Project N na BIG Festival: Sábado e Domingo

BIG Festival 2023 - Banner

Salve pessoal! Trago agora mais algumas impressões sobre a BIG Festival 2023 sobre o fim de semana.

Para quem ficou de fora ou não sabe do que se trata: A BIG Festival (Best International Games Festival) é uma feira de videogames com foco principal em desenvolvedores brasileiros e com atrações internacionais que ocorre em São Paulo anualmente no meio do ano. Essa feira era antes conhecida apenas como Brazil’s Independent Games Festival sendo a feira especializada no lançamento dos jogos brasileiros e fomentação dessa industria.

A BIG Festival 2023 ocorreu entre os dias 28 de Junho e 02 de Julho sendo o primeiro dia um Spoiler Night para negócios e imprensa.

BIG Festival: Fim de Semana

Como o esperado o fim de semana encheu o espaço deixando praticamente toda estação de jogo ocupada. O estandes mais chamativos, ou que davam mais brindes, estavam com filas e a programação de meet and greet movia multidões de hora em hora.

Nossa amada Nintendo seguiu sempre cheia e com filas para todos os jogos que ali estavam disponíveis. Até mesmo os pequenos esperavam para jogar e se divertiam muito!

Tivemos alguns cosplays no evento, menos do que imaginei que teria. Acredito que a ausência de um campeonato cosplay ou a não contratação dos mesmos pelas empresas possam ser a causa. Ainda assim vi alguns muito bem feitos como os das fotos abaixo: @_harucake, @tenguz396, @bihuneee e @sakuravee_. Infelizmente não consegui o contato de todos eles para registrar aqui. Caso você saiba, nos avise nos comentários para marcá-los!

BIG Festival: Atrações Internacionais

A BIG Festival contava com 4 palcos simultâneos e teve sua programação recheada de palestras e entrevistas. Dentre elas pude presenciar duas palestras com convidados internacionais sendo eles Chance Glasco, criador de Call of Duty, que estava aqui anunciando seu novo jogo Martial Arts Tycoon: Brazil e Takashi Tokita, um dos diretores de arte da Square Enix, que esteve pela primeira vez ao Brasil contando parte da sua história e falando sobre seu jogo Live A Live.

Um maravilhoso detalhe sobre as palestras em geral: tradução simultânea. Sim, qualquer palestra internacional possuía tradução simultânea possível através de toda uma equipe de tradução preparada e uma rede de radio com fones de ouvidos sintonizados em canais específicos para cada palco e idioma. Isso nitidamente deixa o palestrante muito mais confortável sem ter que fazer pausas a cada sentença esperando o tradutor.

BIG Festival: QUByte e Epopeia Games

Conseguimos trocar algumas palavras com representantes da QUByte e Epopeia Games que estavam presentes no evento com seus jogos Mars 2120 e Gaucho and the Grasslands. Além de termos um primeiro contato com cada jogo nos foi dito também sobre a possível vinda de ambos ao Nintendo Switch ainda esse ano!

BIG Festival: Hidratação

O Pavilhão da São Paulo Expo, onde ocorreu o evento, é enorme e bem equipado, porem com pouquíssimos bebedouros, sendo um dos patrocinadores e servido com um “oásis” para repouso, a SABESP possuía um espaço chamado de praça da hidratação contendo puffs para descanso, estações de recarga de celular e copos d’água para quem quisesse.

Outros dois estandes também possuíam bebidas para o publico, o estande da TNT e o da Coca-Cola. O da TNT permitia ganhar gratuitamente um energético caso participasse de jogo com 4 pessoas onde o ultimo a ficar em um tile verde ganhava brindes, mas todos os participantes ganhavam a bebida.

Já a Coca-Cola teve uma abordagem diferente entregando sem nada em troca uma lata de seu lançamento comemorativo junto ao jogo League of Legends. Bastava passar no estande nos horários pré-definidos e isso garantiu filas enormes.

BIG Festival: Conclusão

Foi um ótimo evento, e um evento para quem quer jogar coisas novas. Experimentar e conhecer novas plataformas, ter um contato mais próximo de um estúdio de videogames, conhecer do processos de criação, conhecer mais sobre o cenário e sobre os influenciadores.

Do evento em si: nada a reclamar.
Do espaço usado: nada a reclamar.
Da praça de alimentação: CARO DEMAIS!

Espero realmente que esse evento cresça e outros possam surgir vendo a potência e oportunidade que o cenário de jogos brasileiro tem à oferecer.


Para acessar todas as fotos tiradas no evento clique aqui.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.