Xenoblade Chronicles 3 é um JRPG de respeito que saiu recentemente para Nintendo Switch, desenvolvido pela Monolith Soft e exclusivo para o console híbrido da Nintendo.
Muitos podem se afastar do robusto sistema que a franquia oferece, mas não tenha medo, aqui no Portal Project N, você poderá acompanhar alguns guias que com certeza vão fazer você não ficar perdido nestas mecânicas e fará você se apaixonar por essa franquia de JRPG que é o supra sumo do gênero. E hoje iremos falar sobre o Chain Attack.
Aviso: Este guia de Xenoblade Chronicles 3, contém spoilers.
Existem vários sistemas sobrepostos em funcionamento no sistema de combate maravilhosamente estratégico de Xenoblade Chronicles 3. De elementos de ataques automáticos, ataques posicionais, táticas baseadas em classes, como aggro e realizar combos que quebram e derrubam seus inimigos, até coisas novas como “Interlinking” que fazem você se transformar em poderosas máquinas de matar.
Além de tudo isso, também temos ataques em cadeia (Chain Attack), que podem parecer um pouco complicados à primeira vista, então vamos aos trabalhos:
Chain Attack
À medida que você luta contra oponentes em Xenoblade Chronicles 3, você gradualmente preenche seu medidor de Chain Attack, localizado no lado direito da tela durante as batalhas regulares, conforme mostrado na foto abaixo. Quando estiver pronto, ele começará a piscar e um toque rápido no botão “+” fará com que você entre no estado de ataque em cadeia do jogo (Chain Attack).
Uma vez em um Chain Attack, você verá uma tela de Chain Order com um punhado de personagens diferentes, cada um com sua própria ordem de ataque que pode ser realizada. Navegue por essas ordens de ataque e veja os bônus que você receberá por completá-las com sucesso. Por exemplo, se você escolher a ordem “Lightning Quick” de Mio , seu bônus será a redução do aggro do atacante e do curador em 100%, conforme mostrado nos detalhes do bônus de conclusão logo abaixo da seleção da ordem. O Ataque Brave Assault de Noah dá aos ataques 100% de chance de contornar as defesas e assim por diante.
A conclusão bem-sucedida da ordem que você escolher concede a você esse bônus, e é um bônus que permanecerá por toda a duração do Ataque em Cadeia em questão, acumulando com todos os outros que você acumular.
Agora vamos escolher uma ordem, vamos com Noah porque queremos aquele bônus de neutralização de defesa, e assim que o fizermos estaremos no ataque propriamente dito. Dê uma olhada abaixo e você verá nossos personagens disponíveis no canto inferior esquerdo da tela. É importante notar aqui que qualquer um que estiver fora de serviço quando você iniciar um Chain Attack não estará disponível para uso, então pense nisso quando estiver prestes a iniciar um. Também é importante observar que, uma vez que você use um personagem, ele estará fora do ataque em cadeia atual, a menos que seja reativado, e veremos a reativação um pouco mais tarde.
Mas primeiro, vamos ver nossos personagens disponíveis conforme entramos na ordem de ataque. Cada um tem números acima de suas cabeças, estes são Pontos Táticos (TP) . O número acima da cabeça de cada combatente é a menor quantidade de TP que você acumulará por escolher usá-los em um turno. Para que precisamos acumular TP? Bem, no canto superior direito você tem um medidor de TP e precisamos colocar esse medidor de TP acima da marca de 99% para concluir o pedido com sucesso.
Então, no mais básico, nosso trabalho aqui é escolher personagens que farão esse número chegar a 100% e além. Quando estivermos lá, podemos sentar e assistir a uma animação legal enquanto seu inimigo leva uma surra. Quanto mais acima de 100% você for, maior será o seu multiplicador de dano no canto inferior direito da tela e mais energia arrancamos da barra de saúde do nosso inimigo.
É aqui que os Ataques em Cadeia agora começam a se desdobrar em várias camadas encantadoras de estratégia à medida que você se acostuma a fazê-los e começa a considerar, não apenas os números de TP envolvidos ou bônus que você ganhará, mas quais ataques você está realizando e como eles afetam você tanto durante o Chain Attack quanto depois .
Se você escolher um atacante, você precisa considerar qual ataque usar para causar o máximo de dano possível, elevando o TP o mais acima possível desse número base. Por exemplo, Noah está começando com um TP de 30 aqui, então essa é a nossa base, mas dependendo de qual ataque usarmos, quantas vezes ele acertar, sua posição e tipo, ele adicionará muito mais TP a esse total. Isso pode parecer complexo no começo, mas logo você terá uma ideia de quais ataques fazem os grandes números.
