“Um tributo inesquecível ao mundo do automobilismo”. É com essa frase que o jogo Super Woden GP II, da eastasiasoft, se apresenta ao público na eShop brasileira. São corridas com visão isométrica, que revivem os anos 1990 e criam uma estética com vibe deGran Turismo. É nostalgia, é diversão e é desafio. Combina bastante com a proposta híbrida do Nintendo Switch.
“Prepare-se para chegar ao topo do mundo do automobilismo! Super Woden GP II é um tributo inesquecível aos jogos de arcades de corridas dos anos 90. Compita numa grande variedade de eventos num estilo isométrico clássico, desde ralis a corridas longas. Use um mapa central intuitivo para comprar e aperfeiçoar veículos, explorar circuitos por todo o mundo, visitar a tua garagem e muito mais”. Essa é a descrição oficial do game, e vale destaque para a parte do “mapa central intuitivo”.
Toda a experiência é feita para relembrar clássicos, e o principal deles, na estética, é o Gran Turismo. Você tem um mapa que funciona como HUB central, e a partir dele você precisa comprar carros, gerenciar sua garagem, trabalhar na oficina e encontrar as melhores opções de corridas, sejam elas fins de semana avulsos ou campeonatos completos.
Menu do Super Woden GP II – Foto: Reprodução
Obtenha mais de 180 veículos de 9 fabricantes com os créditos que ganha nas corridas. Desbloqueie carros secretos, compita sozinho, desafie os recordes de outros jogadores ou simplesmente desfrute do modo multijogador local com tela dividida para até 4 pilotos!
Desafio extra: o jogo te avisa que os carros não são licenciados, mas quem conhece vai se divertir encontrando similaridades entre os veículos do jogo e as marcas da vida real.
Apresentação impecável
Os cenários pré-renderiados dão um charme muito legal ao game – Foto: Reprodução
Não há o que reclamar da apresentação do jogo, que está com textos 100% em português brasileiro. Os visuais são bonitos, os modelos dos carros são bem detalhados, as corridas têm visão isométrica com ajuste de zoom da câmera e os cenários são pré-renderizados.
É como se fosse uma releitura do que as empresas gostariam de ter desenvolvido nos anos 1990, mas ainda não era possível devido as limitações técnicas. Exemplo disso é o som, já que o ronco dos motores é agradável e a trilha sonora é robusta, contando inclusive com um local específico para ouvi-la no menu principal, a partir de uma fita cassete.
As músicas, no entanto, nem sempre casam com a proposta sóbria de um jogo para aficionados por automobilismo. Veja: embora a jogabilidade seja arcade, há uma vibe de simulador em todo o jogo, o que pode ser quebrado por algumas das músicas que são bem “videogame”. Mas é simples. Se te incomodar, abaixe o volume da música e suba o volume das máquinas!
Gameplay
Além das categorias de base, há também competições em autódromos – Foto: Reprodução
Você começa com um pouco de dinheiro e um sonho: dominar todas as categorias, torneios e corridas disponíveis. Mas precisa começar de baixo, ou seja, comprando um carro antigo e não muito potente, para vencer provas e etapas de base e então ir subindo aos poucos.
Tudo é muito bacana e funciona muito bem, mas não para jogadores mais jovens. O foco está na nostalgia, na experiência dos anos 1990, e um exemplo disso são as próprias corridas. Em determinadas etapas, você precisa ter um carro específico, como o SIVI IV. O jogo te permite ler essa informação, mas é só isso. Em qual loja ele é vendido? Quanto custa? É melhor comprar agora ou esperar? Vale a pena vender um dos meus carros para ter dinheiro, ou então seria melhor repetir campeonatos para conseguir mais créditos? Tudo isso, meus amigos, é com vocês…
O foco em uma experiência noventista é tão grande que não apenas os visuais e mecânicas recriam os melhores momentos desta época, como também os recursos parecem ter se inspirado muito nas gerações 16 e 32 bits.
A dificuldade é alta e não há soluções modernas como flashbacks. É preciso errar e aprender, errar e aprender. Na minha experiência, por exemplo, o caminho só ficou claro quando prestei atenção nas telas de loading, que trazem dicas valiosas.
Um pouco de zoom para que você possa ver os detalhes. Incrível a vibe anos 1990! – Foto: Reprodução
A mais valiosa dica é esta: “Lembre-se de que o truque é antecipar a curva na hora certa. Consulte o minimapa e você terá sucesso”. E é exatamente isso. Quando eu li, decidi testar e funciona. Pelo menos nas primeiras categorias, esqueça o freio e tente apenas desacelerar o carro, virando o volante de maneira antecipada, já prevendo a próxima curva. Vai derrapar um pouco, mas o resultado virá. Pode confiar, porque embora às vezes pareça cruel, a jogabilidade funciona depois que você se acostuma.
