Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
A Nintendo está jogando de SUPORTE

A Nintendo está jogando de SUPORTE

Jogar de suporte é uma posição muito importante. Geralmente os jogadores de suporte ficam logo após a galera da linha de frente (onde ficam os atiradores e os tanks). Mas será que a Nintendo está jogando bem de suporte?

A chegada da Nintendo para o Brasil foi algo muito esperado, e comemorado por todos os fãs e não fãs, pois a volta da empresa mostra que o mercado está sendo promissor. Quando a Nintendo anunciou a sua volta, o primeiro passo foi disponibilizar o seu hardware, no caso o Nintendo Switch. O segundo passo, foi disponibilizar um suporte, e pessoal, que suporte! A Nintendo já iniciou o terceiro passo do seu plano de volta, que foi o lançamento da loja virtual no console. mas isso fica para a próxima conversa.

Falando um pouco de como esta funcionando o suporte da Nintendo. A experiência que tive com o suporte foi relativo ao meus joy-cons. Eu estava sofrendo com o drift, acho que a grande maioria de vocês sofrem com isso, além dos botões LR do joy-con direito não funcionava para emparelhamento “solteiro” hehheh, o que não permitia que eu jogasse com minha esposa, por exemplo. Então no dia 14 de outubro entrei em contato com o suporte.

Bem, a partir daqui vou escrever mais um tutorial que uma coluna, como de costume. Como falei, o primeiro passo para ter acesso ao suporte da Nintendo, enviar um e-mail para eles (suporte.nintendo@deal4b.com.br). No meu caso, a resposta ao e-mail foi no mesmo dia pedindo umas informações quanto ao produto, que foram os joy-cons. O segundo passo é meio que lógico, responder todas as informações pedidas, novamente o suporte da Nintendo respondeu rápido, e no dia seguinte já tinha a confirmação que meu serviço seria feito de boa. O terceiro passo é enviar os joy-cons para eles, e no dia 3/11, os meus joy-cons foram enviados (gratuitamente) para o suporte, pois eles mandam o código dos Correios (o que leva um tempo) para que vocês não tenha custo algum com o serviço. A Nintendo me enviou joy-cons NOVOS (05/12) no lugar do meu defeituoso.

A Nintendo está jogando de SUPORTE
Joy-Cons novos enviados pelo suporte Nintendo

Agora vamos voltar ao formato coluna. Com relação ao serviço, em momento algum fiquei sem resposta, tudo bem que no final estava demorando um pouco para responderem e concluírem o processo (depois que enviei os joy-cons levou aproximadamente 30 dias para os novos chegarem). Essa demora foi justificada pelo número de procura pelo suporte, que ficou sem estoques de joy-cons e tiveram que esperar a chegada de mais, e nesse período de pandemia, acabou atrasando.

Vale colocar aqui que o meu Switch foi comprado em março de 2017 (sim, tive a sorte de ter o Switão da massa no mês do lançamento dele) na Espalha, logo eu não tenho a nota fiscal, nem tão pouco o meu console está na garantia e mesmo assim o suporte da Nintendo fez a troca dos meus joy-cons de forma gratuita, não paguei nada (só a caixa que comprei nos Correios para enviar de forma segura os joy-cons).
Aqui onde moro (Recife-PE) o valor do reparo do drift é de aproximadamente R$: 70,00.

Eu indicaria o suporte da Nintendo de forma segura e tranquila (espero não ter que usar novamente, não pelo serviço, mas pq não quero quebrar nada no meu switch), com ressalva. No meu caso, e de alguns aqui do canal, demorou para receber os novos joy-cons, para nos não tivemos problemas, umas vez que tínhamos outros controles (no meu caso o SN30Pro da 8BitDo) para poder esperar. Então, se você só conta com os joy-cons, ou você fica na abstinência, ou procura um serviço técnico próximo da sua residência.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]