“Vamos ser bons um com o outro. Vamos começar por aí.”
A dubladora de Bayonetta 3, Jennifer Hale, pediu aos fãs que sejam mais gentis após polêmica da antiga dubladora da personagem.
O furor em torno das atrizes de voz do jogo foi levantado mais uma vez depois que novas alegações surgiram disputando que a atriz de voz original da Bayonetta, Hellena Taylor, foi oferecida apenas US$ 4 mil para trabalhar no terceiro jogo.
O debate acendeu paixão e negatividade de todos os lados: em direção a Taylor, Platinum Games e Hale, que foi um pouco involuntariamente arrastado para o fiasco.
“Finalmente, espero que todos os envolvidos possam resolver suas diferenças de maneira amigável e respeitosa”, disse Hale em um comunicado já twittado.
Agora ela foi levada ao Twitter mais uma vez, dizendo: “Há lições nisso. Tantas lições.”
“Vamos ser bons um com o outro. Vamos começar por aí. E durma. Dormir é bom.”
Outros dubladores responderam em apoio, assim como os fãs se desculpando.
“Não muito bom vem da animosidade e do ódio”, disse a dubladora de Returnal e Hitman, Jane Perry. “Esta é uma oportunidade altamente incomum de falar sobre algo que não está certo em nossa indústria. Espero que não se perca no vitríolo.”
A dubladora Liisa Lee Lovett, que trabalhou em Dying Light e Devil May Cry 5, entre outras, também respondeu em apoio: “Lições. E durma. Grande amor por você.” O dublador Steve Blum (Neon White, Diablo Immortal, Mass Effect e muitos mais) respondeu: “te amo, irmã”.
Alix Wilton Regan, a voz da Inquisidora feminina em Dragon Age: Inquisition, entre outras, compartilhou a declaração anterior de Hale. “Se há uma coisa que eu sei sobre o mundo dos videogames e a indústria de dublagem em geral, é que sua raiva raramente raramente deve ser direcionada a atores (temos tão pouco poder/intel/diz) e definitivamente não deve ser direcionada a @jhaletweets”, disse ela.
Outros dubladores responderam aos vídeos de Taylor com suas próprias histórias de pagamento insuficiente.
Quando perguntado por um fã o que ele ganhou por seu trabalho de voz em The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Revali, Teba, Great Deku Tree), Sean Chiplock respondeu: “Eu recebi aproximadamente US$ 2 mil a US$ 3 mil no geral porque foi baseado no número total de horas no estúdio (que foi maior por causa da voz de 3 personagens em um Eu fiz MAIS de voz Spade/Dail no Freedom Planet 1 porque *isso* generosamente me deu royalties de vendas.”
Bryan Dechart, mais conhecido como Connor em Detroit: Become Human, disse: “Para aqueles curiosos, sim, isso aconteceu comigo. Reservei o personagem principal de um jogo AAA de um estúdio que fez MUITOS jogos. Eles se recusaram a registrar o projeto com @sagaftra e se ofereceram a pagar US$ 4 mil por todo o jogo. Eu passei, mas outra pessoa fez isso e nenhum terreno foi ganho…”
Falando ao The Guardian, John Schwab (Dandelion na série de jogos Witcher) observou o trabalho e o compromisso extras que entram na dublagem de videogames.
“Algumas pessoas podem pensar que receber US$ 4 mil para fazer um jogo parece incrível”, disse ele. “Mas o compromisso necessário para fazer um jogo – estamos falando de dezenas e dezenas de horas de gravação. E além disso, a viagem que ninguém paga, as taxas dos agentes, o imposto… As pessoas pensam que você aparece, trabalha por duas horas e um jogo sai. Absolutamente não.”
Ele acrescentou que simpatizava com Taylor: “Você ganha alguns milhares de libras para interpretar um personagem principal, e então esse videogame ganha US$ 700 milhões. Como isso faz você se sentir, quando você criou o papel?”
Outra fonte anônima disse ao The Guardian sobre condições padrão e carga de trabalho.
“Em contraste com os atores de tela, os atores de videogame entram na sala com pouca ou nenhuma informação sobre o projeto, antes que se espere que eles dêem um desempenho naturalista e matizado – além de gritar, gritar e grunhir – lendo um roteiro de uma planilha do Excel que eles terão tido a sorte de ter recebido na noite anterior”, disseram eles.
“Os jogadores começaram a esperar a mesma experiência em jogos que quando assistem a um filme, e as pessoas estão ganhando prêmios Bafta por seu trabalho em jogos. Mas a indústria ainda não vê o ator e seu trabalho como algo para se pensar até o final do processo. Tudo o que os atores do jogo querem são práticas de trabalho justas e um salário justo.”
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