No dia do 35º aniversario de lançamento do primeiro jogo da série The Legend of Zelda (21 de fevereiro de 1986 no Japão), nada melhor do que homenagear a franquia jogando um ou mais dos 19 jogos principais (fora os spin offs e relançamentos) espalhados por todos os consoles e portáteis Nintendo lançados até hoje. E qual seria o melhor console para aproveitar o melhor da franquia?
Segundo nossos leitores, o grande vencedor seria o Nintendo Switch e, sendo o atual e mais moderno console da Nintendo, seria mesmo uma ótima escolha para reviver as aventuras de Link, mas o maior problema é a disponibilidade de jogos.
Enquanto a Nintendo não anuncia se lançara ou não os tão aguardados ports de Wind Waker HD e Twilight Princess HD no Nintendo Switch, por enquanto é possível jogar apenas 5 jogos da franquia no console híbrido: The Legend of Zelda, The Adventure of Link, A Link to the Past, Breath of the Wild e o remake de Link’s Awakening. Mesmo adicionando Skyward Sword HD, que chegará em julho de 2021 ao console, e desconsiderando que os três primeiros títulos estão disponíveis só para os assinantes da Nintendo Online, e a falta de jogos para outras plataformas como era na era do Virtual Console, ainda é muito pouco perto da quantidade de jogos existentes.
Se pararmos para analisar todos os jogos já lançados e a possibilidade de jogá-los, seja em sua forma original ou um remake, chegamos a conclusão que um console apenas não basta, mas sim dois consoles que se completam. Mas quais seriam esses dois?
Um deles é fácil de adivinhar devido ao fato de que alguns jogos Zelda são possíveis de ser jogados em apenas um console e o maior exemplo deles é A Link Between Worlds.
Alguns jogos lançados para o 3DS funcionam apenas no 3DS e nenhum outro console, seja pelas características únicas ou pela falta de um port ou remake em outros consoles. No entanto nem todos os Zelda lançados no portátil são exclusivos, por exemplo Ocarina of Time ou Majora’s Mask, que foram remasterizados e ganharam novas funcionalidades, estão disponíveis para serem jogados em em outros consoles Nintendo.
Sendo assim, resta ir atrás do console que completa a dupla para que seja possível aproveitar toda a obra e para isso podemos fazer uma viagem rápida sobre os jogos seguindo a timeline oficial descrita no livro Hyrule Historia e ver em quais consoles, dentre os três mais votados é possível jogar cada um deles:
Skyward Sword
- Wii
- Wii U
- Switch (à partir do dia 16.07.2021)
The Minish Cap
- Game Boy Advance
- Wii U
- 3DS
Four Swords
- Game Cube
- 3DS
Ocarina of Time
- Nintendo 64
- Wii U
- 3DS
A Link to the Past
- Super Nintendo
- Wii U
- 3DS
- Nintendo Switch
Link’s Awakening
- Game Boy
- Game Boy Color
- Switch
- 3DS
Oracle of Ages
Oracle of Seasons
- Game Boy Color
- 3DS
A Link Between Worlds
- 3DS
Triforce Heroes
- 3DS
The Legend of Zelda
- Nintendinho
- Wii U
- 3DS
- Nintendo Switch
The Adventure of Link
- Nintendinho
- Wii U
- 3DS
- Nintendo Switch
Majora’s Mask
- Nintendo 64
- Wii U
- 3DS
Twilight Princess
- Game Cube
- Wii
- Wii U
Four Swords Adventures
- Game Cube
- Wii U
The Wind Waker
- Game Cube
- Wii U
Phantom Hourglass
- DS
- Wii U
Spirits Track
- DS
- Wii U
Breath of the Wild
- Wii U
- Nintendo Switch
O Wii U é sem dúvida o grande vencedor pois com ele é possível jogar não só todos os jogos modernos já lançados até Breath of the Wild como até mesmos os jogos lançados para Nintendo DS, que não estão disponíveis (sabe-se lá o motivo) no 3DS.
Enfim, com essa dupla de consoles que completa um ao outro é possível jogar todos os jogos oficiais da franquia, mas imagine que sensacional seria todos esses jogos disponíveis no Nintendo Switch e você pudesse jogar a qualquer hora e em qualquer lugar… podemos sonhar…
Deixar uma resposta