Houve um tempo em que os videogames eram a representação exata do termo plug and play. Bastava conectar os cabos à energia e à televisão e pronto: a tela se iluminava com os pixels e a diversão poderia começar. Na geração 32/64 bits isso começou a mudar, com os primeiros menus nos consoles, as constantes telas de loadings e os longos tutoriais dos jogos, que ficavam cada vez mais complexos. Mas a natureza de pura e simplesmente jogar permaneceu em títulos isolados e principalmente nos arcades. Ao oferecer sensação de velocidade em corridas consistentes e divertidas, Sunrise GP é um destes games que lembra que, muitas vezes, menos é mais.
Combine a simplicidade de jogos arcade da escola de Cruis’n USA, que fez muito sucesso no Nintendo 64, com visuais retrô, cenários low poly e carros com contornos em cell shading, que lembram bastante o Auto Modellista, lançado para GameCube em 2003. O resultado é um jogo divertido, rápido e bonito, em que acelerar é necessário, mas frear e fazer curvas com precisão também.
Cabe aqui a descrição oficial do site do jogo:
“Sunrise GP é um jogo de arcade que combina corrida com uma atmosfera de viagem. Participe do Grand Prix, teste-se no modo de desafio, capture belos momentos no modo de foto ou corra contra seus amigos graças à tela dividida. Aqui, o espírito indie encontra uma grande paixão por corridas e carros. Sinta os raios do nascer do sol em seu rosto!”, definem os desenvolvedores da Garage 5 e os membros da publicadora, Gamedust, que convidam os jogadores a “aceitar desafios, verificar os resultados nas tabelas de classificação e se divertir com os amigos competindo com até quatro pessoas na tela dividida”.
O slogan é “Um dia bonito para correr”, e essa frase resume bem a experiência. Há, claro, adversários para competir com você pelo primeiro lugar em cada uma das corridas. Mas Sunrise GP não é exatamente sobre vencer. É sobre pilotar o mais rápido possível em percursos divididos em checkpoints que marcam o tempo do jogador até ali.
Em outras palavras, vencer é gratificante e recompensador, mas não é o único objetivo. Afinal, Sunrise GP é sobre dirigir na velocidade máxima e fazer tempos menores a cada volta, tendo como pano de fundo cenários agradáveis, paisagens de uma bela viagem pela Europa.
Modos de jogo
Sunrise GP é direto e reto. Enquanto toca uma música Lo-Fi muito agradável e que passa a sensação de calma, o menu não demora a apresentar as opções disponíveis, que embora sejam poucas, são consistentes: Grand Prix (“Grande Prêmio”), Challenge (“Desafio”), Quick Race (“Corrida Rápida”) e Settings (“Opções”).
Enquanto o modo Challenge oferece 20 opções de desafios de tempo, que consistem em dirigir uma volta em cada uma das pistas o mais rápido que puder, o Quick Race permite que a experiência seja personalizada ao gosto do jogador. Escolha a pista, o carro e o modo de jogo (Time Attack, em que o primeiro a concluir a prova ganha, ou Last Man, em que a cada volta o último competidor é eliminado).
Em Settings não há muito a se fazer. Selecione se a velocidade será exibida em milhas ou quilômetros por hora, se a interface será exibida durante o gameplay, o quanto a tela tremerá, a vibração, o volume da música e dos sons e o idioma (entre inglês, alemão, polonês, italiano, francês ou espanhol – nada de português).
A experiência brilha mesmo é no Grand Prix. São 20 pistas em cenários variados, como deserto, montanhas, cavernas, estradas, praias, lagos, cidades, portos, usinas, geleiras e muito mais, com interações diferentes a cada volta. A cada corrida, dois objetivos: ficar entre os três primeiros colocados para se classificar à próxima etapa, e fazer o melhor tempo possível.
Todo o jogo é minimalista, mas a interface vai além e se mostra simplista demais ao se parecer muito com um jogo mobile e pouco com um game feito para consoles. Mas, há um bem-vindo recurso importado dos celulares, que foi popularizado por jogos como Angry Birds: Sunrise GP premia o jogador com três estrelas a cada corrida. Mas obtê-las não está diretamente relacionado a vencer, e sim a fazer o melhor tempo (o que, por consequência o fará vencedor na maioria das vezes).
Em cada uma das pistas há três estrelas que podem ser encaradas como prêmios de performance. A primeira é equivalente ao bronze, a segunda a prata e a terceira ao ouro, sendo esta última somente para os mais rápidos entre os mais rápidos.
E tudo pode ser compartilhado com a comunidade online, em um sistema de ranking em tempo real, o que é muito legal. E mais legal ainda é competir também contra os amigos, em tela dividida, ou contra si mesmo, já que com apenas um botão é possível acionar um ghost (“fantasma”) que irá repetir sua melhor performance na pista e estimular a competitividade por um tempo cada vez menor.
