Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Super Mario RPG faz 25 anos

Super Mario RPG faz 25 anos

Vamos tentar esquecer o clima de fim de festa do aniversário de 35 anos do Mario ou o aniversário ignorado de 35 anos de Zelda por um momento. 2021 também é um ano especial para Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, jogo que fundiu a experiência Final Fantasy com o mundo do nosso amado encanador bigodudo para criar um RPG de turno atemporal e cheio de estratégia. Este título é adorado por praticamente todas as pessoas que tiveram a oportunidade de jogá-lo no Super Nintendo.

Temos que agradecer a Super Mario RPG pelo surgimento das séries de sucesso Paper Mario e Mario & Luigi, ambas nascidas da colaboração entre a antiga Square (hoje Square Enix) e a Nintendo. Ao adicionar história, humor e muita personalidade à já bem estabelecida fórmula Super Mario, a Square criou um jogo que usou as IPs da Big N como nenhuma outra jamais havia feito.

Infelizmente, esta colaboração entre as empresas deu luz a somente um jogo, com a Square mudando de rumos em direção à Final Fantasy e ao PlayStation. Super Mario RPG – apesar de ser o pai de duas séries de sucesso – nunca recebeu uma continuação. Talvez seja melhor assim, considerando o quanto as séries Paper Mario e Mario & Luigi minguaram através dos anos, com poucos lançamentos.

Super Mario RPG é um daqueles jogos que envelheceram bem, então mesmo que não tenhamos visto mais nada desse jogo nos últimos 25 anos, ainda podemos ligar o nosso SNES (ou o Virtual Console do Wii) e jogar, assim como nos velhos tempos. Este foi um jogo que chegou em um momento muito favorável tanto para a Square quanto para a Nintendo, quando as ideias fluíam com muita facilidade. Esta acabou ficando.

Como resultado, Super Mario RPG entra no panteão de melhores RPGs de turno da história, junto a Chrono Trigger, Earthbound e Final Fantasy como um belo representante do gênero – que tem como protagonista ninguém menos que o Mario.

Obrigado, Super Mario RPG, por todos os momentos de diversão! Agora adicionem Geno a Super Smash Bros. Ultimate!

Você gosta de Super Mario RPG? Teve a oportunidade de jogar no Super Nintendo? Deixe aqui o seu comentário.