Controlar uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você aspira ser uma gigante no mundo da tecnologia, uma vez que gerenciar recursos financeiros, pessoas, estrutura física e digital requer cuidado e paciência. Jogos simuladores sempre estiveram presentes no mundo dos games, simulador de parque de diversão, hospital, prisão e até mesmo simulador de desenvolvedor de videogame. Aqui temos o Startup Company Console Edition, um jogo onde você deve comandar uma empresa na área de tecnologia!
Desenvolvido pela Hovgaard Games, só agora, quase 3 anos depois do seu lançamento original, é que está chegando aos consoles de mesa dessa geração. Hoje vamos falar mais sobre a versão de Nintendo Switch, e descobrir se essa adaptação funcionou bem!
Visão Geral
O jogo surgiu em 2017, através do programa Steam Greenlight, que dava um apoio facilitando o acesso a desenvolvedores independentes para que eles pudessem trazer seus projetos para a plataforma, possibilitando vender até mesmo um acesso antecipado ao jogo, e sendo bastante comum ele ainda estar em pleno desenvolvimento. Naquela época, a participação da comunidade costumava ser importante para que melhorias no jogo fossem feitas, e funcionalidades implementadas, foi assim com Startup Company, que só foi lançado oficialmente para PC em 2020.
Em Startup Company você começa escolhendo o nome da sua empresa e qual o ramo seu site será. Por exemplo, temos redes sociais, site de relacionamento, streaming de jogos, site de notícias, entre outros! O objetivo aqui é trabalhar para aprimorar o seu (ou seus) site, contratando funcionários, melhorando sua estrutura, adicionando novos recursos, atraindo e deixando novos visitantes felizes, para assim você crescer no ramo. O objetivo final? Bem, se aposentar o mais rico possível!
Ah, e apesar do seu site ser seu principal ganha pão, é possível ganhar dinheiro com outras mecânicas que o jogo disponibiliza, as quais deixarei como um fator surpresa para quem estiver lendo esta análise e decidir jogar Startup Company no futuro. Mas já adianto que são adições interessantes à mecânica e objetivos do jogo.
Temos um modo carreira, onde as configurações já estão pré-definidas, mas o jogo também oferece a opção de personalizar uma partida, escolhendo coisas como tempo máximo para se aposentar, capital inicial, entre outras coisas que podem facilitar ou dificultar o seu jogo.
Adaptando os controles
Quem já jogou esse tipo de jogos de simuladores em computador sabe que usar teclado e mouse são uma mão na roda! Trazer um jogo desse tipo para consoles, onde diversos menus são utilizados o tempo todo, requer cautela. E os desenvolvedores, tiveram essa cautela?
Bem, é certo de que deixar um usuário confuso e perdido com seus controles pode afetar seriamente a sua experiência, fazendo com que seja fácil desistir de continuar com o jogo, ou aproveitar ele mais a fundo. Infelizmente, esse pode acabar sendo um dos pontos negativos aqui, já que a quantidade de menus e atalhos são consideravelmente grandes, algumas vezes pode ser difícil gerenciar o seu site e funcionários, clicar em um botão errado, ir e voltar em tantos menus de navegação são mais comuns do que deveriam, mas apesar desses problemas existirem, com o tempo é possível se acostumar com a maioria deles.
Ah, e é uma pena que não exista suporte a touch screen no Switch, acredito que seria uma das formas de facilitar esse acesso aos menus. Espero que em alguma atualização futura essa funcionalidade seja adicionada.
O básico não faz feio, mas pode ser irritante…
Esse tópico ficou por último, mas não por ser menos importante. Questões técnicas, como gráficos e o design de som aqui são básicos, e apesar de não fazerem feio, pode ser um pouco irritante em alguns aspectos.
Falando sobre a personalização da sua sala e dos seus funcionários, não existem muitos modelos ou opções nesse sentido. Poucas decorações trazem algum benefício para o jogo (como funcionários que gostariam de ter uma cafeteira para se sentirem mais felizes trabalhando no local), e temos pouquíssimas coisas animadas também, basicamente apenas os funcionários “teclando” no computador o dia inteiro.
Ah, por falar em apertando teclas, essa certamente é a parte mais irritante. Além de uma música calma de fundo, a coisa que você mais irá ouvir durante o jogo é o “tec tec” dos funcionários. Encorajo a todos a jogar Startup Company acompanhado de uma boa playlist em alguma plataforma de streaming de música.
Levando em conta a limitação do time de desenvolvimento de um estúdio independente como a Hovgaard Games, Startup Company não faz feio, mas poderia ser melhor.
Vale a pena?
A curva de aprendizado do jogo não tende a ser tão elevada, mas ao progredir no jogo tudo começa a ficar mais complexo de administrar, em contrapartida abre inúmeras oportunidades de ganhar mais dinheiro. Você pode se guiar pelas constantes dicas e direcionamentos que recebe, mas também pode pular algumas etapas para acelerar o seu crescimento, garantindo diversão tanto àqueles que são novatos no gênero, quanto aos que já estão mais calejados.
O jogo tem suporte ao Português do Brasil e chega por um bom valor, de R$69,99, na eShop brasileira, um preço não muito elevado se comparado ao PC. Resumindo: Startup Company é um prato cheio para quem gosta de jogos no estilo simulador!
1 Comentário