A gamescom latam teve sua estréia aqui no Brasil, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de Junho e nós da Project N estivemos lá cobrindo o nascimento dessa que promete ser a nova casa do cenário Indie no Brasil e, talvez, do mundo!
gamescom: Mas que evento é esse?
A gamescom (sim, em letra minúscula) nasceu em Koelnmesse, Colognia na Alemanha em 2009 como uma feira de games para exibição de novos títulos e hardwares que se consolidou como a maior feira de jogos do mundo em 2011, em sua terceira edição, onde contabilizou mais de 270.000 visitantes, 5.000 jornalistas e 500 exibidores de 40 países em um espaço de 120.000m2. A feira contava com apenas uma “filial” chamada de gamescom Asia (na China) e agora passa também a ter uma nova edição na América Latina tendo o Brasil como sua sede de estréia. No ano passado, nesse mesmo período, tivemos a BIG Festival ocorrendo e esse mesmo evento foi incorporado ao agora chamado gamescom Latam.
BIG Festival: O que aconteceu com a BIG?
A BIG Festival (inicialmente Brazil Independent Games e em seguida Brazil International Games Festival) é um evento brasileiro com foco nos desenvolvedores, produtores e entusiastas de jogos eletrônicos e periféricos que ocorre anualmente em meados de Junho, em São Paulo, trazendo uma grande visibilidade ao cenário Indie nacional e, a partir das últimas edições, também mundial. Estivemos presente em sua última edição, em 2023, e agora em 2024 a mesma foi incorporada a gamescom Latam como sendo uma de suas sessões focado estritamente no cenário Indie de jogos finalistas à uma premiação e outra sessão de jogos promissores de finânciamento e produção.
O que tivemos?
No geral, essa edição contou com um espaço gigantesco de dois pavilhões inteiros da São Paulo Expo (o dobro da BIG Festival de 2023) com diversos estandes e estações de jogo para os mais variados públicos. Tivemos a presença da Nintendo, a volta triunfal da Tectoy e a humilde participação da Playstation, Sega e Xbox como cenário de consoles. Tivemos Bandai Namco com Elden Ring: Shadow of the Erdtree, Warner Bros. com Mortal Kombat 1, Howarts Legacy e Multiversus e Ubisoft com XDefiant como principais desenvolvedoras em grandes estandes.
Mas o foco aqui não são elas (perdão Nintendo)… Aqui o foco do evento é o networking, aprendizado e financiamento. Teve diversão e gameplay? Com certeza! Mas o cerne da BIG Festival ainda dominava o evento com centenas de jogos indies brasileiros e de diversos outros países buscando financiamento e mostrando todo o potencial dessas pequenas mentes brilhantes, diferenciando bem das demais feiras de games que temos atualmente em território brasileiro.
Deixemo-nos de conversa e vamos ao que interessa: Destaques do evento!!!
Destaques
Nintendo: Mais uma vez gigante
Difícil falar dos destaques do evento sem mencionar a brilhante Antares que nos permeia e nos atrai com sua gravidade ímpar! Sim, estou falando da gigante vermelha Nintendo que mais uma vez estava presente e com um dos maiores estandes do evento.
Diferente da última BIG Festival, dessa vez a Nintendo investiu pesado em manter vizível todos seus principais jogos do Switch e ainda trazer de quebra a possibilidade de jogarmos a novidade do momento: Luigi’s Mansion 2 HD um dia antes de seu lançamento!
Alem de seis estações de jogo para Luigi’s Mansion 2 HD com direito a pôster e adesivos, haviam diversos outros jogos como: The Legend of Zelda – Tears of the Kingdom, Super Mario Wonder, Princess Peach Showtime!, Pokémon Scarlet & Violet, Mario Kart 8 Deluxe, Nintendo Switch Online + Expansion Pack (cada um com pelo menos quatro estações de jogo) e outros oito títulos indies desenvolvidos na américa latina disponíveis para Switch.
Não o bastante, havia também uma área para fotos com os próprios Mario e Luigi que rendeu inumeras filas durante o evento. Mas ainda assim não foi menos fila do que o principal brinde do estande: Uma sacochila oficial do programa de recompensas MyNintendo com a turma do Mario e um livreto contendo todos as referências contidas no filme Super Mario Bros. O Filme. Esses últimos renderam filas gigantescas do momento de abertura do evento até seu término.