Além disso, os controles são, em certa medida, confusos. Em um jogo de corrida retrô, normalmente se acelera com A e se freia com B no Nintendo Switch. Aqui, não. Você até pode acelerar com A, porém o botão para frear não é o B, e sim outro. A saída é utilizar os gatilhos ZR e ZL, como se fosse um jogo de corrida 3D, mas essa é uma solução não natural, e muitas vezes, mesmo sabendo disso, meus dedos recorriam a fórmula clássica. Infelizmente não há ajuste de controles no menu de opções.
O mesmo vale para a direção do carro. Para guiar em um jogo antigo, que faz ode aos anos 1990, o intuitivo seria pensar que o D-PAD funcionaria, mas não em Super Woden GP II, que exige o uso do analógico esquerdo. Nada que atrapalhe, porém frustra quem busca, em todos os níveis, a experiência nostálgica que é prometida.
Oficina
Aqui os aficcionados por automobilismo vão à loucura – Foto: Reprodução
Para os entusiastas em automobilismo, Super Woden GP II é um prato cheio, pois vai muito além das corridas. O jogo conta com uma oficina em que além de lavar o carro e trocar o óleo (sim, o óleo vai ficando velho e escasso, então é preciso controlar isso), você pode fazer upgrades e ajustes em motor, caixa de marchas, pneus, chassi, freios e suspensão.
O game incentiva o jogador a mexer nesses itens, já que “as melhorias na oficina” podem tornar “um carro aparentemente comum” em uma “máquina de corrida formidável”. Ou seja: se estiver com dificuldades em vencer uma corrida, que tal passar na oficina?
2 jogos em 1
Gameplay do modo Rally – Foto: ReproduçãoTela de abertura do modo arcade – Foto: Reprodução
Para além da experiência “à la Gran Turismo”, que é o modo principal de jogo, há também outro “game escondido” dentro de Super Woden GP II. No mapa principal existe uma opção chamada “Arcade”, e lá está um game inteiro de Rally.
Selecione uma dificuldade e um carro. A partir daí você terá três créditos (leia-se fichas) para completar oito etapas de rally, com indicação de tipo de curva, copiloto narrando e tudo mais. Neste modo, embora use a mesma jogabilidade, a experiência é diferente do jogo base, simulando realmente uma máquina de arcade.
Custo x Benefício
Olha o Project N detonando! – Foto: Reprodução
Há quem compare os preços dos jogos a outros itens, para ver se eles valem a pena. Na comparação direta com uma pizza por exemplo, Super Woden GP II sai ganhando. Isso porque com apenas R$ 59,90 você terá mais de 20 horas de corridas para jogar, e o conteúdo pode aumentar ainda mais para quem busca completar tudo, chegando em primeiro em tudo o que for possível, melhorando os carros e tudo mais.
Dá pra ver o carinho dos desenvolvedores, tanto no desenvolvimento do jogo, que é uma evolução natural do primeiro título da série, como na precificação, já que o valor está ajustado ao mercado brasileiro.
No entanto, a dificuldade e a falta de recursos modernos podem afastar alguns jogadores. A experiência é recomendada essencialmente a quem tem saudade dos anos 1990 ou a quem gosta de uma experiência retro. Para estes públicos, o jogo tem muita qualidade, competência e estilo.
Super Woden GP II: os anos 90 estão de volta neste jogo de corridas isométricas
Veredito
Super Woden GP II é como se fosse um Gran Turismo, só que indie e com visão isométrica. A fórmula é boa e a execução é competente. A alta dificuldade e a ausência de algumas opções no menu tiram alguns pontos, mas definitivamente não tiram o brilho da experiência que é muito saborosa principalmente para quem tem saudade dos anos 1990 ou gosta de jogabilidade e visuais retrô.
Design
80
Trilha Sonora
70
Diversão
70
Gameplay
70
Custo x Benefício
100
Prós
100% em português brasileiro
Muito conteúdo, muitas pistas e muitos carros para desbloquear
Bom balanceamento entre experiência arcade e de simulação
Contras
Falta de ajuste de controles no menu de opções
Alta dificuldade
Ausência de recursos modernos, como o flashback
78
Nota Final
Veredict
Super Woden GP II is like Gran Turismo, but indie and with an isometric view. The formula is good and the execution is competent. The high difficulty and the lack of some options in the menu take away some points, but they definitely don’t take away from the experience, which is very enjoyable, especially for those who miss the 1990s or enjoy retro gameplay and visuals.
[Nota do Editor: Super Woden GP II foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela eastasiasoft para avaliação.]
[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]
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