A NBA é um capitulo a parte no mundo dos esportes e por mais arrogante que isso possa soar, é de fato uma “modalidade” diferente do basquete ao redor do mundo. É claro que nos últimos anos, o processo de globalização vem atingindo a liga norte-americana de basquete e cada vez mais nomes estrangeiros vem ganhando destaques, como Jokic (que game winner foi aquele contra os Warriors senhora e senhores?!), Doncic, Embiid, Giannis entre outros.. Mas ainda assim, é uma liga de uma qualidade muito, mas muito, mas MUITO acima do que qualquer liga ao redor do mundo.
E o game de simulação de basquete da liga não é nada diferente, se destacando por ser o melhor simulador do esporte que existe no momento (sim, verdade que não tem muitos para comparar). E com a popularidade da NBA cada vez maior em terra tupiniquins, é normal observar a pergunta: E esse jogo de basquete ai, vale a pena pegar? é bom mesmo? Então, caso você tenha se deparado com alguma promoção ou apenas se encantou pela liga e está com interesse de pegar NBA 2K24, recomendo fortemente seguir com a leitura e analisarmos juntos se o jogo vale a pena ou não. Simbora!
Nota Importante: o jogo não permite fazer capturas de imagens. Todas as imagens presentes são as disponibilizadas para imprensa.
NBA 2k é uma franquia de jogos desenvolvido pela 2K, que se solidificou como o grande game de simulação do basquete. O jogo, assim como vários outros jogos de esportes, é lançado anualmente trazendo em si uma quantidade pequena de inovação, ficando mais a cargo de atualizações de elenco, algumas mudanças de controle, adição de algumas funcionalidade e que para por ai.
Claro que entre cada jogo, há um que se destaca e acaba mudando bastante a experiência do jogador, trás de fato inovações tanto gráficas quanto de gameplay, mas não podemos enganar o leitor (a), sabemos que isso acontece quase de década em década (sim, uma hipérbole para destacar a demora para mudar, não leve ao pé da letra) e isso não é diferente de NBA 2K24.
O jogo é basicamente o mesmo de anos anteriores, trazendo algumas mudanças, como elencos atualizados e alguns modos de jogos acrescidos (falarei mais tarde sobre o incrível modo MAMBA posteriormente), mas sendo franco, é muito pouco pra uma franquia com uma fanbase estabilizada e que começa a dar sinais de saturação com a formula do jogo atual. E que infelizmente, é piorado ainda mais pelas limitações do Nintendo Switch.
E não falo apenas em relação aos gráficos, claro que não dá para exigir muito do console, ainda mais quando algumas câmeras são focalizadas e aproximadas, expondo aparências grotescas dos jogadores. De verdade, isso é o de menos e no final das contas, caso você queira apenas se divertir, isso nem é levado em conta. Mas é justamente o ponto que: a franquia mal evolui e nos pontos que evolui nos outros consoles, você não acompanha tais evoluções no Nintendo Switch, justamente diante das limitações do console.
Claro que podemos analisar que talvez seja um trabalho de adaptação feito de maneira “porca” ou preguiçosa, mas a verdade é que hoje o jogo ficou limitadíssimo no nosso amado hibrido. Quer dizer que não vale a pena pegar essa versão? Pelo preço cheio, não. Em uma promoção? claro. E se for sua primeira vez, vale a pena sim conhecer. O jogo continua trazendo sendo divertido em vários pontos.
O My Team continua a ter destaque, mas com vários pontos ainda iguais ao 2K23. O modo Mamba, dito anteriormente, que traz a possibilidade do jogador de reviver vários momentos da carreira de Kobe Bryant, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, é incrivelmente bom (mas também, por essência, muito parecido com edições passadas, afinal na 2k23, pudemos reviver os grandes momentos com Michael Jordan, ou seja, mudou apenas o jogador). Mas a decisão aqui foi muito acertada não apenas pelo fator nostalgia, mas sentimental, já que o ex-atleta veio a falecer em 2020 e relembrar alguns de seus grandes momentos é muito tocante, independente se você é fã dos Lakers ou não.
A jogabilidade (advinha?) também não sofreu grandes alterações, mas aqui pelo menos um acerto, já que o 2k23 trouxe algumas melhorias muito bem vindas, tornando o jogo até mais fácil para novos jogadores, com lançamentos mais precisos e com mais facilidades de serem concretizados. O esporte pode parecer complexo para novos jogadores, mas garanto que algumas minutagens a mais, fará o game se torna divertido em algum ponto. Infelizmente, o jogo ocupa um espaço gigantesco no Switch, exigindo incríveis 61,7 gigas para ser instalado, o que torna totalmente inviável caso não tenha um cartão de memória.
De qualquer forma, não vale a pena estender tanto a review porque cada vez mais se volta ao ponto de que o jogo é repetitivo e muito parecido com edições anteriores. Que a edição 2k25 possa trazer significativas melhorias, porque infelizmente, a edição 24 deixou a desejar.
1 Comentário