Mas e sobre a última direct… não teve nada? Bom a nível de informação não… mas tinha um lindo e gigantesco painel de The Legend of Zelda – Echoes of Wisdom que seria perfeito para tirar fotos.. se nao estivesse 90% do tempo ocupado por filas para os brindes da MyNintendo…
E falando em tirar fotos, achei alguém muito interessante no primeiro dia de evento e resolvi dar um oi, como todo fã se impulsionaria a fazer: Trata-se de Bill Van Zyll, o CEO da Nintendo Latam.
Para nós, fãs da Nintendo, é maravilhoso ver sua presença e sua aproximação (mesmo que lenta para os mais ansiosos) do público brasileiro com estandes grandes, brindes e localização em Pt-Br de jogos (também a passos lentos) mas sejamos otimistas: Nunca estivemos tão próximos quanto agora, principalmente com um jogo novo de Zelda e da série de RPGs Mario&Luigi já anunciados em Pt-Br!!!!
Tectoy e Zeenix: a estrela do evento
O estande da Nintendo estava em posição estratégica sendo facilmente acessada ela entrada de público, mas isso não tirou o título de estande mais cobiçado da brasileira Tectoy que retorna triunfantemente ao cenário de games depois de decadas afastados.
No fim de semana anterior a Tectoy anunciou em seu evento digital a existencia de um pc gamer portátil de nome Zeenix que vem com força para rivalizar com o Steam Deck e ROG Ally a um preço mais acessível, e essa novidade moveu saudosistas, pais e filhos ao estande em busca de poder deslumbrar essa novidade em mãos em qualquer um dos mais de 20 Zeenixes espalhados pelo estande com cerca de oito jogos brasileiros diferentes todos aptos e rodando nos aparelhos em sua versão pro.
Em determinado momento, tivemos a possibilidade de conversar com uma das engenheiras de software do projeto que nos contou sobre seus próprios testes de benchmark, overclock, diferenças entre as versões Lite e Pro e compatibilidade de coneção com itens diversos uma vez que sua base executa um Windows 11 nativamente.
Sem sombra de dúvidas, a Tectoy e o Zeenix foram os protagonistas desse evento e a novidade mais cobiçada dos cinco dias.
Centenas de indies prontos pra jogar
Um dos grandes, senão maior, diferencial do evento estava justamente na gigantesca gama de jogos indies ali disponíveis para teste divididos em dois segmentos: Panorama BIG e Panorama Banco do Brasil.
Panorâma BIG Festival
Aqui tinhamos mais de 100 jogos indies, todos finalistas em diversas categorias pelas quais passaram desde o final de 2023 até março de 2024 (periodo de inscrição dos jogos). A premiação final era em dinheiro além de toda a visibilidade de estar ali a frente de todos os demais por mérito próprio.
Panorâma Banco do Brasil
Havia também aqueles que estão em busca de trilhar o caminho do desenvolvimento e publicação de jogos, foco principal das BIG Festival passadas, que aqui tiveram a oportunidade da visibilidade através de uma parceria do Banco do Brasil, um dos patrocinadores do evento.
Além de diversas estações de jogo, estavam ali também os desenvolvedores e/ou responsáveis por cada projeto afim de conseguirem financiadores para tornar real esse que ja foi o sonho de muitos de nós.
Atrações
Além dos estandes e das inumeras estações de jogo, a gamescom latam 202 também foi palco para alguns campeonatos como Multiversus e ALL STARS – BRAWL STARS que teve suas etapas de quartas de final até a final durante os dias de evento na arena e-sports.
E falando em palcos houveram inumeras palestras, por vezes simultâneas, nos outros 5 palcos distribuidos pelo evento: Palco Journey e Palco Quest. O Journey era dividido em 3 sessões e o Quest em duas e através de fones com tradução em tempo real era possível ouvir diretamente qualquer um deles a qualquer momento bastando trocar o canal de transmissão.
Também houveram participações de diversos criadores de conteúdo promovendo ativações nos estandes e interagindo com o público a cada passo.
O Banco do Brasil estava presente, não apenas como patrocinador ou impulsionador dos indies, mas também em um grande estande com tirolesa, jogos, area de testers de jogos e outras brincadeiras. O Governo e Prefeitura de São Paulo também estavam com ativações, escola de jogos, podcasts, VR e concursos cosplays.
Gosta de jogos VR? Também haviam algumas estações de jogos prontas para uso utilizando Playstation VR2 e Meta Quest. É mais do lado pc gamer? A Cooler Master e a Epic Games estavam lá junto da Logitech, Sandisk e outras empresas focadas em periféricos.
Em resumo, tinha jogos para todos os gostos, mas é claro que as grandes atrações sempre possuiam mais filas.
