Nos tempos de Super Nintendo e Nintendo 64, embora a contagem de bits fosse importante, tinha pouca relevância a contagem de FPS (frames por segundo) ou a resolução em que os jogos rodavam. O importante era jogar. Mas, desde a sexta geração de consoles (Nintendo Gamecube, Playstation 2, Xbox e Dreamcast), gráficos e desempenho passaram a ser cada vez mais fatores decisivos na hora de escolher um console, gerando pontos de discussão na comunidade gamer.
Masahiro Sakurai, designer mundialmente conhecido pela criação de franquias como Kirby e Super Smash Bros., se pronunciou sobre este tema, em um vídeo divulgado na última sexta-feira (26).
No canal de Sakurai no YouTube, entre outros tópicos sobre desenvolvimento de games, ele explicou como o “frame rate” funciona. O vídeo é didático, oferece legendas em inglês e já conta com mais de 245 mil visualizações.
Uma das afirmações do desenvolvedor, que tem feito vários vídeos sobre “planejamento e criação de jogos”, é justamente sobre o aspecto mais polêmico deste tema. Enquanto os tão falados 60 FPS seriam o “ideal” na opinião dele, os 30 FPS, que eram comuns na 7ª geração de consoles (Wii, Xbox 360 e Playstation 3) seriam apenas “adequados”.
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Mas isso não quer dizer que a métrica seja ruim. Sakurai explica: “60 FPS é o ideal quando possível, mas 30 FPS é o padrão, e já é mais do que adequado para jogar”, disse ele.
Vale lembrar que, enquanto os PCs podem alcançar índices superiores, muitos títulos da Nintendo, inclusive do ano de lançamento do Switch, como Mario Odyssey, rodam nativamente em 60 FPS quando o Switch está no modo dock (conectado na TV).
A seguir, veja o vídeo de Masahiro Sakurai na íntegra:
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