Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Mario Golf: Super Rush - A corrida para colocar mais rapidamente a bolinha no "buraco"

Mario Golf: Super Rush – A corrida para colocar mais rapidamente a bolinha no “buraco”

Entre o Tee e o Green, tem uma certa distância pra percorrer e deixar tudo nos eixos e fazer o game brilhar como ele merece.

Mario Golf: Super Rush é o mais novo Spin-Off da franquia Super Mario e Cia, no qual te colocará em disputas sozinho ou com amigos neste esporte que poucos ainda aqui no Brasil tem o contato que é o Golf.

Nosso bigodudo já jogou futebol em Mario Strikers, já tirou partidas de Tennis na série Mario Tennis e também muitos já viram ele correr na série Mario Kart. Embora a presença dele no Tee (área inicial da tacada no esporte golf) não é nova, nesta versão do Nintendo Switch a “formalidade” do esporte é deixada de lado nas modalidades mais malucas.

O game não está disponível em Português do Brasil.

Entendendo Mario Golf: Super Rush

Mario Golf: Super Rush Full Character Roster And Special Shot List -  Nintendo Life

Mario Golf: Super Rush consegue brilhar em sua mecânica acessível , alinhar sua tacada, usando as ferramentas de medição do jogo para julgar a distância que você precisa, e inserir seu backswing (O swing, no golfe, é uma técnica que se pode considerar como golpe de velocidade, cujo objetivo é que a cara do taco alcance a precisão e a velocidade adequadas no momento do impacto ) é fácil para qualquer pessoa entender. 

A seleção da potência de sua tacada é feita com um único pressionamento de botão cronometrado, com cada golpe dando a você a oportunidade de adicionar efeitos sutis como giro e curva por meio de comandos intuitivos. Em muitos momentos você irá encontrar “obstáculos” como árvores no caminho, mas com o alinhamento correto, será super tranquila a tacada. Acertar uma tacada perfeita como essa é uma ocorrência normal graças aos controles simplificados, e ver a “bolinha” chegar exatamente onde você estava, é bem satisfatório.

O Campo | Confederação Brasileira de Golfe

Obviamente você começa pelo Tee (área da tacada inicial) e o objetivo é colocar a bola no Fairway (é o corredor do campo de golfe) ou no Green (é toda área demarcada onde se encontra o buraco que deve ser colocada) , mas lógico mesmo com tacadas perfeitas (Nice Shot) você vai se encontrar em locais acidentados como armadilhas, terremos com areia, declives, águas e etc.

Tente observar isso pra sofrer menos penalidades possíveis quando a modalidade for por pontuação, Mario Golf Super Rush consegue passar toda a fórmula tradicional do Golf em um game com exageros típicos das franquias de esporte do bigodudo, isso é muito bom, pois você consegue deixar de lado toda formalidade do esporte sem esquecer sua fórmula.

Além de partidas em modo tradicional, o novo game da Nintendo trás também algumas modalidades interessantes e uma outra que tinha tudo para brilhar mais que um “Pokémon Shiny” mas infelizmente só é indicada apenas pra quem não conhece nada do esporte e queira aprender algumas técnicas.

TUDO SÃO FLORES?

Mario Golf: Super Rush é um game da Nintendo e sempre criamos a expectativa de sobressair em vários aspectos técnicos. Com toda sinceridade possível eu aviso que pode ficar tranquilo, os pormenores que são apresentados durante a jogatina, não tira o mérito deste ser um game divertido em muitos momentos.

Você poderá notar uma ligeira queda de performance gráfica e de hardware (queda de frame) no modo portátil , porém no quesito performance gráfica, no modo portátil é mais interessante que no modo Dock, sim, no modo conectado a TV, fica visível os famosos serrilhados que são menos visíveis quando você está jogando na palma de sua mão. Mas como eu disse, isso são detalhes mínimos. Na parte sonora os áudios e efeitos não tem grandes inspirações , porém são bem trabalhados.

Em relação aos controles, funcionam muito bem, inclusive no modo de movimentos com Joycons, que eu jurava que iria ser prejudicado de certa forma, na realidade acontece o contrário, você vai perceber que tanto o sensor de movimento (giroscópio) e os controles (Joycons) fluem bem. Só um detalhe, você também pode jogar sem a opção de movimentos acionada.

Infelizmente o game apresenta poucas inspirações e criatividade nos campos disponíveis , nos quais os poucos que tem disponível, pode e vai tornar o gameplay repetitivo no modo Standard, as missões no modo Golf Adventure embora tenham ideias legais, são problemáticas assim como a física de trajetória da sua bolinha que é ruim em vários momentos. Juro que não consegui entender o porque desta física em momentos chaves do game.

Observação: Segundo informações, futuramente a Nintendo irá disponibilizar novos campos de forma gratuita, a análise aqui feita é com base na versão atual do software.

INFORMAÇÕES E AJUDAS SÃO BEM VINDAS AQUI

Mario Golf: Super Rush - A corrida para colocar mais rapidamente a bolinha no "buraco"

Na tela de game, além das opções para escolher qual modo você quer jogar, também tem a opção de você conferir toda as técnicas utilizadas para praticar o esporte. Desde a posição básica dos “putters” que são os tacos , até os movimentos que você poderá usar em outras modalidades. Tudo em Inglês, mas compensa dar uma olhadinha de vez em quando.

GOLF ADVENTURE

O que poderia brilhar literalmente , não consegue de fato isso. O modo Adventure do game serve como TUTORIAL onde você joga com seu Mii, conversando com os NPCs e participando de desafios “repetitivos” na intenção de te ensinar o básico dos comandos do esporte, com isso você vai ganhando pontos de experiências como em um RPG para subir atributos que na prática não servem pra nada. Sério, se fosse apenas chamado de Tutorial e não de modo aventura, ficaria mais interessante. Se você já sabe o básico do esporte, pode facilmente pular essa modalidade. Só pra complementar, esse modo leva cerca de aproximadamente 12h para finalizar, isso vai depender de suas habilidades.

