fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Crossplay, como isso ajudará o Nintendo Switch?

Crossplay, como isso ajudará o Nintendo Switch?

O crossplay (ou cross-play) nada mais é que um jogo online onde se conecta com outros jogadores independente da plataforma. Esse foi o sonho de muito dos jogadores da 7ª Geração, temos o Xbox 360, Playstation 3 e Wii como maiores representantes, onde amigos combinavam qual console comprar para poder jogar todos juntos. Essa realidade começou a mudar na na 8ª geração, principalmente nos anos finais (momento atual).

Tem se tornado comum um jogo ser crossplay, podemos ver isso com jogos recentes como SpellBreak (da Proletariat), Among Us (da InnerSloth) e Warzone (da Activision). Esses são alguns títulos que chegaram a se tornar febre no mundo dos games e, em partes, deve-se ao fator crossplay entre as plataformas que se propõem o jogo. Sim, algumas produtoras ainda relutam em usar o sistema de crossplay, como a Blizzard, que não liberou o crossplay para Overwatch e Diablo III, tão pouco anunciou estar trabalhando neles, espero que mudem de ideia. Enquanto outras como a Madiatonic já anunciou estar trabalhando num crossplay do Fall Gauys, e há rumores de um provável port para o Switch.

Agora com o inicio da nova geração de consoles, aqui deixo claro que vou considerar o Nintendo Switch sendo uma geração 8.5, essa tendência dos jogos online serem crossplay vai ser maior, uma vez que, para a produtora o lucro é maximizado. Bem querido leitor, agora chegamos no ponto principal, sabendo que o jogo pode ser multiplataforma e apresentar crossplay, as produtoras, visando o lucro máximo, vão querer produzir para as plataformas com mais unidades vendidas.

Bem, ligando os pontos, temos: O Nintendo Switch fechou o primeiro semestre de 2020 sendo o segundo console mais vendido da geração atual e a previsão é de ser o mais vendido no final do ano. Mesmo com a nova geração batendo a porta. Assim as produtoras dos títulos de multiplataformas irão cogitar fazer o port para o Switch.

Provavelmente o Nintendo Switch se tornará a melhor opção para consoles, falo de forma nacional. O preço do console baixou, com a chegada da Nintendo no Brasil, o console tem exclusivos ótimos, quem sabe os melhores, vende cada vez mais unidades, tem uma proposta única de ser híbrido e cada vez mais jogos contam com o sistema crossplay. Competirá contra o Xbox Série X e PS5, consoles com preços bem elevados, o Série S da Microsoft será o único que competirá direto com o Switch. Assim o crescimento da plataforma já é esperado. O crossplay só ajudará o Switch a subir ainda mais o número de unidades vendidas.

Segue uma pequena lista com 8 dos principais jogos que já tem crossplay do Switch com o Xbox One, PS4 e(ou) PC, destaque para os cinco primeiros jogos que são gratuitos:

  1. Fortnite
  2. Rocket League
  3. Spellbreak
  4. Paladins
  5. Warface
  6. Minecraft
  7. Motal Kombat 11
  8. Fantasy Strike

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

None
Nintendista, mestre em Ensino da Física. Jogador de JRPG, WRPG, FPS e Battle Royale. Fã da série Zelda.