Pentiment - Uma pintura histórica com reviravoltas e boa gameplay

Pentiment – Uma pintura histórica com reviravoltas e boa gameplay

O aclamado jogo narrativo Pentiment, da Xbox Game Studios e Obsidian Entertainment, surpreendeu os jogadores ao deixar de ser exclusivo e chegar ao Nintendo Switch, mas além disso surpreende pela qualidade de seu material, trazendo uma pintura história interessante em uma gameplay que mistura narrativa, point & click, quebra-cabeças, escolhas e mistérios.

No jogo, que começa em 1518, você é Andreas Maler, um artista que está trabalhando para a igreja da cidade fictícia Alpina de Tassing. É uma simples vila do século XVI com costumes de época e a vida intrinsecamente ligada a igreja. E então você poderá conhecer e conversar com os habitantes locais, conhecer seus costumes e também resolver mistérios e encontrar o culpado de um assassinato.

Pentiment - Uma pintura histórica com reviravoltas e boa gameplay

O jogo se baseia bastante no recorte histórico não só pela ambientação do jogo em si, mas com toda a UI do jogo formatada para te incluir na história, há fontes diferentes em balões de texto, por exemplo, dependendo se a pessoa é um plebeu comum ou um alto escalão da igreja. O menu de missões, o glossário de nomes e localidades, os recortes das pessoa, tudo vem entalhado em páginas como se escritas e pintadas a mão, dando esse ar de imersão total na época.

No começo, você pode até se sentir perdido com tantas referências, nomes, ou até mesmo para se encontrar pelas localidades e caminhos dessa cidade. Muitas vezes me perdi pelo ambiente a procura de uma pessoa específica ou uma localidade que buscava, mas com o tempo você começa a imergir e entender tudo por ali.

As escolhas do jogo vão além do diálogo normal e te colocam em situações de missões secundárias além de te ajudar com a coleta de provas e a resolução dos mistérios, já que no começo você consegue definir seus conhecimentos anteriores além da cidade de que você veio, te dando, por exemplo, uma bagagem de conhecimento eclesiástico ou místico, além de conhecer cidades da Itália ou Países Baixos.

O jogo traz uma gameplay simples de andar para lá e para cá, conversando com as pessoas, mas a bagagem que tem por trás disso é o ponto alto do game, que te imerge de tal maneira naquele universo de séculos atrás de um jeito progressivamente interessante. Você realmente acredita que aquelas pessoas são recortes reais de pessoas da época, de seus costumes e maneiras. Isso além de trazer quebra-cabeças difíceis e que fazem você realmente por seu cérebro para funcionar enquanto tenta resolver diversos outros mistérios.

Suas escolhas são fundamentais para o andamento do jogo, afinal você não conseguirá conversar com todos ou fazer todas as interações pessoais possíveis antes de precisar ir trabalhar em seu manuscrito no Scriptorium da Abadia, por exemplo. Escolhas não são feitas apenas ne seleção de diálogos, mas qual caminho seguir, qual personagem tentar entender melhor. É um jogo que traz uma interatividade interessante, um posicionamento histórico indiscutivelmente fiel em um estilo de arte e trilha sonora que te imergem no mundo e na história.

É um jogo bem feito, com uma história interessante e uma gameplay que pode começar arrastada, mas evoluiu conforme você avança. É perfeito para jogadores que gostam de decifrar mistérios e para quem adora uma boa história de época.

Pentiment - Uma pintura histórica com reviravoltas e boa gameplay
Pentiment
Veredito
Um jogo com uma boa história e uma colocação história perfeita complementada pela arte, UI e ambientação.
Design
100
Trilha Sonora
90
Diversão
85
Gameplay
80
Custo x Benefício
85
Prós
Bela pintura histórica
Diversidade de pessoas e caminhos
Arte e trilhas belíssimas
Contras
Começa arrastado
Demora para você se situar em tudo
88
Nota Final

[Nota do Editor: Pentiment foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Xbox Brasil para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.