Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida

Super Mombo Quest – Salvando o mundo na lambida

Super Mombo Quest é uma aventura deliciosa, que assim como Mombo, vai deixar os jogadores do gênero "babando" pela sua alta qualidade e carinho dos desenvolvedores.

Super Mombo Quest é um jogo de aventura/plataforma em 2D, desenvolvido e publicado pela Orube Game Studio. No jogo, controlamos Mombo, uma criaturinha roxa e super simpática que vive com a língua de fora, e apesar do seu jeito “simples” é o escolhido de uma profecia que irá salvar o reino da destruição… ou pelo menos é o que acha Tomé e seus companheiros, que guiam Mombo nesta jornada.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
Primeiro contato de Mombo com Tomé, seu principal guia.

O enredo é genialmente simples, pois com a premissa básica de “salve o mundo”, os criadores entregam ótimas piadas sobre o gênero no mundo dos games. Ao fim de tudo, Mombo está na jornada apenas porque gosta de coisas brilhantes, e o jogador faz o mesmo, sempre atrás dos colecionáveis do jogo, bem como tantos outros jogos clássicos. 

Ainda assim, a equipe do jogo sabe compor bem os poucos textos que surgem, mesclando a explicação necessária ao jogador com diálogos cheios da nossa cultura brasileira e alguns bons memes.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
“Papo reto”, um incentivo para o jogador.

Design e trilha sonora

O trabalho de design em Super Mombo Quest é fantástico, os cenários são bem variados, a quantidade de inimigos também, cada um com sua própria forma de atacar ou desviar das investidas de Mombo. O trabalho artístico é perfeito, tudo é muito bem desenhado, a disposição das cores favorece a construção do ambiente e trabalha bem os biomas mais recorrentes em tantos games de plataformas, como fábricas, áreas vulcânicas, desertos e etc. Algo que denota o grande cuidado com o ambiente e que percebi várias vezes são alguns elementos, como vasos e plantas, que se movimentam quando Mombo passa por eles, um detalhe tão sutil que poderia nem estar ali, mas foi implementado para dar mais fisicalidade ao mundo.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida

 A trilha sonora é muito boa, com destaque para a melodia que toca enquanto estamos no vilarejo(área do jogo que funciona como HUB). Somente em encontros contra chefes que senti que a trilha poderia ser um pouco mais trabalhada, afinal, esse tipo de embate precisa de tons mais perceptíveis ao jogador, para trazer ritmo e/ou a tensão necessária. 

Diversão e jogabilidade 

O jogo é certamente um dos jogos mais divertidos que joguei este ano. A princípio, devemos atravessar as fases coletando gemas roxas e pulando nos inimigos. A cada inimigo derrotado, no canto da tela, um medidor de combo vai aumentando, e ao alcançar o número necessário do combo, o jogador atinge o Mombo Combo. Ou seja, a cada nova área, o jogador precisa ir num ritmo e velocidade adequados para concluir o combo, e esse ritmo é super gostoso na prática, e esse elemento brilha mais ainda por conta da disposição dos inimigos, que faz com que o jogador pense em estratégias rápidas para não perder seu combo e ainda evitar ser atingido pelos monstros do cenário. Além disso, caso o jogador faça combos rapidamente, ele pode recuperar vida perdida.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
Além de pular nos inimigos, é possível investir rapidamente para baixo, ganhando mais impulso ao atingir os oponentes.

Como dito anteriormente, a variedade de inimigos é grande, e além do belo visual de cada um, eles também atacam de formas diferentes. Alguns jogam projéteis para cima, o que obriga o jogador a pensar a hora certa de pular, outros voam e descem a toda velocidade quando avistam Mombo, e ainda outros que atiram em qualquer direção. 

No decorrer da aventura, Mombo vai adquirindo novas formas, que liberam habilidades para ele, permitindo novas formas de se enfrentar os oponentes, não obrigando mais o jogador apenas a pular neles, evitando a repetição.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
Das várias formas de Mombo, a de fogo é a minha preferida, que permite investir no ar como uma bola de fogo.

