Além de ser expert em pular plataformas e tartarugas, o personagem mais querido do mundo dos videogames também é bom de briga, sendo opção ideal para quem está começando
Ele está na capa de todos os jogos, cujos títulos também fazem referência a ele (e a seu irmão). Aliás, é de se dizer que se não fosse ele, a franquia Super Smash Bros. não seria tão carismática e querida pelo público, já tendo vendido mais de 28 milhões de cópias somente no Nintendo Switch. Estamos falando, é claro, de Mario!
Na semana passada, o Project N publicou um guia de outro personagem de Super Smash Bros. Ultimate, Kazuya Mishima, da franquia Tekken. Agora, voltamos ao início da lista de mais de 70 lutadores disponíveis. Mario, como não poderia ser diferente, é o primeiro deles, e portanto, é o foco deste guia, que tem o objetivo de ensinar aos leitores os conceitos e mecânicas básicas.
Assim como em outros jogos, como Mario Kart, Mario Tennis, Mario Strickers e por aí vai, Super Mario é o que se pode chamar de “standard” (“padrão“) ou então “balanceado”. Possui todos os atributos necessários para que um jogador iniciante entenda as mecânicas, mas se for estudado a fundo, pode ser realmente poderoso no competitivo.
Embora falte “força” para jogar os inimigos para fora da arena, não faltam movimentos variados ao bigodudo. Com golpes competentes de perto e também de longe, ele pode não parecer, mas se configura como excelente opção para entender como funciona o Smash.
A mesma descrição pode ser aplicada aos outros “oito originais”, ou seja, a Kirby, Link, Samus, Pikachu, Fox, Donkey Kong e Yoshi, os únicos que estavam presentes na primeira entrada de Super Smash Bros., em 1999, no Nintendo 64.
Cada um deles ensina um estilo ao jogador. Donkey Kong, por exemplo, é o mais bruto desta seleção, e apesar de lento, causa dano massivo, o que facilita jogar o inimigo para fora. Link, por sua vez, é mais tático e exige uma estratégia mais acertiva.
Mario, por outro lado, tem de tudo um pouco. Quer ficar de longe jogando bolas de fogo, como se estivesse usando o famoso power up da flor? É possível! Quer ficar de perto, dando socos e pontapés e atacando também com a nostálgica capa amarela de Super Mario World? É possível também!
O F.L.U.D.D. (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device) – ou jet pack de água (veja foto acima)– de Super Mario Sunshine, também está presente. Dos apetrechos mais usuais, ficou de fora apenas o carismático quepe de Super Mario Odyssey.
Para resumir: Mario, em Smash, além de uma homenagem aos 37 anos da franquia mais importante dos games, é um dos bonecos-chave, já que tem a capacidade de fazer um jogador inexperiente se apaixonar pelo jogo de luta.
E olha que Smash quase não teve os personagens da franquia Mario, hein?! Durante o desenvolvimento do primeiro título, a desenvolvedora Hal Laboratory produzia o protótipo usando bonecos genéricos. Mas isso é história para outro post.
Agora, é hora do guia do personagem #01 de Super Smash Bros. Ultimate: Super Mario. Confira a seguir.
Os conteúdos deste e demais guias de Super Smash Bros. Ultimate produzidos pela equipe Project N apresentam, além de dicas produzidas por quem jogou bastante, conteúdos traduzidos do jogo, que está em em inglês
MOVIMENTOS
B – Bola de fogo
Mario joga uma bola de fogo que vai quicando no chão por todo o cenário
B + ← ou B + → – Capa
Mario balança uma capa para girar oponentes ao redor e refletir projéteis
B + ↑ – Super soco e pulo
Mario ataca repetidamente com um soco para cima, como se fosse quebrar um bloco nos jogos em que protagoniza. Este movimento é um dos, se não for o mais útil de todos. Se utilizado no tempo certo, pode jogar um inimigo para cima, e se usado em repetição, pode mantê-lo no ar, fazendo com que eventualmente vá para fora da arena. Mas atenção: Mario não vai para cima em linha reta. Ele vai na diagonal, seja para esquerda ou para a direita, então é preciso observar a direção em que você está antes de usar esta habilidade, que também pode ser aproveitada para aqueles momentos quando se está caindo da arena. Curiosidade: moedas roxas, em referência a Mario Odyssey, vão aparecer no lugar das tradicionais amarelas caso você acerte corretamente.
B + ↓ – F.L.U.D.D.
Extraído diretamente do Mario Sunshine, do GameCube, o F.L.U.D.D. joga um jato d’água nos inimigos. Este ataque pode ser carregado, e com prática, o jogador poderá administrar a mira para acertar acertar no ângulo desejado.
Final Smash – Mario Finale
Mario desencadeia uma devastadora onda de fogo na direção para a qual ele está virado. Este ataque cobre uma grande área e vai longe, então é melhor utilizá-lo depois de pular, para garantir que o oponente desejado será atingido.
DICAS
Para cima, e avante!
Como já citado acima, o movimento do B + ↑ é uma das principais armas de Mario. Se usado no tempo certo, pode acertar duas ou mais vezes em sequência, aumentando bastante a porcentagem do inimigo para jogá-lo para fora. Atenção: a repetição de movimentos é importante aqui, pois os golpes de Mario não são muito brutos, e por isso, sozinhos não têm força para fazer os inimigos voarem, então não fique preocupado em fazer combos bonitos visualmente, e sim eficientes.
