Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!

Pokémon UNITE – O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!

O que podemos dizer até o momento do novo MOBA da Pokemon Company produzido pela Tencent? Vem comigo!

A Pokémon Company parece ter acertado criticamente os nossos corações nesta quarta-feira 21 de Julho de 2021! Juntamente a gigante Tencent nos presenteou com uma nova modalidade dentro do universo Pokémon, ao inovar no gênero MOBA será que este gênero tem vez? Será uma captura lendária ou só mais uma premier ball jogada ao vento? Vamos descobrir!

Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
O Jogo está fluído e as batalhas não se tornam chatas e nem repetitivas

Vamos Poder Capturar Todos Eles?

Uma mudança de gênero pode parecer perigosa, mas muitas vezes aqueles que não arriscam nunca irão alcançar os seus objetivos, com uma franquia tão cheia de monstrinhos e já muitos jogos criados, finalmente vemos algo que por muito fora motivo de piadas e chacotas virar realidade diante dos nossos próprios olhos! Mesmo com a mudança de gênero a identidade ainda está ali, você deverá sim derrotar e capturar Pokémon que irá gerar uma quantidade generosa de pontos que serão marcados num dos três gols do time adversário. As regras do jogo são mais complexas do que aparentam à princípio, a dinâmica foca em acumular pontos e diminuir a mobilidade do time adversário uma vez que quando você destrói um dos aros inimigos eles perdem velocidade ao se movimentar por uma das 2 “Lanes”/ Caminhos, seja ele o Topo ou Abaixo, com similaridades dos outros MOBAS como o League Of Legends, alguns Pokémon da selva irão nos presentear com bônus, seja de Shield e movimento com o Drednaw ou a possibilidade de derrubar uma torre facilmente com o Rotom (Similar a um Arauto para quem conhece o LOL), todas estas e alguns outros bônus como o Red e Blue que se apresentam ao redor do seu personagem podem ser explicados e compreendidos através do tutorial avançado após a conclusão do tutorial normal.

Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
O Pikachu com bônus Red e Blue.

Infelizmente o jogo está completamente em inglês apesar de possuir um servidor inteiramente Brasileiro, a ausência da linguagem PT-BR dificulta o entendimento daqueles que não são fluentes e até os que tem dificuldade com a lingua estrangeira, uma vez que são mecânicas um tanto que complexas para serem aderidas somente na leitura das mesmas. A selva irá ser efetivamente uma característica decisiva no jogo, quanto mais próximo do fim significa que o Zapdos irá aparecer como um Pokemon de máximo apoio e Buff à sua equipe, deixando todos os aros vulneráveis (passiveis a destruição e recebendo o dobro de pontos que o normal) quem capturá-lo pode virar o jogo num simples estalar de dedos.

Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
A Luta contra o mais poderoso Pokemon da Selva! Zapdos!

Uma Master Ball aos nossos Olhos?

O Jogo se mostra bem bonito de fato, seja em Handheld ou Docked, você pode experimentar seus visuais sem problemas em ambas as formas, com um porém; em suas configurações você pode escolher o seu Frame Rate, sendo recomendado quando em Dock à 60 FPS (High) e 30 FPS (Handheld) para economizar a bateria do portátil. O framerate ainda se encontra instável quando existem muitos efeitos na tela, podendo cair para 50 como na imagem acima e em alguns momentos apresentando Stutters quando neste modo de 60 FPS na dock tendo quedas bruscas para 5 FPS por apenas 1 segundo (apesar deste erro, não prejudica por não ser tão frequente, mas em um momento decisivo se acontecer poderá prejudicar sim).

Pokemon Unite se mostra promissor, bem polido embora um pouco desbalanceado em alguns personagens, outras mecânicas agradáveis aos nossos olhos são as customizações de skins para os Pokémon, roupas para o seu treinador e customizações para o seu cartão de treinador como visto em Pókemon Sword & Shield , isso sem necessitar de custos adicionais (exceto Skins), você pode adquirir roupas e outros customs com a moeda in-game mesmo, já para Skins de Pokémon e outros quesitos o Passe-de-Batalha já se apresenta ao oferecer esta Skin do Pikachu no LV1 e no LV50 uma Skin Épica do Cinderace com direito a animações 3D e tudo! o Passe está saindo a US$3,99 dólares, um preço agradável para um jogo Free-to-Play que não requer de fato deste fator para ser jogado. Os Pokémon poderão ser adquiridos normalmente também com a moeda In-Game ou para os mais apressados com a Moeda Paga se assim almejarem.

Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!
Cartão de Treinador Customizado

Para uma mecânica de proteção à uma comunidade possivelmente tóxica também encontramos a mecânica dos Fair-Play Points que podem abaixar devido a denúnicas e reports da comunidade que podem fazer até com que o jogador seja banido por um tempo de partidas ranqueadas e até de certas modalidades que o jogo apresenta até o momento. Citando sobre estas modalidades o jogo conta com o Modo Competitivo (Ranked Battles), Quick Matches (Partidas Rápidas) e Friendly Matches (Partidas Amistosas), que são desbloqueadas de acordo com seu nível de treinador e conforme você evolui o seu conhecimento sobre o jogo e suas mecânicas.

Pokémon UNITE - O choque do trovão na comunidade do Nintendo Switch!

O Veredito

Pokémon UNITE é uma incrível e viciante adição à franquia, sendo muito bem elaborada, conseguiu adicionar um novo modo de jogo de estilo competitivo que não parece ser tão irreal através das explicações dos professores no início de seu tutorial, é muito divertido e rico em detalhes e customização de itens tanto cosméticos como de uso in-match para melhorar características passivas de seus Pokémons e a forma como eles irão se comportar conforme evoluem, uma vez que estes itens também poderão ser evoluídos para melhorar os seus efeitos permanentemente o que permite diferenciar jogadores mais experientes dos que acabaram de iniciar sua jornada, você realmente sente a necessidade de evoluir o seu level tanto in-game como fora dele, para desbloquear essas features que melhorarão a sua Gameplay, o que pode parecer as vezes injusto para alguns jogadores. Com a exceção dos stutters e alguns detalhes que poderiam ser acrescentados como a tradução para o PT-BR, Pokémon UNITE é um Must-Have Free-to-Play que todos merecem ao menos dar uma chance e experimentar! Nos vemos em Batalha Treinadores!

Pokémon UNITE
9.3 / 10 Nota Final
Prós
- Jogabilidade Intuitiva
- Lindos Gráficos e Altos Frames Por Segundo
- Jogo competitivo com bastante diversão e sistema de fácil aprendizado
- Bastante Variedade de Pokemons para o seu lançamento
- Free-to-Play
- Possui Servidor Brasileiro e não apresenta problemas de latência
Contras
- Problemas de Stuttering (Travas ou quedas repentinas) no modo de Alto FPS em Dock
- Não possui Linguagem PT-BR
- Algumas mecânicas só podem ser compreendidas ao aprofundar-se na leitura das habilidades e itens (o que é dificultado para quem não compreende o Inglês)
- Alguns Pokemons ainda aparentam necessitar de um Balanceamento
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Lucas Veiga
Apenas um escritor apaixonado pelas narrativas que os universos dos games vão me levar à seguir! Tenho 23 anos e sou de PE. Nintendista desde pequenininho quando fui introduzido ao Super Nintendo pelo meu pai.