Além disso, precisamos considerar outros aspectos como cura e buffs. Se o seu grupo estiver em má forma, com pouca saúde, você vai querer realizar ataques de cura para recuperar sua saúde e sair de um Chain Attack em boa forma. Desta forma – e isso é algo que você pode considerar quando estiver acostumado com a coisa toda – você pode economizar o uso de um Chain Attack na batalha apenas para implantá-lo quando precisar urgentemente de cura. Os curandeiros também podem diminuir as defesas do seu inimigo e você também pode aumentar as defesas do seu time. Muitas coisas a considerar aqui além do medidor TP apenas enchendo.
Agora, existem algumas outras regras que sempre serão aplicadas depois que você escolher uma Ordem em Cadeia e começar um ataque.
Regras Específicas de Classe
- Usar um personagem com a mesma classe que o pedido – verifique o símbolo no próprio pedido – garantirá que você ganhe pontos de TP de bônus por seu movimento. Por exemplo, a ordem do Noah’s Brave Assault tem um símbolo de espada de ataque vermelho, então usar um personagem com este símbolo lhe renderá pontos de bônus.
- Personagens atacantes, se escolhidos primeiro, sempre terão um multiplicador de 125% em seu TP no final de seu turno.
- Personagens de suporte, como curandeiros, não podem fazer o medidor de TP ultrapassar 99%, então você não pode usá-los para terminar uma rodada – a menos que eles sejam um Herói especial que possa contornar isso. Isso pode parecer irritante, mas o que você pode fazer aqui é usar personagens de suporte para obter com segurança até 99% sem passar e encerrar o pedido. Então você pode usar um personagem com um número de TP base alto e escolher um ataque que causará um grande dano para ver o medidor subir.
- Terminar uma ordem com um defensor (ícone de escudo azul) garantirá que você reativará o personagem com o TP base mais alto atual para sua próxima rodada. Isso significa que você pode construir o TP base de um personagem em vários turnos para realmente marcar alguns grandes pontos e aumentar o multiplicador de dano.
Reativação (Reactivation)
Mencionamos a Reativação anteriormente. Após cada pedido bem-sucedido, você reativará automaticamente um personagem, então você receberá uma pessoa de volta para reforçar quantas tentativas você tem para concluir o próximo pedido escolhido. Como já dissemos, você também pode afetar quem você reativa usando um personagem defensor para finalizar um pedido, dando a você o membro de TP base mais alto do seu time de volta para a próxima rodada.
Além disso, dependendo da pontuação do medidor de TP que você obtém no final de um pedido, você terá mais e mais personagens reativados de volta para jogar. Marque mais de 100% e você receberá um personagem de volta. Marque mais de 150, você terá dois, e qualquer coisa acima de 200 você terá três companheiros de equipe para acionar na próxima rodada.
Existem várias outras maneiras de afetar a reativação além desses poucos parâmetros, principalmente certificando-se de que você tenha um personagem herói em seu esquadrão, cada um com uma habilidade especial durante ataques em cadeia. Brinque com os heróis e lembre-se de escolher sabiamente ao atacar para maximizar esse medidor e manter o ataque em cadeia rolando.
Ataques de interligação (Interlinkings)
Ataques de interligação dentro de um Ataque em Cadeia podem causar danos enormes e, para realizá-los, você só precisa completar o Pedido em Cadeia de dois parceiros Ouroboros. Então, por exemplo, complete o pedido de Lanz e, em seguida, complete o pedido de Sena e você encontrará o pedido conjunto de Ouroboros esperando por você quando você retornar à tela de pedidos. O melhor dessas ordens, além de todo o dano extra que elas causam, é que elas reativam todo o seu grupo para participar.
No entanto, esses ataques, uma vez executados, também encerrarão seu ataque em cadeia atual, portanto, esteja ciente disso se quiser maximizar seus turnos. Além disso, você também pode realizar dois ataques de Interlink inserindo um Ataque em Cadeia quando seu Nível de Interligação atingir 3 durante a batalha normal, então aumente seu Nível de Interligação puxando fusões, combos e assim por diante, então aperte o Botão de Ataque em Cadeia uma vez que você está pronto.
Overkill
É muito simples. Se você conseguir matar um inimigo durante um Ataque em Cadeia que ainda não foi concluído, você entrará no modo Overkill, que lhe dará ganhos de XP de bônus. Você pode ver esses ganhos de XP como uma porcentagem no canto inferior direito da tela, logo acima do multiplicador de dano. Continue completando pedidos, até o máximo permitido, e você continuará acumulando os bônus de XP. Simples.
Lembre-se de verificar o guia do jogo se estiver confuso com qualquer aspecto dos Ataques em Cadeia e experimente alguns dos tutoriais para realmente ter uma boa compreensão de tudo e em breve você estará elevando o TP Gauge acima dos 500 %.
Confira aqui o trailer de Xenoblade Chronicles 3:
Deixar uma resposta