Extra: Qiddiya Gaming – Uma cidade real
Havia também no evento um espaço próximo a arena de e-sports chamado Qiddiya Gaming promovendo interação VR, AR e alguns brindes. Porém a parte mais curiosa de tudo isso é que Qiddiya é uma cidade no Oriente Médio que está sendo contruída, com previsão de conclusão para 2035, com o intuito de ser a primeira cidade cem porcento gamer do mundo. Com interação entre jogos e mundo real, temática cyberpunk e muito mais!
BIG Awards: Os Vencedores
Como é de costume na BIG Festival, nessa edição “ampliada” também houve a premiação dos jogos que ali estavam concorrendo como finalistas. Essa escolha foi feita com base em um juri e o voto popular do publico que esteve no evento entre os dias 26 e 30. Segue a lista dos ganhadores:
- Melhor Jogo: Chants of Sennaar | Rundisc (França)
- Melhor Jogo – América Latina: Arranger – A Role-Puzzling Adventure | Furniture & Mattress (Argentina)
- Melhor Jogo – Brasil: Momodora – Moonlit Farewell | Bombservice (Brasil)
- Melhor Som: Dordogne | UMANIMATION and UN JE NE SAIS QUOI (França)
- Melhor Arte: Harold Halibut | Slow Bros (Alemanha)
- Melhor Narrativa: Once Upon a Jester | Bonte Avond (Holanda)
- Melhor Gameplay: Pacific Drive | Ironwood Studios (EUA)
- Inovação: Cryptmaster | Paul Hart & Lee Williams (Reino Unido)
- Melhor Mobile: What the Car? | Triband ApS (Dinamarca)
- Melhor Multiplayer: Extremely Powerful Capybaras | Studio Bravarda (Brasil)
- Melhor jogo Casual: Station to Station | Galaxy Groove (Holanda)
- Melhor XR/VR: Sky Climb | VRMonkey (Brasil)
- BIG Impacto – Diversidade: Sibel’s Journey | Food for Thought Media (Alemanha)
- BIG Impacto – Educacional: Loddlenaut | Moon Lagoon (EUA)
- BIG Impacto – Questões Sociais: Crab God | Chaos Theory (Austrália)
- Melhor Jogo – Estudante: Folgore | ETPA (França)
- Melhor Jogo – Infantil: Tuned Turtle | 32 Pixels (Brasil)
- Melhor Jogo – Não Lançado: Luna Abyss | Bonsai Collective (Reino Unido)
- Melhor Jogo – Voto Popular: Astro PPig | Garoa Studios (Brasil)
Acessibilidade e Infraestutura
A adição de todo um segundo pavilhão fez toda a diferença no evento, quando comparado apenas ao BIG Festival de 2023, quanto a acessibilidade de movimentação do público.
ruas largas, banheiros bem dispostos e de fácil acesso. Salvo por algumas pouquissimas excessões, transitar pelo evento era estremamente agradável.
Já que mencionei… Vamos às excessões!
Sim, nem tudo é perfeito. Mesmo com toda a largura das ruas denro do evento era possivel encontrar “trânsito” em alguns lugares por excesso de pessoas querendo ver/interagir com algo. Um desses alvos de interação foi o estande da TNT que possuia uma ativação com jogo, alguns brindes e a venda do energético em si, porém esse estande ficava de frente com uma área de criadores de conteúdo e por esse motivo enxia de pessoas querendo ver, conversar e bater fotos com os mesmos.
Outro ponto de preocupação foram os bebedouros espalhados pelo evento. Não haviam muitos e os poucos que tinham viviam com extensas filas pois a pressão d’agua para eles era de dar sono, tamanha a demora. Incrível que uma infraestrutura de tal porte tenha tão pouca pressão nos bebedouros se nos banheiros a pressão era bem grande. Não quero acreditar que isso possa ter algo a ver com as garrafinahs d’água custarem dez reais dentro do envento…
Conclusão
Crescer e multiplicar é uma tática de conquista tão boa quanto dividir e cercar. A união da gamescom com a BIG Festival, junto ao grupo Omelete, faz jus a primeira tática e certamente conquistaram espaço no Brasil com um evento de games para gamers. O foco aqui é jogar, conhecer e crescer. Os muitos incentivos, as inúmeras estações de jogos, o holofote dado aos pequenos potenciais, tudo isso se faz necessário para que essa indústria cresca e torne o Brasil a nova casa do cenário Indie mundial.
A gamescom latam estreou em grande estilo e inclusive já confirmando sua próxima edição, também em São Paulo, entre os dias 30 de Abril e 04 de Maio de 2025. Mal posso esperar!!
Para ver todas as fotos tiradas no evento clique aqui.
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