Os chefes são outro ótimo elemento do jogo, todos eles têm um visual bem legal, são bem planejados para mesclar dificuldade e diversão. Eu apenas tive a leve impressão que dependendo das vantagens utilizadas, eles ficam fáceis demais: eu tive desafio nos primeiros(pois não tinha vantagem alguma) e da metade para o final eu consegui derrotar a maioria em duas ou três tentativas.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida

As gemas servem para melhorar as formas de Mombo, comprar vantagens diversas, como uma que aumenta o valor das gemas coletadas, ou um imã de gemas, e minha preferida, a vantagem que torna Mombo invulnerável nas fases em que o jogador pegou todas os colecionáveis. Além disso, as gemas também servem para comprar mapas, que mostram áreas secretas, áreas de checkpoints e etc.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
As várias vantagens disponíveis para compra e as minhas 3 preferidas selecionadas.

Além das gemas, coletamos moedas de ouro. A cada combo completo ganhamos uma moeda, a cada fase com todas as gemas coletadas, ganhamos outra moeda. No mapa do jogo, é pelo símbolo das moedas que o jogador sabe se fez o 100% do local. Estas moedas também servem para a progressão do jogo, não é possível avançar se um número específico de moedas.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
O mapa ajuda bastante na exploração, não permitindo que o jogador se perca com facilidade.
Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
Os totens são checkpoints e também pontos de viagem rápida. A partir deles, é possível viajar para outros totens já descobertos.

Outra coisa que Mombo irá fazer nas suas andanças é salvar animais aprisionados, que são opcionais e geralmente pedem um belo desafio para o jogador. A cada número de animais salvos, Mombo pode resgatar gemas pela boa atitude.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida

Em relação a dificuldades e penalidades: ao morrer, Mombo obviamente perde seu combo e todas as gemas que pegou naquela fase, e caso morra muitas vezes, acabando com suas vidas, o jogador volta do último totem de checkpoint e perde um número específico de gemas, mas jamais perde seu progresso, o que é uma punição adequada sem jamais soar exagerado. Os totens são liberados através de um desafio de combo.

Como dito anteriormente, as vantagens disponíveis no jogo são excelentes, pois premiam o jogador esforçado facilitando sua jornada dependendo do seu estilo de jogo. Eu, por exemplo, odeio repetir trechos em jogos, então eu sempre fazia o 100% de uma área, caso eu perdesse todas as vidas e voltasse para antes daquelas fases, ou podia passar direto pelos inimigos sem sofrer qualquer dano, afinal utilizava uma vantagem que me permitia isso. 

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida
Andando plenamente na lava com minha vantagem preferida.

Minha única ressalva em relação a jogabilidade é a curva de aprendizado. Até eu liberar a última área do jogo, o jogo possuía uma dificuldade balanceada e divertida, mas o trecho final exagera um pouco, sem ter preparado antes o jogador, o que pode frustrar alguns.

Custo-benefício 

O jogo está totalmente em Português do Brasil, afinal a empresa é Brasileira, e como já dito, cheio de regionalismo. O jogo entrega uma qualidade altíssima de diversão. Ao finalizar 100% do jogo, eu passei tranquilamente das 10 horas de jogo, o que é excelente pelo ótimo preço de 29,90 R$ na Eshop Brasileira.

Super Mombo Quest - Salvando o mundo na lambida

CONCLUSÃO 

Super Mombo Quest é diversão na certa! Entrega bastante variedade de gameplay, uma jogabilidade muito precisa e ótimos visuais. É um jogo que não deve em nada aos grandes jogos do gênero e é certamente um dos melhores jogos do ano!

9.5 / 10 Nota Final
Prós
- Jogabilidade divertida e desafiadora
- Totalmente em PT-BR
- Muito conteúdo
- Bem otimizado
- Lindo design gráfico e Level design
Contras
- Trecho final sobe a dificuldade inesperadamente
Resumo
Super Mombo Quest é uma aventura deliciosa, que assim como Mombo, vai deixar os jogadores do gênero "babando" pela sua alta qualidade e carinho dos desenvolvedores.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Super Mombo Quest foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Orube Game Studio.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Júlio Santos
Apaixonado por obras audiovisuais, mas com um espaço especial no coração para videogames. Aficionado por boas narrativas, gosta de estudar e escrever roteiros, além de análises diversas. Twitter: @JlioHeitorSant1