fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

PlatinumGames está desenvolvendo uma nova engine para seus jogos

Platinum Games 4

Ainda sobre os 4 anúncios da PlatinumGames para este ano, uma novidade sem muito alarde foi incluída ao terceiro anúncio, o novo estúdio em Tóquio no Japão. A partir de agora a companhia estará trabalhando com a PlatinumEngine, uma engine feita pela própria desenvolvedora para a criação dos seus futuros jogos.

O desenvolvedor da engine, Wataru Ohmori (pictured) explicou que a empresa tem usado sua própria engine de jogos na produção de jogos de ação, mas essencialmente, esta engine original não está mais tão eficiente para atingir as necessidades da criação atual no cenário de games. E esta nova PlatinumEngine vem para suprir essa necessidade.

A PlatinumEngine tem foco priorizado na usabilidade e facilidade (especialmente para produção de protótipos). Ohmori completa:

Para dar um exemplo, os programadores da PlatinumGames têm mais liberdade para controlar diretamente as animações de jogos do que na maioria dos estúdios; isso lhes confere um papel particularmente importante no desenvolvimento de jogos de ação. Nossa engine existente já coloca ativos nas mãos de cada artista para eles controlarem livremente, o que facilita qualquer alteração necessária que os programadores precisem fazer. Esse é um dos pontos fortes da PlatinumGames como desenvolvedor e, com a nova engine, queremos oferecer aos artistas e programadores ainda mais controle para experimentar as coisas com suas criações. A idéia é que a nova engine aumente a eficiência e facilite a tentativa de novos desafios na forma como nossos jogos são apresentados.

Finalmente, a decisão por seguirem usando uma engine própria ao invés de usarem conhecidas do mercado como Unity ou Unreal Engine, foi pelo desejo de preservar o controle sobre o desenvolvimento do jogo.

A PlatinumGames ainda tem a última novidade da Platinum4, a primeira foi o remaster de The Wonderful 101 para Nintendo Switch e PS4 através de uma campanha de crowdfunding, a segunda o Projeto GG e a terceira, o novo estúdio em Tóquio agora apresentando a nova engine. Ficaremos atentos aguardando a última novidade da empresa.

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.