Nintendo Japão está recusando serviços à clientes mal educados

Ministério do Bem-Estar Japonês elogiou postura da Nintendo

Nintendo Japão - Uma das sedes da Nintendo

Conforme relatado pela Kyodo News, a Nintendo Japão mudou sua página de reparos em outubro adicionando novas regras para clientes que enviam hardware defeituoso para reparo.

Veja:

Nintendo Japão - Nova política em site oficial
Screenshot da página no site oficial da Nintendo Japão

Ao fazer uma consulta sobre um produto reparado, evite usar quaisquer ações (incluindo, mas não se limitando às listadas abaixo) que vão além do que é socialmente aceitável como meio de atender à sua solicitação. Se considerarmos que alguma dessas ações ocorreu, podemos nos recusar a substituir ou reparar o produto. Além disso, se a Empresa considerar a conduta maliciosa, entrará em contato com a polícia, um advogado etc. e tomará as medidas cabíveis.

De acordo com o site, as ações que podem fazer a Nintendo se recusar a reparar um produto incluem:

  • Intimidação ou ameaças;
  • Comentários insultuosos ou denegridores;
  • Invasão de privacidade;
  • Demandas excessivas, como por um reparo gratuito quando a garantia expirou;
  • Exigir um pedido de desculpas da Nintendo ou de sua equipe sem motivo razoável;
  • Repetir excessivamente o mesmo pedido ou reclamação;
  • Comentários difamatórios em redes sociais ou sites

Tomamos a decisão depois de concluir que nossos clientes entenderiam por causa da reputação que construímos de responder fielmente a eles

Disse membro das Relações Públicas da Nintendo disse ao Kyodo News.

De acordo com o relatório da Kyodo News, não há lei contra clientes que assediam funcionários no Japão, mas algumas empresas vêm incorporando regras antiassédio em seus termos e condições.

A decisão da Nintendo foi elogiada por um funcionário do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, que disse:

Algumas corporações começaram a tomar uma postura resoluta contra o problema, o que é eficaz

O professor de psicologia social da Universidade de Kansai, Hiromi Ikeuchi, acrescentou:

Nos últimos anos, as postagens nas mídias sociais tornaram visível o assédio a que vários setores estão expostos, e as atitudes dos consumidores também estão mudando. Como resultado, a Nintendo conseguiu acompanhar os tempos com sucesso, tomando uma decisão que a sociedade estava pronta para aceitar.

O que acha dessa decisão? Concorda? Discorda? Conte pra gente logo abaixo nos comentários!

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.