Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Nintendo comenta sobre políticas ambientais e produção

Nintendo comenta sobre políticas ambientais e produção

Todo ano a Nintendo apresenta um relatório de Responsabilidade Social Corporativa como parte do processo anual de aprovação de contas, eleição de membros do conselho e conclusão de sua reunião anual geral de acionistas. O relatório visa destacar as políticas da empresa em uma ampla gama de áreas e alguns detalhes importantes foram divulgados sobre as políticas ambientais e de produção da empresa.

Sobre fabricação

A Nintendo afirma que continua a seguir os padrões de aliança comercial responsável e comunica tais requisitos aos parceiros da cadeia de suprimentos. O que engloba desde condições de trabalho à aquisições de peças, nas quais terceiros são obrigados a preencher pesquisas anuais e receber verificações anuais da própria Nintendo no local (que foram restritas a auditorias remotas recentemente devido a pandemia mundial). A Nintendo tem essas práticas como norma, já que ela não realiza nenhuma fabricação interna, precisa sempre estar a par de seus parceiros terceirizados.

Sobre abastecimento responsável de minerais

Esta é uma área na qual a indústria de tecnologia tem enfrentado críticas há vários anos e a Nintendo afirma que sua política básica é de que “minerais (incluindo estanho, tântalo, tungstênio, ouro e cobalto, etc.) que se tornam uma fonte de financiamento para organizações associadas a violações dos direitos humanos, como trabalho infantil, destruição ambiental e o uso desumano de força militar, não são usados ​​em produtos da Nintendo.” A Nintendo afirma que participa de práticas da indústria como RMI (Iniciativa Responsável de Minerais) e RMAP (Processo Responsável de Segurança em Minerais).

Sobre o meio ambiente

Os escritórios regionais da Nintendo seguem e visam atingir os mais altos padrões em áreas como reciclagem, energia renovável e sustentabilidade. As embalagens dos produtos da companhia japonesa utilizam materiais recicláveis, mesmo que não afirme que está utilizando materiais anteriormente reciclados para embalagens, mas busca melhorar essa norma dependendo dos materiais disponibilizados. A empresa também cita esforços regionais para reduzir o impacto ambiental de seus negócios, como garantir 100% das cargas nos caminhões que transportam mercadorias para evitar o desperdício de distribuição.

A Nintendo cita uma série de padrões e iniciativas que está seguindo para melhorar e manter as condições de fabricação, compras e impacto ambiental, são esforços contínuos de responsabilidade social corporativa que a empresa preza pelo bom desempenho e afirma que Certamente há um argumento de que mais pode ser feito nessas áreas, é claro, e muito da abordagem depende de pesquisas e relatórios de parceiros precisos e cuidadosamente avaliados. Também será interessante ver se relatórios de agências e organizações externas aparecerão nos próximos meses para avaliar o desempenho da empresa nessas áreas.

Por enquanto, a Nintendo certamente afirma que está progredindo nessas áreas-chave da responsabilidade social corporativa; aqui está esperando um esforço contínuo para melhorar ainda mais.