Uma grata surpresa dos últimos anos para a Nintendo (e também motivo de muita incerteza devido a vários adiamentos), Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp foi lançado em abril do ano passado e recebeu muitos elogios pelo resultado alcançado. Grande parte da qualidade que a nova versão trouxe se deve ao excelente trabalho da desenvolvedora WayForward, que trabalhou diretamente no novo game em parceria com a Big N.
Famosa por seus trabalhos com a franquia Shantae, a empresa sempre teve o grande desejo de trabalhar diretamente com a Nintendo. De acordo com o diretor James Montagna, em uma recente entrevista ao podcast Fragments of Silicon, esse desejo de trabalhar em algum jogo da produtora japonesa é antigo, e as conversas foram construídas durante anos até, de fato, surgir a oportunidade. Confira abaixo o relato bem bacana do diretor contando como foi até chegar ao sim da Nintendo.
Foi algo que começou porque conversamos com a Nintendo por muitos e muitos anos. Acho que deve ter sido por volta de 7 a 8 anos, durante os quais, a cada E3, fazíamos questão de nos encontrar com a Nintendo apenas para conversar e falar sobre coisas que poderíamos potencialmente fazer juntos. Todo ano, chegávamos com uma nova proposta para encantá-los, entretê-los e impressioná-los, e garantíamos que a reunião fosse sempre algo em que nos divertiríamos muito juntos. Eles nos associam a momentos de diversão, riso e conversas sobre jogos, simplesmente apreciando os jogos como a forma de arte que são.
Depois de muitos anos desse tipo de interação com a Nintendo, eles passaram a realmente aguardar pelo “WayForward Meeting”, como eles mesmos disseram, e nós continuávamos trazendo algo interessante para eles. Foi assim que construímos uma conexão genuína. Eles são pessoas incríveis e têm uma paixão enorme por jogos, e você podia sentir isso ao falar com eles. Acho que fomos capazes de encontrar uma conexão nessa paixão porque, claro, nós da WayForward também amamos jogos. Foi uma combinação muito boa e um ajuste perfeito para fazermos algo juntos. Então, quando surgiu a oportunidade de eles pensarem em criar algo como Advance Wars e trazer essa franquia de volta, eles pensaram: “Com quem poderíamos fazer isso?” Eles entraram em contato conosco, e foi algo que todos amamos muito.
Para muitos de nós que jogamos Advance Wars no passado, no momento em que eles mencionaram isso, nossos queixos caíram. Foi como, “Claro que adoraríamos ajudar a criar uma releitura de Advance Wars.” E foi isso que deu início ao projeto, resultando em uma experiência incrível.
Deixar uma resposta