Sei que muitos de vocês estão mega ansiosos para pôr as mãos no próximo grande lançamento da Nintendo, Bayonetta 3, desenvolvido em parceria com a PlatinumGames, mas parece que além do hype, também teremos que lidar com uma confusão entre a ex-dubladora da Bayonetta e a equipe de produção do jogo. Então se você está por fora dos detalhes, chega mais que te conto tudo.
Segundo apurado, ontem, dia 15 de outubro, a atriz britânica conhecida por dar voz a Bayonetta, Hellena Taylor, veio a público explicar sobre sua ausência no terceiro jogo da franquia. A atriz publicou um vídeo no Twitter, onde alegava que os produtores do jogo lhe ofereceram apenas 4 mil dólares para reprisar seu papel como a bruxa mais amada da Nintendo. O valor, segundo ela, era abaixo do praticado no mercado para um papel de protagonista, já que por ser um jogo com muitos diálogos, demandaria bastante tempo e dedicação ao trabalho, bem como para o sucesso financeiro do jogo.
A atriz chegou a dizer que o valor era um insulto aos seus anos de dedicação como atriz e sugeriu para que os fãs boicotassem o jogo, doando o valor que seria gasto com ele para a caridade. Ela explicou que a atitude da empresa é “legal, juridicamente falando, mas imoral” (Em tradução livre) e que apenas deseja um salário justo, com o qual possa viver.
Hellena chegou a postar mais dois vídeos, sendo que no último ela disse que depois da primeira oferta, decidiu escrever uma carta para Hideki Kamiya dizendo sobre seu valor como atriz. Ela contou com ajuda de um amigo que trabalha com negócios no Japão. Segundo a atriz, Kamiya leu e respondeu, pedindo para ela reprisar o papel e aí teria feito a oferta final de 4 mil dólares, o que dá a entender que a oferta inicial teria sido ainda menor.
A título de curiosidade, segundo artigo datado de 2021, um ator de voz nos EUA pode ganhar 10 mil dólares para interpretar o protagonista de um curta animado, que convenhamos, dá muito menos trabalho do que a protagonista de um game como Bayonetta. Os valores variam de acordo com o ramo (dublagem, voz original, narração de livro, etc). Não consegui encontrar valores específicos para dublagem de jogos, mas ao que tudo indica, o valor oferecido a ela foi realmente bem abaixo do praticado no mercado.
Mas a treta não para por aqui, pois poucas horas depois da postagem, Hideki Kamiya, criador da série e um dos fundadores da PlatinumGames, postou a seguinte mensagem:
“Triste e deplorável com a atitude da inverdade. É tudo que posso dizer agora. Aliás, LEMBREM DAS MINHAS REGRAS” (Em tradução livre).
Apesar de meio vagas, essas palavras podem ser interpretadas de duas maneiras: A primeira é a de que ele bloqueia todo mundo que não o envie mensagens em japonês (É sério, ele bloqueia qualquer um que lhe envie mensagens em outras línguas, que não a japonesa.) e a segunda é a de que ele estaria respondendo às alegações da atriz, dando a entender que ela estaria mentindo. Mas isso só poderemos saber com exata certeza após o lançamento do game, visto que ele poderia não querer comentar muito sobre o assunto por ter assinado algum contrato de confidencialidade, para evitar vazamentos.
Curiosamente, Hideki Kamiya chegou a postar recentemente que sua conta havia sido congelada devido a uma enorme quantidade de denúncias. Ao que parece, os fãs começaram a denunciar a conta dele, mas não consigo dizer com exatidão se as denúncias foram feitas por ele ter descumprido alguma regra do Twitter ou se foi somente a fúria dos fãs pelo recente ocorrido.
E por fim, mas não menos importante, a declaração oficial da PlatinumGames foi que a troca ocorreu por conflito de agenda da Hellena, mas ela chegou a desmentir essa afirmação, dizendo que sua agenda estaria livre para dublar a personagem. Quem pegou o papel foi a veterana Jennifer Hale.
Agora quero saber a sua opinião sobre o caso. Quem você acha que está dizendo a verdade, a Hellena ou o Kamiya? Deixe sua resposta nos comentários, pois sua opinião é muito importante para nós!
Deixar uma resposta