Fur Squadron - Uma homenagem a Star Fox que para por ai

Fur Squadron – Uma homenagem a Star Fox que para por ai

Star Fox é uma das franquias mais amadas do mundo Nintendo e até hoje paira o mistério do porque a empresa japonesa ainda não revisitou essa franquia no seu atual console, restando apenas a nós mortais nos contentarmos com o material disponibilizado no Nintendo Switch Online e jogarmos os clássicos de Snes e Nintendo 64 da franquia. Mas e se eu te contar que tem um certo titulo que faz uma homenagem a essa icônica franquia no nosso amado console hibrido? Ta receoso para entender sobre? Então vamos falar de Fur Squadron, jogo desenvolvido pela Raptor Claw e que é totalmente inspirado no game de Fox Mcloud.

É um tanto injusto você começar uma analise citando um outro jogo de maneira direta, mas não há como fazer qualquer analise desse jogo sem fazer qualquer tipo de comparação. Isso porque Fur Squadron não é necessariamente uma cópia (algo que seria muito grosseiro em se dizer) mas é totalmente inspirado na franquia da Nintendo. E para ter tal percepção, nem é necessário jogar, basta ver até mesmo o visual dos personagens, suas roupas, o visual que basta para observar qualquer associação.
Mas vamos falar um pouco desse jogo que com certeza você, que até aqui chegou, quer saber: Vale a pena?

Vamos começar falando sobre a história do jogo que influencia na escolha da opção de ter esse gráfico digamos, um pouco diferente. Para então compreender melhor isso, vamos dar uma olhada na descrição oficial disponibilizado pela produtora:

FUR Squadron é um arcade de tiro espacial sobre trilhos, que segue a aventura de uma equipe de elite
pilotos durante o que à primeira vista parece um treinamento rotineiro em realidade virtual.
Nesta jornada alucinante por ambientes estéticos retrowave e música sintetizada
você enfrentará as simulações (ou não) das unidades e lacaios do malvado Império Skal.
Conheça sua equipe. O bravo líder do Esquadrão FUR, o furão Blaze Mustela. O sarcástico
piloto ás Kiro Nax. E o brilhante e alegre engenheiro Axel Mex.
Desenvolvido pelo estúdio independente Raptor Claw,.

Como pode ser observado, o jogo é bem simples, com os heróis se encontrando em uma centro de treinamento e por isso o visual retrô e sem tantos detalhes. Isso pode desagradar em uma era que cada vez se exige detalhadamente nos games mas é a forma que os desenvolvedores tentaram se destacar justamente para se diferenciar de sua inspiração. E sendo franco acho louvável essa tentativa de fugir de Star Fox nessa questão, o problema que fica uma sensação de que o jogo é um teste beta e não há tanta diferenciação de uma fase para outra. Parece que é tudo do mesmo, você passando e atravessando tudo de novo, somente com umas diferenciações a mais. Isso passa uma sensação de jogo maçante, fica complicado permanecer no jogo porque uma hora ou outra, vai bater a sensação de: não acabou?!

Fur Squadron - Uma homenagem a Star Fox que para por ai

E isso acaba influenciando no game como um todo, porque por mais que haja uma evolução com o passar das fases, acaba sendo tudo muito minimalista, pouco demais e a diversão acaba ficando em segundo plano. Mas, tem que se falar que o sentimento de nostalgia bate sim nesse jogo. Bate com determinados inimigos que surgem na tela, bate com determinados movimentos da nave e até mesmo diálogos entre os personagens (gente, quando um deles fala “do a barrel roll”, o coração deu uma acelerada). Por mais que eu tenha falado que os gráficos, diante de sua mesmice, acaba atrapalhando a diversão, o game de forma nenhuma é injogável ou que não valha a pena. Ele tem suas qualidades e muitas delas estão em justamente na lembrança de você jogar a franquia esquecida da Nintendo.

A jogabilidade do jogo é bem simples e os inimigos com o passar de fase vão ficando mais complicados. O jogo inclusive ta muito bem desenvolvido para o Nintendo Switch, muito fluido, sem muitos lags e transcorre sem muitos problemas. É um jogo que é claramente feito para homenagear e tratado inclusive como pequeno projeto, sendo extremamente injusto chegar aqui e tecer grandes criticas como se tivesse grandes aspirações. O interessante que a desenvolvedora decidiu dar continuidade a franquia e já anunciou a sequencia do game, com previsão de lançamento para 2025. Confira abaixo inclusive uma das imagens do projeto:

Fur Squadron - Uma homenagem a Star Fox que para por ai
Imagem de FUR Squadron Phoenix

O game tem um preço ok para o Nintendo Switch, custando R$ 35,99 na eShop brasileira e confesso que para um fã de Star Fox, o game é um pedido imperdível por justamente conseguir trazer o sentimento de nostalgia do game. Nisso, ele acerta com maestria. Mas para um público geral, que não conhece e gostaria de conhecer, melhor ir diretamente para o Switch Online jogá-lo antes.

Fur Squadron - Uma homenagem a Star Fox que para por ai
Veredito
Por mais que seja uma homenagem clara a Star Fox, ele tenta ter sua identidade própria. Uma pena que acaba derrapando justamente nessa questão.
Design
55
Trilha Sonora
75
Diversão
75
Gameplay
75
Custo x Benefício
70
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Jogo consegue trazer o sentimento de nostalgia
Boa Jogabilidade, fácil de manusear
Contras
Os gráficos prejudicam uma melhor experiência.
70
Nota Final

[Nota do Editor: Fur Squadron foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Raptor Claw através do Keymailer para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?