Publicado pela Merge Games eu diria que este título apresenta-se bastante curioso! Trazendo, como o nome da publisher sugere (“Merge”), mistura, em tradução livre para português, em Monster Harvest vemos mecânicas muito familiares se encontrando e, bem… vamos conferir no que deu!
A ”Discreta” Semelhança
É impossível se deparar com este título e não se lembrar de jogos como Harvest Moon, Stardew Valley e Pokémon, mas sinto lhes dizer que a sensação inicial que este jogo apresenta é a tentativa de pegar o melhor de cada e não conseguir entregar algo de fato atraente.
O jogo traz uma história bem similar ao que vemos em outros títulos. Em sumo, seu tio cientista precisa de sua ajuda na descoberta dos denominados “Planimais”, plantas que se tornam animais ao serem cultivadas, mas para que isto aconteça uma gosma especial precisa ser adicionada a esta devida planta. Em busca de ajudar seu tio, o nosso personagem se muda para essa nova fazenda e precisa descobrir os mistérios dessas gosmas e ainda entender as ações de uma nova empresa que também parece estar estudando o efeito peculiar que gosmas tem. E, de cara, a empresa tem suas intenções suspeitas.
Os Pixels que moldam o universo
Os gráficos pixelados são agradáveis e bem vistos na tela do Switch, o balanço de cores e escolha de ambientação e iluminação foram bem elaborados, o jogo entrega mecânicas comuns a dungeon crawlers e administração de recursos (em fazenda), mas nada que se destaque de fato. O diferencial seriam os Planimais, que durante a tentativa de realização desta presente review fui interrompido mais de 2 vezes por um bug que corrompeu meu save, me levando para a tela de loading infinito e posteriormente um crash, os desenvolvedores informaram estar cientes do erro e pretendem corrigir este erro ainda em 2021.
Para além deste erro massivo temos ferramentas que podem ser melhoradas, combates de turno com os seus Planimais que sobem de níveis e assim desbloqueiam 2 habilidades fixas, no caso da derrota de um Planimal o mesmo morre e deixa apenas uma gosma como um registro genético para poder implementar os dados deste Planimal que você perdeu em outro, num futuro próximo.
O Veredito
É triste dar um veredito certamente incompleto, uma vez que a experiência do jogo também foi altamente incompleta, o jogo apresentou bastante potencial, mas decepcionou com situações similares e mesmices que pesam no aspecto diferencial que este game poderia ter, devido ao erro massivo esta Review foi afetada, e ainda além, o ritmo lento inicial dificulta e aparenta entregar aspectos extremamente repetitivos.
[rwp_box id=”0″]
[Nota do Editor: Monster Harvest foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Masamune.]
Deixar uma resposta