Fae Farm é o novo jogo da Phoenix Labs, mesma desenvolvedora de Dauntless. Se você já jogou os clássicos como Rune Factory, Stardew Valley, ou o recente Harvestella, deve perceber bem de como o jogo se trata. Fae Farm coloca você na extensa terra de Azoria, onde você pode fazer colheitas, comprar criaturas, pescar, criar animais, derrotar monstros, exibir looks elegantes, criar itens e decorar o quanto quiser, sem mencionar fazer amizade com os aldeões e até namorar e casar com um.
O jogo segue com uma leve ou grande inspiração a jogos antecessores a ele, como Stardew Valley ou ate mesmo o hit Animal Crossing, sim, isso mesmo, se você já gastou todas as horas possíveis em Animal Crossing, pode gastar novas horas com Fae Farm.
POR QUE MÁGICO?
Quando chega à Azoria, pode parecer uma aldeia bastante normal com um mercado, uma taberna, uma mina, e alguns bosques assustadores. Mas à medida que avança na história principal, você será capaz de desbloquear áreas que estavam anteriormente bloqueadas e até mesmo explorar um reino totalmente diferente. Sempre que você desbloquear um novo capitulo da jornada de Fae Farm o jogo te dá coisas novas para explorar, deixando o jogo bem fresco e diminuindo a gameplay obsoleta que podia te ocorrer.
Sou fascinado por mapas abertos de jogos, e acabei levando muito mais tempo para desenvolver no Fae Farm pelo seu mapa livre, que dá vontade de sair capinando a ilha inteira, juntando dinheiro para comprar ovelhas e galinhas, era tanta coisa para fazer que meu TDAH não dava conta e me paralisava.
O mundo é bastante colorido, altamente personalizável como já disse, e você poder aprender magias deixa a gameplay ainda melhor, pelo menos do meu ponto de vista. Joguei Harvestella e Rune Factory 5, e amei muito a experiencia de fazenda com RPG, já em Fae Farm é mais um simulador, um The Sims com magia, por causa dos relacionamentos bem rasos que a gente pode adquirir.
O que me deixou decepcionado foi os textos dos diálogos, são bem comuns, sem profundidade, a gente não tem aquele apego a um personagem porque a gente não conhece a personalidade dele toda, fica preso a um script para conseguir o relacionamento, pelo menos foi assim que foi comigo. Mas não tira a beleza e cuidado que tiveram com o jogo.
No entanto o layout da Fae Farm é o ponto ideal para mim. Diferentes elevações dão mais dimensão ao jogo, mas sempre há caminhos claros para onde você precisa ir, com muitas oportunidades para pegar criaturas, derrubar árvores ou pescar ao longo do caminho. E embora o centro da cidade tenha sete vendedores, todos em um grande círculo, há vários outros vendedores em áreas exclusivas do mapa, então também não parece plano.
PERSONAGENS E CRIATURAS FOFAS
Uma coisa que não deveria chamar atenção porque deveria ser comum, mas não é, é que em Fae Farm temos uma certa inclusão social, existe cerca de uns 50 NPCs, como Aspen que é cadeirante e Vera, a curandeira, que usa um Hijab. Apesar de eu reclamar dos diálogos, o character design dos personagens esta ótimo, todos são diferentes e possuem suas peculiaridades, sua silhueta, então você lembrará de cada um. E digo mais, você terá a oportunidade de ter cinco encontros com cada um dos seis personagens românticos, durante os quais eles terão um monólogo extenso que revela muito mais de sua personalidade, já os diálogos com os personagens amigos é o que eu falei, chato e repetitivo.
Além dos NPCs, a estética fofa do jogo se estende a tudo, inclusive a inimigos antropomórficos que você encontrará durante as masmorras. Tresroar são baús de tesouro destruidores, Skello são violoncelos animados que atacam com suas cordas quebradas e Clanky são engrenagens giratórias, entre outros que não quero dar spoiler. Eles são mais fofos do que assustadores, tornando-os adequados tanto para crianças quanto para adultos. Até as diversas criaturas que você pode capturar, incluindo sapos, moscas, abelhas, borboletas, e caranguejos, são adoráveis, com olhos grandes e animados e designs coloridos. Você pode dizer que muito amor foi dedicado à arte conceitual por trás de cada personagem e criatura do jogo.
As criaturas são como as do mundo real, pelo menos a galinha, a única que gosto, também gosto do búfalo que da lã, eles tem todos nomes diferentes dos convencionais, e são bastante uteis, você pode cuidar deles, ter que dar atenção, alimentar, e eles vão deixar na cama deles o que eles dropam para você.
GAMEPLAY
O combate em Fae Farm é simples de controlar, mas você deve se armar com muitas poções para obter vantagem contra os inimigos e se proteger de ambientes hostis. Você também tem um cajado mágico que vem com seu próprio arsenal de feitiços úteis, como um redemoinho implantável ou o feitiço para fazer os inimigos pararem de atacá-lo por um minuto.
