super Mario World, tem fase que você anda pela parede, e por aí vai.
Isso deixa as fases muito dinâmicas, e deixa o tom de curiosidade pro jogador, pensando “qual será o efeito fenomenal que vai acontecer nessa fase?” O efeito fenomenal acontece também nos castelos, então fique bem atento, busque as flores nos castelos também!
Os novos potenciadores são muito legais de se usar, você consegue acessar esses novos potenciadores usando a Maçã Elefante, Flor Bolha e Cogumelo Broca.
O Elefante faz seu personagem ganhar mais força, quebrar blocos com mais facilidade, e pegar água para molhar algumas flores das fases, a água também deixa alguns inimigos paralisados.
Já o Bolha faz com que seus inimigos virem moedas, particularmente foi o potenciador que mais gostei de usar, além de transformar inimigos em moeda, você ainda consegue usar as bolhas para realizar saltos alcançando lugares mais altos.
Já o Broca faz você ficar debaixo da terra e até ficar na parte do teto, e pode causar danos se você sair da terra em cima de algum inimigo, também excelente para alcançar alguns lugares tanto altos, tanto baixos.
A trilha sonora de Super Mario Bros. Wonder é incrível, muito bonitinha, alegre, dá a sensação de algo divertido, e cada mundo tem sua música diferente, um som ambiente diferente, e além disso ainda resgata músicas antigas, como por exemplo a música de fase de Bônus de Super Mario World, confesso que quando ouvi a música em uma fase de Mario Wonder fiquei emocionado!
O estilo de arte, os gráficos, os detalhes são muito lindos, esse foi realmente uma diferença grande em vista dos jogos anteriores de Mario em 2D, o que mais gostei foram das expressões faciais dos personagens, a animação de dano, de entrar nos canos, nas portas, a animação de pegar um potenciador, tudo está perfeito!
Além disso, possui novas versões de algumas fases, como a fase em cavernas, ficou excelente, a clássica música das cavernas sempre recebe um remix diferente, não foi diferente com Mario Wonder.
As fases tem seus níveis de dificuldade, no mais Super Mario continua sendo daquele jeito, não muito difícil, e um jogo curto, bom para todas as idades aproveitarem, mas gostei muito do equilíbrio, foi muito parecido com a sensação de jogar Super Mario World.
Citei muito Super Mario World né? Mas o jogo também faz referências a Super Mario Bros 3, Super Mario 64, Super Mario Galaxy e até mesmo Super Mario Odyssey, isso tudo com os efeitos fenomenais.
O multiplayer de Super Mario Bros Wonder é excelente, um jogador não atrapalha o outro, o máximo que acontece é se esbarrar, porém não chega a atrapalhar igual acontecia no New Super Mario Bros., que um atrapalhava o outro pulando em cima da cabeça do outro, nesse jogo não acontece isso.
O jogo tem dois modos de multiplayer, o local e o online, no local é a forma clássica, sem segredos. Já o modo online conta com uma espécie de “lobby” e você e vários outros jogadores do mundo todo podem jogar juntos, todos os jogadores que se conectam a você, são uma espécie de “fantasminhas”, você pode ver eles, mas não pode pegar nenhum item dele, nenhum potenciador, nenhuma moeda, nem a flor fenomenal, porém você consegue ver onde ele está, onde ele vai entrar, pular, etc.
Até rolou uns vídeos da comunidade se ajudando usando o bom uso do modo online, jogadores mostrando onde tem uma passagem que não era muito óbvia para os players mais leigos, isso é muito legal e une a comunidade, além disso você pode criar sua própria sala e jogar com amigos.
Os novos inimigos não são poucos! São muitos inimigos novos, e cada um tem sua personalidade, definitivamente são inimigos que marcaram presença!
Além de tudo isso, ainda tem o nosso idioma Português Brasil, em que ajuda muito a entendermos toda a história, apesar de não ser o foco do jogo, e ainda está dublado, a flor tagarela fala em português do Brasil! Inclusive, a Flor Tagarela dá pra desativar a voz, porém recomendo deixar ativa, pra ouvir as piadas, trocadilhos, frases engraçadas, sério, a flor tagarela só solta pérola!
Apesar de tudo isso, o jogo ainda é curto, porém é bem recompensado com dificuldade, e o mundo extra que possui, prolongando ainda mais a jogatina. No mais, Super Mario Bros. Wonder é um jogo excelente para novos jogadores, é perfeito para quem já é fã do bigodudo a mais tempo, e é definitivamente o melhor jogo de Super Mario em 2D.
Deixar uma resposta