Aparentemente a Nintendo apresentou alguma tech demos do sucessor do Nintendo Switch a portas fechadas na Gamescom. Isso está de acordo com um novo relatório da Eurogamer, que o VGC pode colaborar através das próprias fontes.
De acordo com a publicação, a Nintendo mostrou privadamente aos desenvolvedores convidados tech demos especialmente preparadas para seu console de próxima geração, que poderá ser lançado no próximo ano.
O que da a entender, é que uma demo do ‘Switch 2’ foi uma versão melhorada do título de lançamento do Switch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, rodando em uma taxa de quadros e resolução mais altas do que o jogo original, em um hardware voltado para as especificações do novo console (mas não havia nenhuma sugestão de que o jogo será realmente relançado).
Outra fonte do VGC afirmou que a Nintendo apresentou a impressionante demo tecnológica The Matrix Awakens Unreal Engine 5 da Epic – originalmente lançada para mostrar o poder do PlayStation 5 e Xbox Series X em 2021 – rodando com as especificações alvo para seu próximo console.
Dizem que a demo foi executada usando a tecnologia de upscaling DLSS da Nvidia, com ray tracing avançado habilitado e visuais comparáveis aos consoles de geração atual da Sony e da Microsoft (no entanto, deve-se notar que isso não significa que o sucessor do Switch terá potência bruta algo próximo do PS5 ou Xbox Series X, que não são dispositivos portáteis).
DLSS (superamostragem de aprendizagem profunda) é um recurso exclusivo das placas gráficas Nvidia. No PC, ele funciona usando IA para aumentar a resolução dos jogos, permitindo efetivamente que os desenvolvedores obtenham configurações gráficas mais altas e melhores taxas de quadros em hardware mais fraco. De acordo com a análise da Digital Foundry, o DLSS em qualquer distância normal da tela “parece quase tão bom quanto o real”.
Notavelmente, a Nintendo registrou patentes para potenciais planos de tecnologia de aumento de escala de IA em março de 2020.
As patentes, que se tornaram públicas em 2021, descrevem um processo semelhante à funcionalidade principal do Switch, onde um jogo pode rodar em uma resolução enquanto um dispositivo é alimentado por bateria, mas quando conectado a uma tomada ou conectado a uma TV a saída pode ser aumentada para 1080p.
A Nintendo inclui um diagrama com a patente, que mostra uma imagem de 540p sendo ampliada para 1080p. No entanto, menciona que outros processos de aumento de escala, incluindo o aumento para 4K, seriam possíveis.
A Nintendo ainda não discutiu publicamente seus planos de console de próxima geração, mas um relatório recente do VGC indicou que a empresa está planejando lançar novo hardware no final do próximo ano.
Embora detalhes específicos sobre o hardware estejam sendo mantidos em sigilo, fontes do VGC indicaram que o console de próxima geração poderá ser usado em modo portátil, semelhante ao Nintendo Switch.
O consultor da indústria baseado em Tóquio, Dr. Serkan Toto, disse à VGC que o lançamento de um console em 2024 faria sentido para a Nintendo, já que se projeta quedas de dois dígitos nas vendas de hardware e software este ano para o Switch, lançado em março de 2017.
“Eu geralmente diria que olhando para as finanças da Nintendo, parece claro que é hora de uma nova peça de hardware em 2024”, disse ele. “O hardware já está projetado para cair 16,5% ano a ano no atual ano fiscal, enquanto o negativo para software deverá atingir 15,9%.
“A única maneira de impedir que essas perdas aumentem totalmente no próximo ano fiscal é um novo dispositivo, e o segundo semestre de 2024 me parece uma janela de lançamento realista.”
O que você acha de tudo isso? Será que o novo hardware da Nintendo acompanhará a nova geração? Deixe nos comentários!
1 Comentário