Golden Joystick Awards 2025: Donkey Kong Bananza vence o prêmio de Escolha da Crítica em noite dominada por Clair Obscur: Expedition 33

Golden Joystick Awards 2025: Donkey Kong Bananza vence o prêmio de Escolha da Crítica em noite dominada por Clair Obscur: Expedition 33

O Golden Joystick Awards 2025 aconteceu nesta quinta-feira (20) em Londres, celebrando sua 43ª edição com um total de 24 categorias dedicadas a premiar desde grandes franquias até produções independentes.
A maior parte dos vencedores foi escolhida pelo voto popular, mas quatro categorias: Escolha dos Streamers, Revelação, Conjunto da Obra e a prestigiada Escolha da Crítica, ficaram nas mãos de um painel especializado formado por jornalistas, criadores e veteranos da indústria.

E foi justamente neste grupo seleto que surgiu uma das surpresas mais interessantes da noite: Donkey Kong Bananza levou o prêmio de “Escolha da Crítica”. Os fãs foram responsáveis por eleger a maior parte dos vencedores, com grande destaque para:

  • Clair Obscur: Expedition 33, que venceu Melhor Narrativa, Melhor Direção Visual, Melhor Trilha Sonora, dois prêmios de Performance e ainda levou Melhor Jogo do Ano.
  • Ghost of Yōtei, que venceu Melhor Design de Áudio e Melhor Jogo de Console.
  • Hollow Knight: Silksong, coroado como Melhor Indie – Auto Publicação e Melhor Jogo de PC.
  • Lies of P: Overture, vencedor de Melhor Expansão.
  • PEAK, campeão de Melhor Multiplayer e também da Escolha dos Streamers.
  • GTA VI, que venceu Jogo Mais Esperado.
  • The Sims, introduzido ao Hall da Fama.

Com uma mistura de vitórias óbvias e surpresas notáveis, a edição deste ano reforçou o impacto do voto popular e destacou ainda mais o peso e a raridade dos troféus decididos por especialistas, como o conquistado por Donkey Kong Bananza. O Nintendo Switch 2, no entanto, perdeu na categoria de Melhor Hardware de Jogo para AMD Ryzen 9 9950X3D.

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.