Bastion - Simples, porém cativante

Bastion – Simples, porém cativante

É realmente engraçado quando a gente para e pensa: “A eShop do Nintendo Switch é a casa dos jogos indies de qualidade” (pelo menos quando estamos comparando consoles). Porque, sério, Bastion é mais um daqueles RPGs curtinhos e “delícia” de se jogar, pois além de personagens carismáticos, temos uma incrível trilha sonora que faz qualquer um se apaixonar pelo jogo.

E claro, devo admitir que foi através dessa belezinha de jogo que conheci a Supergiant Games e todos os maravilhosos jogos que desenvolveram até o momento. Os caras realmente sabem como fazer jogos cativantes e que de alguma forma marcam sua vida, não a toa passaram a ser um dos meus studios favoritos.

Sobre o jogo

Bastion é um jogo do gênero RPG, ação e aventura, desenvolvido e distribuído pela Supergiant Games em 16 de agosto de 2011 para PC (Steam) e Xbox 360, sendo portado para Nintendo Switch apenas em 2018.

O jogo é visualmente muito atrativo, seus mapas e personagens foram pintados inteiramente a mão, o que costuma garantir um charme a mais ao jogo. Não temos aqui texturas mal feitas, serrilhados ou coisas mal desenhadas ao ponto de serem desagradáveis de se ver.

Bastion - Simples, porém cativante
Kid acessando a loja de armas do Bastion.

No início, tudo que Kid (protagonista) sabe, é que uma grande catástrofe destruiu o mundo como o conhecíamos e agora é seu dever tentar reparar toda essa “bagunça”. A cada área pelas quais passamos descobrimos um pouco mais sobre os acontecimentos da história, que é nos apresentada aos poucos por um narrador que também faz parte dos personagens com quem você interage durante a jogatina (achei particularmente interessante). Trechos desse mundo despedaçado surgem a medida que você caminha pelo que sobrou dele.

Gameplay

Ao longo do jogo você adquire várias armas para adicionar ao seu arsenal, podendo customiza-las de acordo com as suas necessidades, que são muitas já que a campanha conta com o desbloqueio de alguns desafios, que não são obrigatórios para a conclusão do jogo, mas te ajudam a subir de nível e a ganhar mais moedas para comprar poções, ídolos, habilidades especiais e melhorias para suas armas.

Vale ressaltar que o jogo possui uma boa variedade de criaturas selvagens as quais você pode enfrentar pelo que sobrou do “velho mundo” (todos eles, com exceção de um tipo específico, são agressivos e te atacam quando se aproximar), além de possuir um sistema de ídolos, ou amuletos se preferir, que dificultam a sua gameplay em troca de um bônus na experiência e ganho de moedas por áreas concluídas.

Bastion - Simples, porém cativante
Kid usando uma katana para enfrentar seu inimigo.

Os desafios, como já acima citados, são ótimos para avançar no progresso do seu personagem, mas não espere por facilidade, pois alguns são insanos, principalmente se você inventar de finalizar todos eles tendo cem por cento dos ídolos ativos.

Também é possível completar o jogo para desbloquear o modo “New Game Plus” e assim terminar de adquirir todos os  ídolos, poções e armas com todos os upgrades além das demais conquistas, caso esteja buscando os 100% jogando pela Steam.

O jogo de fato é capaz de te entreter, além de ter um ótimo custo benefício. Ele não está disponível na eShop brasileira, mas é possível encontrá-lo na dos Estados Unidos.

Bastion - Simples, porém cativante
Bastion
Veredito
Se você procura um jogo com boa história, bom custo benefício e ótima trilha sonora, para relaxar enquanto tem a experiência com uma gameplay mais simplificada, então, Bastion vale a pena ser adquirido.
Design
8
Trilha Sonora
10
Diversão
8
Gameplay
8
Custo x Benefício
8.6
Prós
Ótima arte
Ótima trilha sonora
Bom custo benefício
Contras
Não é localizado em português
8.5
Nota Final

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

- Um otaku sem futuro que passa seu tempo na internet falando sobre mangás, animes, e claro, sobre a Nintendo.