Satoru Iwata está no pódio junto com outros grandes nomes da história do universo dos games. Pessoas que mudaram o padrão e trouxeram inovações que “marcaram com ferro quente” toda a maravilhosa história do videogames. Em um meio tão competitivo como o universo de consoles inovações certeiras e marcantes alteram toda uma perspectiva a curto prazo, e a longo prazo, gerações podem ser completamente alterados.
Breve Biografia
Satoru Iwata foi um dos nomes mais importantes da história dos videogames. Ele foi o quarto presidente e diretor executivo da Nintendo, a gigante japonesa do entretenimento. Ele foi responsável por criar e lançar consoles e títulos que marcaram gerações de jogadores, como o Nintendo DS, o Wii, a série Kirby, a série Pokémon e a franquia Super Smash Bros. Ele também foi um dos primeiros presidentes de uma grande empresa a se comunicar diretamente com os fãs, através de programas como Iwata Asks e Nintendo Direct. Ele foi um visionário, um líder, um gamer e um ídolo para muitos.
Iwata nasceu em Sapporo, no Japão, em 6 de dezembro de 1959. Ele se interessou por jogos eletrônicos desde cedo, e criou seu primeiro jogo simples enquanto estava no ensino médio. Ele se formou em ciência da computação no Instituto Tecnológico de Tóquio, e entrou na desenvolvedora HAL Laboratory em 1980, ainda como estudante. Na HAL, ele trabalhou como programador e colaborou com a Nintendo em vários projetos. Seu primeiro título comercial foi Joust, lançado em 1983 para o Famicom. Ele também contribuiu para títulos como Balloon Fight, EarthBound e a série Kirby.
Em 1993, ele se tornou o presidente da HAL, por indicação de Hiroshi Yamauchi, o então presidente da Nintendo. Ele conseguiu recuperar a HAL de uma grave crise financeira, e continuou a trabalhar em games de sucesso, como a franquia Pokémon e a série Super Smash Bros. Em 2000, ele foi contratado pela Nintendo como chefe da divisão de planejamento e membro do conselho administrativo. Em 2002, ele sucedeu Yamauchi como o presidente da Nintendo, sendo o primeiro presidente que não era da família Yamauchi.
Ao topo da Big’N
Como presidente da Nintendo, Iwata teve uma visão inovadora e ousada. Ele focou em expandir o público de consumidores para todas as idades e gêneros, através de uma estratégia de negócios chamada de “Oceano Azul”. Ele apostou em games originais e divertidos, em vez de gráficos e tecnologia de ponta. Ele desenvolveu e lançou o Nintendo DS, um console portátil com duas telas, sendo uma delas sensível ao toque. Ele também desenvolveu e lançou o Wii, um console doméstico com um controle remoto que detectava os movimentos do jogador. Esses consoles foram um enorme sucesso, vendendo mais de 150 milhões e 100 milhões de unidades, respectivamente. Eles também trouxeram títulos memoráveis, como Nintendogs, Brain Age, Wii Sports, Wii Fit, Mario Kart, Animal Crossing, The Legend of Zelda e Super Mario Galaxy.
Iwata também foi um dos primeiros presidentes de uma grande empresa a se comunicar diretamente com os fãs, através de programas como Iwata Asks e Nintendo Direct. Ele entrevistava os desenvolvedores dos games da Nintendo, revelava novidades e curiosidades, e mostrava seu carisma e bom humor. Ele se tornou o rosto da Nintendo, e conquistou a admiração e o respeito dos players.
Entretanto, mesmo com todas as qualidades, existem pontos controversos em sua presidência e liderança da Big’N. Ele resistiu por muito tempo em entrar no mercado de jogos mobile, que estava em crescimento, e perdeu a oportunidade de aproveitar o potencial desse segmento. Iwata só fechou uma parceria com a operadora DeNA em março de 2015, poucos meses antes de sua morte.
Ele desenvolveu e lançou o Nintendo 3DS e o Wii U, dois consoles que foram bem menos sucedidos que seus antecessores, e que fizeram a Nintendo perder mercado para a Sony e a Microsoft. O Nintendo 3DS sofreu com a concorrência do mercado móvel, e o Wii U teve problemas de marketing, design e biblioteca de jogos. Com estes fatos, ele teve que cortar seu próprio salário pela metade em 2011 e 2014, como um gesto de desculpas pelos resultados financeiros ruins da Nintendo. A empresa operou em déficit pela primeira vez em trinta anos entre 2009 e 2012.
A partida de uma referência
Iwata tornou-se presidente da Nintendo em 31 de maio de 2002 e faleceu em 11 de julho de 2015, aos 55 anos, devido a um câncer no ducto biliar. Sua morte causou uma grande comoção no mundo dos jogos eletrônicos, e ele recebeu diversas homenagens de fãs, colegas e empresas. Ele deixou um legado de criatividade, inovação e paixão pelos games, que continua a inspirar as novas gerações de jogadores e desenvolvedores.
Satoru Iwata foi um programador que se tornou presidente da Nintendo e revolucionou o mercado dos games. Ele foi um dos nomes mais importantes da história dos videogames, e um exemplo de como os jogos podem ser divertidos, acessíveis e inspiradores para todos. Ele foi um visionário, um líder, um gamer e um ídolo para muitos.
1 Comentário