Quando não estiver nas minas batendo nas criaturas animadas, você pode estabelecer uma rotina de plantar, regar e colher toneladas de produtos em sua fazenda. Melhor ainda, você pode colocar muitas máquinas úteis para polir pedras preciosas para venda. A colocação desses itens é muito fácil basta abrir o menu, escolher a receita e anotar. Não é necessário correr do armazenamento para a área de colocação como em outros jogos agrícolas, todos os materiais necessários saem automaticamente do seu inventário.
Quando estiver se sentindo um pouco cansado, você vai para sua pequena casa. Você pode decorá-lo com um catálogo de itens que lhe dão saúde, energia e mana extras ao acordar e, claro, fazem com que pareça aconchegante e caseiro.
Mas além disso existe uma área mística que é desbloqueada conforme você avança na história e oferece uma segunda fazenda para você cuidar, completa com seu próprio local de pesca e outra casa para decorar. Aqui, suas plantações permanecem regadas por mais tempo e produtos feéricos especiais são cultivados. Além disso, você pode abrigar Spriggans e adoráveis Lunens nativos como seu gado. Há também uma área central com comerciantes e um extenso bosque repleto de criaturas capturadas cercadas por rios para pescar.
Muito cuidado foi dedicado a esse jogo, já que algumas mecânicas são geniais e proporcionam uma experiência muito tranquila em termos de tarefas diárias na fazenda. Por exemplo, se você ficar fora até tarde da noite pescando ou cultivando a terra, não será penalizado por isso. Você simplesmente acorda no dia seguinte em sua casa sem perder nada. Eu odiava isso em Harvestella, eu acordava depois de ter passado da hora e desmaiado e era cobrado por isso e ficava mais caro ainda com o passar do tempo, a medica me extorquindo.
Falando em cultivo, conforme você faz seu trabalho agrícola, sua ferramenta ativa muda automaticamente para aquela que você precisa. Se você estiver de frente para uma árvore, usará o machado, ou se estiver perto de uma plantação seca, sacará o regador.
Além das ferramentas que você possui, não há atualizações para sua fazenda. Mas calma, antes que você comece a gritar e questionar “como este jogo vale a pena no gênero fazenda” : é simples, é porque faz você ser criativo com poções e feitiços. Afinal, é Fae! Há uma poção da tristeza que rega as plantações enquanto você caminha, um redemoinho para coletar suas plantações do que você conseguir imaginar de uma só vez e… um pote de abelhas para fabricar. Além disso, as poções são super fáceis de criar e podem ser vendidas por um bom preço no mercado.
Devo mencionar que o jogo possui um fator multijogador, que você pode criar um mundo com seus amigos ou ver os deles, porém para essa review eu não tive como testar.
NEM TUDO FOI FLORES MÁGICAS
Apesar do jogo ser muito lindo, ótimo para alguém que queria jogar algo depois dos últimos lançamentos de fazenda, o jogo possui no Switch uns travamentos: demora para carregar quando inicia seu mundo. É bom que está em português, mas achei o preço na plataforma da Nintendo bem salgado, é irritante que o Switch não tenha recebido a mudança de preço que foi ao ar no Steam, reduzindo o jogo a um preço razoável.
No entanto, existem alguns títulos que custam o mesmo ou mais, têm muito menos conteúdo e têm um desempenho pior, por isso sinto que o custo não é completamente injustificado, já que o preço total inclui todos os futuros DLC também. O jogo é ótimo, jogando no portátil infelizmente é onde mais se vê a queda de quadros, se o jogo fica um tempo em stand by, ele meio que demorar para carregar tudo de novo, como se tivesse que iniciar tudo de novo, não entendi bem isso, porque em Harvestella eu deixava dois dias parado no Switch com o jogo aberto e não tinha nenhum glitch ou queda de frame. Enfim acho que somente o preço possa afastar entusiastas do gênero, talvez devam esperar uma promoção.
CONCLUSÃO
Fae Farm é fácil de jogar e tem um ciclo constante e envolvente de tarefas para realizar em sua fazenda. Lembra que eu ficava paralisado, é que era muita coisa para fazer, muito estímulos. Você vai nas minas, arruma as plantações, prepara poções, cuida dos animais, vê uma amizade, vender itens, prepara comida, e então está chegando uma estação da natureza… e assim vai. Alguns de vocês podem não adorar essa ideia, mas eu adoro.
Meu dia geralmente é assim – “Ah, preciso de algumas verduras frescas, peixes e algum minério para uma busca de amizade… é melhor ir para a floresta, para as minas e depois para o oceano! Mas espere, preciso cuidar de todas as minhas fazendas e alimentar meus animais. Eu também deveria cozinhar alguma comida para vender e tecer alguns materiais. Ah, e arranque todas as colheitas cultivadas. Continua assim até meia-noite, quando meu personagem é magicamente transportado para casa e o dia termina, satisfeito com quantas tarefas terminei”.
É uma excelente terapia para pessoas como um emocional sobrecarregado como o meu, porque você se fixa naquilo que se pode fazer, percebe e reflete sobre o tempo, e depois de ter tudo isso descarregado seu emocional e até mesmo sua vida real se torna um pouco “Fae”, um pouco mágica.
2 comentários