A equipe por trás do emulador Dolphin foi forçada a adiar indefinidamente seu lançamento no Steam após um aviso DMCA. Em um comunicado, a Nintendo explicou por que foi atrás da listagem.
Kotaku pegou uma declaração da empresa que afirma que o emulador “contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos”. Mencionado ainda, “o uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação”.
A declaração completa diz:
“A Nintendo está empenhada em proteger o trabalho árduo e a criatividade dos engenheiros e desenvolvedores de videogames. Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos. O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo.”
A equipe do Dolphin disse em seu site que “o lançamento do Dolphin no Steam foi adiado indefinidamente”. Mais mencionando que eles “foram notificados pela Valve de que a Nintendo emitiu um DMCA contra a página Steam do Dolphin e removeu o Dolphin do Steam até que o assunto seja resolvido”. A equipe agora está explorando diferentes opções e planejando “uma resposta mais aprofundada em um futuro próximo”.
O emulador Dolphin começou há duas décadas. Com ele, os proprietários de PC podem jogar títulos de GameCube e Wii. Mas e ai, o que você acha da decisão? é uma conversa bem longa o assunto, me conta o sua opinião.
Deixar uma resposta