Apesar do modo desanimador do Golf Adventure , Mario Golf: Super Rush consegue se sobressair em outras modalidades.

STANDARD MODE

Como o nome já diz, é o modo padrão da jogatina do Golf, com regras definidas, você pode treinar e colocar na prática suas habilidades no esporte. Contudo é uma modalidade bem “solitária”. E pra quem gosta de aproveitar a bagunça com a galera, vai sentir falta da zoeira.

SPEED GOLF

Você jogará ao lado de até três oponentes e, em seguida, participa de uma “corrida” até onde sua bola cai antes de dar outra tacada. O objetivo continua o mesmo, colocar a bola no buraco, aqui o seu inimigo é o relógio, cada tacada adiciona 30 segundos ao seu tempo de percurso, e o jogador com o MENOR TEMPO sobe ao pódio. 

Ao correr em direção à bola, você precisa considerar o melhor percurso (rota), seu medidor de estamina e os obstáculos no percurso. No entanto, a parte mais divertida do modo Speed Golf é usar as habilidades especiais de cada personagem. No esporte real, os jogadores devem como regra padrão, serem respeitosos e cavalheiros, esqueça isso em Mario Golf Super Rush, é muito divertido você aplicar os especiais que quebram toda a formalidade do esporte tradicional. Contudo, o maior defeito da modalidade Speed Golf é que poderia ter mais opções de itens de ataque (tipo Mario Kart por exemplo), com o tempo é possível notar que é bem raso nesta parte e acaba tornando o modo monótono, infelizmente faltou mais atenção para a criatividade aqui.

BATTLE GOLF

Bem vindo ao caos da diversão, você estará em uma arena com outros jogadores e a missão é colocar as bolinhas em 3 buracos primeiro. O estádio onde ocorre a disputa, é repleto de armadilhas de ambiente (tipo Chain-Chomps por exemplo) e várias armas para os jogadores usarem uns contra os outros.

Acertar um rival próximo com uma Bomba enquanto eles tentam alinhar sua tacada é muito legal. Na prática é assim: Se seu rival conseguir colocar 3 bolinhas antes naquela bandeira que você estava tentando, é hora de partir pra uma próxima bandeira, até mesmo porque se acontecer de um rival “afundar – termo usado quando se coloca a bola dentro do Hole ou buraco” antes, ele desaparece. Uma vez que os buracos desaparecem depois que o primeiro jogador os afunda, você precisa ser estratégico em relação às bandeiras que deseja mirar, bem como ao caminho que segue até cada uma delas. Além de perigos como Chain-Chomps, Thwomps e Bob-ombs, os jogadores também podem usar especiais para eletrocutar outros jogadores, transformar as bolinhas em ovos Yoshi imprecisos e até mesmo assombrá-los com um Boo para fazer com que os disparos saiam do percurso. Isso na prática, é bem divertido.

NETWORK PLAY E MULTIJOGADOR

O modo online assim como o multiplayer local, agrega vida útil ao game e funcionam bem. No modo online você pode encarar partidas com até três outros jogadores em disputas pré definidas pelo Anfitrião da sala. Por falar nisso, você também pode criar sua própria sala privada ou não, com regras que você preferir. Se for sala privada, somente pessoas que tiverem seu código poderá entrar na brincadeira, no caso da sala aberta, fica disponível para a galera ao redor do mundo. A conexão funciona bem e nos testes que fiz , não caiu nenhuma vez.

Agora no modo Multijogador Local, você pode se divertir com amigos que também possuem uma cópia do game e um Nintendo Switch, essa burocracia não seria necessária caso tivesse uma opção de compartilhar a mesma jogatina em Wireless como existia no Nintendo DS.

ME RECOMENDA?

Sim se você curte o esporte Golf mais descompromissado e a presença de Mario e Cia, faz valer pelo menos umas jogatinas no novo Spin-Off da Nintendo. O game tem conteúdos que são divertidos em grandes momentos, porém, problemas de física, conteúdo pobre em algumas modalidades, criatividade “pobre” nos campos disponíveis, pode fazer você enjoar, minha dica é, jogue em doses homeopáticas se é que me entende! Existem problemas mínimos de performance e o decepcionante modo Golf Adventure não deve estragar a sua diversão.

Mario Golf: Super Rush
7.7 / 10 Nota Final
Prós
- Os modos Speed Golf e Battle Golf são interessantes
- Mecânicas fáceis de serem entendidas até mesmo para novatos no esporte
- Formalidade padrão do Golfe é deixada de lado e tudo se torna mais divertido
- Boa seleção de personagens para você se divertir
- Controles por movimento é quase perfeito e intuitivo
Contras
- Queda de performance no modo portátil
- Modo Golf Adventure é raso, prefira encarar como modo Tutorial
- Poucas opções de campo
- Repetição e problemas de Design nos poucos campos disponíveis
- Física da bolinha é maluca algumas vezes
- Pouca inspiração no modo Speed Golf
- Já falei que o modo Golf Adventure é raso?
Resumo
Mario Golf : Super Rush tem ideias legais como Speed Golf e Battle Golf que fará você se divertir com esse esporte que é cheio de formalidades. Com a turma do bigodudo fica mais divertido e menos formal, portanto, levante seu Putter (taco) faça um backswing (movimento) com elegância e tente colocar a bolinha dentro do buraco o mais rápido que puder.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Mario Golf: Super Rush foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rafael Escobar
Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos!!!! F.C : SW-3494-9190-7812