Carros e customização
Há 21 carros disponíveis no jogo, sendo desbloqueados como recompensas por bons desempenhos no modo Grand Prix. Diferentemente da maioria dos jogos de corrida, não há apenas superesportivos, mas também muitos carros clássicos, com visuais inspirados em ícones dos anos 60, 70, 80 e 90. (vai me dizer que o Arrow Coupe, da foto acima, não é a cara do VW Gol L?)
Quem teve um GameCube e jogava Need For Speed, passando horas na sessão de customização dos veículos, encontrará em Sunrise GP um prato cheio. As corridas e desafios rendem dinheiro (chamado de CR), que é utilizado para adquirir partes cosméticas aos carros.
Não dá para modificar a performance dos veículos, mas há muitas, muitas opções de personalização como frentes, traseiras, saias laterais, aerofólios, escapamentos, pinturas, paralamas, rodas e adesivos. Quer um carro bem carnavalesco? É só montar! Quer um mais discreto? Também dá!
Dificuldade
Com exceção do modo Challenge, nas demais opções de jogo há três dificuldades para selecionar: fácil, médio ou difícil. Jogadores experientes e acostumados a pilotar nos videogames podem começar no médio e logo vão pegar o jeito e se “classificar” para o difícil. Porque, mais uma vez: o foco não está em vencer os adversários, e sim em fazer o melhor tempo e evitar colisões.
Aliás, esta é uma parte interessante: as colisões, consequências de uma movimentação densa, que passa no controle a sensação do peso do carro.
Se posicionando muito bem no Nintendo Switch, que conta com outros jogos de corrida indie e arcade, como Hotshot Racing ou Formula Retro Racing, Sunrise GP surpreende ao apresentar batidas que impactam no desenrolar da corrida.
Embora a movimentação não seja realista, o que é positivo dada a proposta do game, bater, seja contra outros carros ou contra paredes, tem consequências sérias e vai comprometer o desempenho. Em alguns casos, será necessário apertar e segurar o botão L até que o veículo seja reestabelecido na pista.
Esta última ação leva alguns segundos e vai fazer com que você seja ultrapassado. E está relacionada a ela o único ponto negativo do gameplay: não se assuste ao constatar que os demais corredores batem bastante e reiniciam muito também.
Jogadores habilidosos vão passar muito tempo em primeiro e vão passar diversas vezes por outros pilotos colidindo contra o nada ou reiniciando sozinhos. A sugestão é ignorar e seguir em frente, sempre em frente.
Visuais e trilha sonora
“Sunrise GP apresenta carros inspirados em clássicos europeus e corridas por locais fantásticos – entre praias, cavernas, montanhas e lagos. Tudo é projetado para ajudá-lo a relaxar e absorver a atmosfera descontraída. A incrível trilha sonora também aprimora a experiência única”.
Não dá para discordar desta descrição que consta na eShop. Isso porque, com a proposta de explorar o prazer que há em dirigir, Sunrise GP aposta em cenários bonitos e também em uma trilha sonora consistente e essencialmente eletrônica. Há faixas lo-fi, mais calmas, mas também outras industriais, techno e em outros estilos, que conduzem bem a adrenalina de pilotar uma super máquina em alta velocidade.
As músicas se encaixam muito bem nos ambientes de pistas largas em paisagens remotas. É como um grande passeio por belas estradas, com diferentes ângulos de câmera e tudo isso sem loadings!
Testadas em um Switch Lite, as telas de carregamento são rápidas ao ponto de você não as perceber, o que favorece a experiência arcade e cria um ritmo frenético de ação, perfeito para um console híbrido como o da Nintendo.
Custo x benefício
Em relação ao custo x Benefício, Sunrise GP é bom mas não mais que isso. Hotshot Racing, uma das principais opções de corrida arcade no Switch, é vendido na eShop dos Estados Unidos por 19,99 dólares (ou R$ 98,95, na cotação da data da publicação desta análise).
O título da Garage 5 sai na frente não apenas no preço, sendo vendido por R$ 78,50, como também na disponibilidade, já que está na eShop brasileira e portanto é mais acessível. Mas nesta faixa de preço, seria interessante ter um modo carreira mais duradouro, já que jogadores experientes vão concluir as 20 etapas do modo Gran Prix em poucas horas.
Mas atenção: embora não seja rico em quantidade, o conteúdo oferecido é rico em qualidade e é opção nostálgica e obrigatória aos amantes do gênero de corrida arcade.
[Nota do Editor: Sunrise GP foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Galaktus em nome da Garage 5 para avaliação.]
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