Steel Assault é um jogo de ação 2D desenvolvido pela Zenovia e publicado pela Tribute Games. O jogo é uma homenagem a jogos como o clássico Megaman. O enredo do jogo é bem simples: o protagonista busca vingança pela morte dos seus pais e enfrentará vários inimigos em um Estados Unidos pós-apocalíptico.
JOGABILIDADE E DIVERSÃO
O jogo segue o padrão dos jogos do qual se inspira, com muitos inimigos na tela, projéteis voando e obstáculos para pular, desviar ou alcançar com o gancho que o protagonista possui.
O jogador ataca com golpes físicos apenas, mas existe um upgrade que permite que cada golpe desferido libere energias que se espalham no cenário atingindo inimigos distantes.
O gancho não serve para ataque, apenas para escaladas. A maioria dos cenários necessita do cabo para auxiliar no progresso, mas faltou trabalhar um pouco mais o uso dele. Ainda assim o cabo é melhor utilizado em batalhas contra alguns chefes, que dá dinamicidade à ação e adiciona a necessidade de pensamento rápido em meio a batalha.
Os cenários são bastante variados, os inimigos nem tanto, mas garantem uma boa diversão mesclada a uma dificuldade razoável. Fãs do gênero irão se sentir em casa.
CHEFES E DIFICULDADE
O jogo possui 4 opções de dificuldade. Para a review eu zerei no modo normal. Os chefes tem um belo visual (como todo o jogo), mas são bem fáceis de derrotar na dificuldade padrão, no entanto, o último chefe apresenta um nível considerável de dificuldade, o que é bastante satisfatório.
O jogo é amigável, trazendo vários checkpoints para que os jogadores menos familiarizados com o gênero não se frustrem. Mas caso o jogador prefira uma experiência mais “retrô”, ele pode optar por jogar no Modo Arcade, que emula a dificuldade dos jogos antigos do gênero, com menos checkpoints e etc.
DESIGN E TRILHA SONORA
Falando em fidelidade ao retrô, toda a parte estética do jogo traz com perfeição a vibe dos jogos mais antigos em pixel art, com várias opções de manipular os efeitos, incluindo diminuir os mesmos, caso o jogador não queira jogar com este visual mais “arcaico”.
Os efeitos sonoros são ótimos e também podem ser alterados para relembrar os sons característicos de gerações anteriores de videogame.
A trilha sonora é um show de qualidade e nostalgia, bem trabalhada e não deixa a desejar em nada aos clássicos do gênero. Provavelmente o ponto alto da experiência com o jogo.
CUSTO-BENEFÍCIO
O jogo está totalmente em português do Brasil, apesar de pouco texto, a localização sempre é bem-vinda e agrega valor.
O jogo, no modo normal, foi terminado por mim em 1 hora e 20 minutos, com direito a bastante telas de “Game Over”, então veteranos do gênero devem terminar em menos tempo. O fator-replay depende apenas da vontade do jogador de explorar novas dificuldades ou em tentar as famosas “Speedruns”.
CONCLUSÃO
Steel Assault é um jogo lindo e divertido, um prato cheio de homenagem para os fãs deste tipo de jogo, mas é curto demais e com pouca variedade e desafio nas batalhas contra chefes e inimigos comuns. Sua ótima trilha sonora é o ponto alto da aventura.
Nota: até o fechamento desta review, o jogo não estava abrindo no Nintendo Switch, sendo necessário trocar o idioma do console para inglês para poder fazer funcionar.
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[Nota do Editor: Steel Assault foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Masamune.]
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