Para lá e para cá
Além de estilosa e nostálgica, a capa de Super Mario World faz uma coisa muito interessante: ela vira os inimigos de lado. Por exemplo, se o oponente estiver de frente par você, use a capa e vire-o de costas, emendando com um B+ ↑ ou apenas B. É muito eficiente.
“It’s a me, Mario!”
Sim, Smash Bros. tem vários personagens que usam os punhos como arma principal, como Ryu e Ken, de Street Fighter, Kazuya, de Tekken, Terry Bogard, de Fatal Fury e The King of Fighters e até mesmo Lucario, de Pokémon. Mas Mario também faz isso! Aperte A em sequência e se surpreenda com Mario socando e chutando. Ou então dê um agarrão usando R e aperte A várias vezes em seguida para ver Mario dando cabeçadas. Ah, e carregar o botão A + ↑ ou A + ↓ ou A + → ou A + ← pode ser decisivo, já que este é um dos ataques mais fortes do bigodudo.
Alto, bem alto
Para desviar de ataques ou subir em plataformas mais altas, experimente a seguinte sequência: pule, e quando for começar a cair, pule novamente. Depois, quando for começar a cair outra vez, use B + ↑.
Se afaste!
Para manter os oponentes longes de você, use e abuse das bolas de fogo (B) e também do jato d’água (B + ↓). Lembre-se de que, no Smash Bros, principalmente nas lutas com três ou mais jogadores, bater não é a única estratégia. Fugir também pode ser uma excelente opção!
CLASSIC MODE
Chamado de ‘Lets-a Go!’, o Classic Mode de Mario costuma ser o primeiro a ser jogado em Smash Bros. Ultimate, já que está na primeira posição de seleção de personagens. É interessante analisar que, a cada luta, Mario enfrenta representantes de outras franquias. Primeiro, de The Legend of Zelda, depois de Kirby, Donkey Kong, Pokémon e Fire Emblem. Por fim, a briga é contra todos os filhos de Bowser e depois com o próprio rei Koopa.
1ª Luta – vs Link e Zelda (%)
2ª Luta – vs Kirby, Meta Knight e King Dedede (%)
3ª Luta – vs Donkey Kong e Diddy Kong (%)
4ª Luta – vs Squirtle, Pikachu, Charizard e Ivysaur (%)
5ª Luta – vs Marth, Crom e Ike (%)
6ª Luta – vs Larry, Morton, Wendy, Iggy, Roy, Lemmy, Ludwig, Bowser Jr. (% – batalha de horda)
Bonus Game
Boss – vs Bowser (normal) e Giga Bowser (boss)
ROUPAS
A primeira roupa é, claro, a mais tradicional de todas: Mario com todo o carisma usando roupa vermelha, macacão jeans, luvas brancas e quepe com a letra M. Mas também fazem parte do guarda-roupa do bigodudo a roupa do jogo NES Open Tournament Golf, que faz referência à bandeira dos Estados Unidos; uma versão azul e roxa; uma outra preta e cinza; mais uma verde clara e escura, no estilo Luigi; outra roxa no estilo Wario; a já clássica roupa de construtor, vista em Super Mario Maker 1 e 2, e por fim uma referência a Mario Odyssey: o traje de casamento!
CENÁRIOS
Ao todo, 18 cenários de Super Smash Bros. Ultimate são inspirados na franquia Mario. E muitos deles são interativos, simulando fases dos jogos em que são baseados, com rolagem lateral da tela e tudo mais. Tem o Castelo da Peach; tem o Reino dos Cogumelos, que é uma versão reimaginada da fase inicial do primeiro jogo; outra versão do Castelo da Princesa Peach, que reproduz o que é visto em Super Mario 64; outra deste mesmo videogame, que é a Rainbow Cruise; uma recriação da Yoshi Island de Super Mario World; uma versão muito interessante da primeira fase de Super Mario Bros. 2; a Delfino Plaza, de Super Mario Sunshine; uma versão alternativa e sombria do Reino dos Cogumelos; duas pistas de Mario Kart; o cenário original de Mario Bros.; um estágio inspirado nos níveis iniciais de Super Mario 3D Land; uma fase de New Super Mario Bros. 2, com direito a competição de coleta de moedas (veja foto acima); um local de Paper Mario; o Reino dos Cogumelos novamente, mas agora de New Super Mario Bros. U; um mundo de Super Mario Galaxy; um universo de Super Mario Maker; e a Nova York de Super Mario Odyssey.
MÚSICAS
São muitas, muitas, muitas músicas mesmo, disponíveis em Smash Bros. Ultimate. Todos os temas clássicos da franquia Super Mario estão lá, assim como medleys, remixes e versões de jogos anteriores, como Super Smash Bros. Melee ou Brawl. É muito satisfatório liberar as faixas conforme se joga os vários modos de luta, e apesar de simples, os recursos do menu “Vault” são úteis. É possível criar playlists e também desligar a tela para usar o Switch como um reprodutor de músicas mesmo. Por isso, vale a pena investir algum tempo nesta área do game.
Deixar uma resposta